Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7 |
Resumo: | Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino. |
id |
UFMG_34fc70385ad62bea0c42451c68aa45c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQPY7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekValéria Aparecida Carlos2019-08-09T23:40:22Z2019-08-09T23:40:22Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoRelações etnicasMatemática Graficos, tabelas, etcRelações RaciaisEnsino FundamentalGráficos e TabelasGráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_valeria__1_.pdfapplication/pdf757218https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/1/trabalho_final_valeria__1_.pdfed898a7ff247d02b924caa42c73b920bMD51TEXTtrabalho_final_valeria__1_.pdf.txttrabalho_final_valeria__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain48616https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/2/trabalho_final_valeria__1_.pdf.txt8581c59e68a47333c74e67c3d9be0da5MD521843/VRNS-9QQPY72019-11-14 08:28:45.016oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQPY7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:28:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
title |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
spellingShingle |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais Valéria Aparecida Carlos Relações Raciais Ensino Fundamental Gráficos e Tabelas Educação Matematica Estudo e ensino Relações etnicas Matemática Graficos, tabelas, etc |
title_short |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
title_full |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
title_fullStr |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
title_full_unstemmed |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
title_sort |
Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais |
author |
Valéria Aparecida Carlos |
author_facet |
Valéria Aparecida Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valéria Aparecida Carlos |
contributor_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara Wagner Ahmad Auarek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Raciais Ensino Fundamental Gráficos e Tabelas |
topic |
Relações Raciais Ensino Fundamental Gráficos e Tabelas Educação Matematica Estudo e ensino Relações etnicas Matemática Graficos, tabelas, etc |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Relações etnicas Matemática Graficos, tabelas, etc |
description |
Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T23:40:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T23:40:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/1/trabalho_final_valeria__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/2/trabalho_final_valeria__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed898a7ff247d02b924caa42c73b920b 8581c59e68a47333c74e67c3d9be0da5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589297051271168 |