Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_353d6a824583142f0e93e4327749de1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Sandro Coelho CostaAdemilson de Sousa SoaresVania Lucia Carvalho Ferreira2019-08-12T20:32:42Z2019-08-12T20:32:42Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia do movimentoEducação pre-escolarCorpoEducação InfantilLudicidadePsicomotricidadeMovimentoO corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpequenos_curiosos.pdfapplication/pdf3449601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/1/pequenos_curiosos.pdf3744ecce93d0ea880e06f73009bd8557MD51TEXTpequenos_curiosos.pdf.txtpequenos_curiosos.pdf.txtExtracted texttext/plain125305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/2/pequenos_curiosos.pdf.txt9cefd289dadbed6a0225f05adb39b62aMD521843/VRNS-9NSFA52019-11-14 19:50:26.375oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:50:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547956457963520