O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5 |
Resumo: | Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros. |
id |
UFMG_353d6a824583142f0e93e4327749de1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandro Coelho CostaAdemilson de Sousa SoaresVania Lucia Carvalho Ferreira2019-08-12T20:32:42Z2019-08-12T20:32:42Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia do movimentoEducação pre-escolarCorpoEducação InfantilLudicidadePsicomotricidadeMovimentoO corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpequenos_curiosos.pdfapplication/pdf3449601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/1/pequenos_curiosos.pdf3744ecce93d0ea880e06f73009bd8557MD51TEXTpequenos_curiosos.pdf.txtpequenos_curiosos.pdf.txtExtracted texttext/plain125305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/2/pequenos_curiosos.pdf.txt9cefd289dadbed6a0225f05adb39b62aMD521843/VRNS-9NSFA52019-11-14 19:50:26.375oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:50:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
title |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
spellingShingle |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil Vania Lucia Carvalho Ferreira Corpo Educação Infantil Ludicidade Psicomotricidade Movimento Psicologia do movimento Educação pre-escolar |
title_short |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
title_full |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
title_fullStr |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
title_sort |
O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil |
author |
Vania Lucia Carvalho Ferreira |
author_facet |
Vania Lucia Carvalho Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandro Coelho Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ademilson de Sousa Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vania Lucia Carvalho Ferreira |
contributor_str_mv |
Sandro Coelho Costa Ademilson de Sousa Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Educação Infantil Ludicidade Psicomotricidade Movimento |
topic |
Corpo Educação Infantil Ludicidade Psicomotricidade Movimento Psicologia do movimento Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia do movimento Educação pre-escolar |
description |
Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T20:32:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T20:32:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/1/pequenos_curiosos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/2/pequenos_curiosos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3744ecce93d0ea880e06f73009bd8557 9cefd289dadbed6a0225f05adb39b62a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589400520556544 |