O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vania Lucia Carvalho Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5
Resumo: Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.
id UFMG_353d6a824583142f0e93e4327749de1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandro Coelho CostaAdemilson de Sousa SoaresVania Lucia Carvalho Ferreira2019-08-12T20:32:42Z2019-08-12T20:32:42Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia do movimentoEducação pre-escolarCorpoEducação InfantilLudicidadePsicomotricidadeMovimentoO corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpequenos_curiosos.pdfapplication/pdf3449601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/1/pequenos_curiosos.pdf3744ecce93d0ea880e06f73009bd8557MD51TEXTpequenos_curiosos.pdf.txtpequenos_curiosos.pdf.txtExtracted texttext/plain125305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/2/pequenos_curiosos.pdf.txt9cefd289dadbed6a0225f05adb39b62aMD521843/VRNS-9NSFA52019-11-14 19:50:26.375oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NSFA5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:50:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
title O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
spellingShingle O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
Vania Lucia Carvalho Ferreira
Corpo
Educação Infantil
Ludicidade
Psicomotricidade
Movimento
Psicologia do movimento
Educação pre-escolar
title_short O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
title_full O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
title_fullStr O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
title_full_unstemmed O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
title_sort O corpo, o movimento e a ludicidade na Educação Infantil
author Vania Lucia Carvalho Ferreira
author_facet Vania Lucia Carvalho Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ademilson de Sousa Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Vania Lucia Carvalho Ferreira
contributor_str_mv Sandro Coelho Costa
Ademilson de Sousa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação Infantil
Ludicidade
Psicomotricidade
Movimento
topic Corpo
Educação Infantil
Ludicidade
Psicomotricidade
Movimento
Psicologia do movimento
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicologia do movimento
Educação pre-escolar
description Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:32:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:32:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/1/pequenos_curiosos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NSFA5/2/pequenos_curiosos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3744ecce93d0ea880e06f73009bd8557
9cefd289dadbed6a0225f05adb39b62a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589400520556544