Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Aparecida Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7
Resumo: Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino.
id UFMG_34fc70385ad62bea0c42451c68aa45c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQPY7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekValéria Aparecida Carlos2019-08-09T23:40:22Z2019-08-09T23:40:22Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoRelações etnicasMatemática  Graficos, tabelas, etcRelações RaciaisEnsino FundamentalGráficos e TabelasGráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_valeria__1_.pdfapplication/pdf757218https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/1/trabalho_final_valeria__1_.pdfed898a7ff247d02b924caa42c73b920bMD51TEXTtrabalho_final_valeria__1_.pdf.txttrabalho_final_valeria__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain48616https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/2/trabalho_final_valeria__1_.pdf.txt8581c59e68a47333c74e67c3d9be0da5MD521843/VRNS-9QQPY72019-11-14 08:28:45.016oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQPY7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:28:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
title Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
spellingShingle Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
Valéria Aparecida Carlos
Relações Raciais
Ensino Fundamental
Gráficos e Tabelas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Relações etnicas
Matemática  Graficos, tabelas, etc
title_short Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
title_full Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
title_fullStr Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
title_full_unstemmed Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
title_sort Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais
author Valéria Aparecida Carlos
author_facet Valéria Aparecida Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Aparecida Carlos
contributor_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Wagner Ahmad Auarek
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Raciais
Ensino Fundamental
Gráficos e Tabelas
topic Relações Raciais
Ensino Fundamental
Gráficos e Tabelas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Relações etnicas
Matemática  Graficos, tabelas, etc
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Relações etnicas
Matemática  Graficos, tabelas, etc
description Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T23:40:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T23:40:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/1/trabalho_final_valeria__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQPY7/2/trabalho_final_valeria__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed898a7ff247d02b924caa42c73b920b
8581c59e68a47333c74e67c3d9be0da5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589297051271168