O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Guimarães Brasil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202048.157-175
http://hdl.handle.net/1843/37547
Resumo: Neste texto, abordo os filmes Tatakox (2007); Tatakox Vila Nova (2009) e Kakxop pit hãmkoxuk xop te yũmũgãhã (Iniciação dos filhos dos espíritos da terra, 2015), dirigidos por coletivos Tikmũ’ũn, buscando apontar nessa série de trabalhos sobre o ritual de iniciação das crianças, traços precários de um “xamanismo múltiplo”. Trata-se de pensar o encontro entre o cinema – tecnologia de ĩnmõxa? – e o povo-espírito da lagarta (tatakox), que, com seus aerofones, perfuram sua pele, nela abrindo passagens.
id UFMG_3558fc66be3984d3d1a1e556ae7125da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37547
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-08-17T18:12:14Z2021-08-17T18:12:14Z202048157175http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202048.157-1751807-8583http://hdl.handle.net/1843/37547Neste texto, abordo os filmes Tatakox (2007); Tatakox Vila Nova (2009) e Kakxop pit hãmkoxuk xop te yũmũgãhã (Iniciação dos filhos dos espíritos da terra, 2015), dirigidos por coletivos Tikmũ’ũn, buscando apontar nessa série de trabalhos sobre o ritual de iniciação das crianças, traços precários de um “xamanismo múltiplo”. Trata-se de pensar o encontro entre o cinema – tecnologia de ĩnmõxa? – e o povo-espírito da lagarta (tatakox), que, com seus aerofones, perfuram sua pele, nela abrindo passagens.In this article, I approach the films Tatakox (2007); Tatakox Vila Nova (2009) and Kakxop pit hãmkoxuk xop te yũmũgãhã (Initiation of the sons of the earth spirits, 2015), directed by Tikmũ’ũn collectives, trying to identify in this works, precarious traces of a "multiple shamanism". I intent to think the encounter between cinema - a technology of ĩnmõxa - and the Caterpillar spirit-people (tatakox), who with their aerophones, punch their skin, opening passages through it.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALIntextoXamanismo BrasilCinema brasileiroRitos de iniciaçãoÍndios Minas GeraisTatakoxTikmũ’ũnXamanismoFilme-ritualO cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicasTikmũ’ũn’s caterpillar-cinema: practice-theory of shamanic imagesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/92960André Guimarães Brasilapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandreCinemaLagarta.pdfandreCinemaLagarta.pdfapplication/pdf894854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37547/1/andreCinemaLagarta.pdf888bdb81308606e8e3ac2f3b7ec2c981MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37547/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/375472021-08-17 15:12:14.493oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-17T18:12:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tikmũ’ũn’s caterpillar-cinema: practice-theory of shamanic images
title O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
spellingShingle O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
André Guimarães Brasil
Tatakox
Tikmũ’ũn
Xamanismo
Filme-ritual
Xamanismo Brasil
Cinema brasileiro
Ritos de iniciação
Índios Minas Gerais
title_short O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
title_full O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
title_fullStr O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
title_full_unstemmed O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
title_sort O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas
author André Guimarães Brasil
author_facet André Guimarães Brasil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Tatakox
Tikmũ’ũn
Xamanismo
Filme-ritual
topic Tatakox
Tikmũ’ũn
Xamanismo
Filme-ritual
Xamanismo Brasil
Cinema brasileiro
Ritos de iniciação
Índios Minas Gerais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Xamanismo Brasil
Cinema brasileiro
Ritos de iniciação
Índios Minas Gerais
description Neste texto, abordo os filmes Tatakox (2007); Tatakox Vila Nova (2009) e Kakxop pit hãmkoxuk xop te yũmũgãhã (Iniciação dos filhos dos espíritos da terra, 2015), dirigidos por coletivos Tikmũ’ũn, buscando apontar nessa série de trabalhos sobre o ritual de iniciação das crianças, traços precários de um “xamanismo múltiplo”. Trata-se de pensar o encontro entre o cinema – tecnologia de ĩnmõxa? – e o povo-espírito da lagarta (tatakox), que, com seus aerofones, perfuram sua pele, nela abrindo passagens.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-17T18:12:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-17T18:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37547
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202048.157-175
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8583
url http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202048.157-175
http://hdl.handle.net/1843/37547
identifier_str_mv 1807-8583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Intexto
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37547/1/andreCinemaLagarta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37547/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 888bdb81308606e8e3ac2f3b7ec2c981
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971204660789248