Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Otávio Rocha Castilho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35570
https://orcid.org/0000-0003-0460-8294
Resumo: Os espaços urbanos mundiais viram seus territórios e usos serem alterados pela imposição da lógica de acumulação capitalista e pelo advento da indústria, quando as cidades passaram a concentrar cada vez mais equipamentos e serviços, atraindo massas populacionais e incrementando o tecido urbano. É neste contexto que os centros urbanos passam a exercer importantes papéis na conformação das cidades, na medida em que abrigam e concentram equipamentos e serviços, passando também a convergir os fluxos, estabelecendo simbolismos perante sua importância e valorizando seu solo. Porém, a partir do crescimento urbano, pautado no incremento populacional e, especialmente no caso brasileiro, na expansão territorial, os deslocamentos em direção aos centros passam a ser dificultados, pelas crescentes distâncias e volume de pessoas. Outro ponto a se observar é que, com a valorização dos solos dos centros e com o crescimento territorial urbano, algumas atividades se dirigem a porções territoriais até então vazias, onde há oferta de terrenos com custos inferiores. Assim, aponta-se para a fomentação e manutenção de policentros, desconcentrando os equipamentos, serviços e atividades em mais de um local/centro, com potencial para redução das distâncias e tempos de deslocamentos, contribuindo para a melhoria da vida urbana. A acessibilidade e mobilidade urbanas, então, passam a exercer importante papel na medida em que propiciam o acesso às centralidades, apresentando potencial para auxiliar o processo de alteração dos usos urbanos. Portanto, pensar na acessibilidade e na mobilidade urbana, também é pensar na estrutura territorial urbana. Logo, torna-se possível identificar a estrutura territorial a partir da conformação e da disposição dos fluxos de viagens no espaço urbano, sendo esta a principal proposta do presente trabalho. Esta pesquisa está estruturada para desenvolver e aplicar uma proposta metodológica com vistas à classificação de centralidades, a partir de dados secundários de pesquisas governamentais e adequados para a realidade das grandes cidades brasileiras. Neste sentido, a primeira etapa é voltada para identificação das centralidades a partir de dois grupos de dados: econômicos e de fluxos. Esta primeira etapa serve de base para a segunda etapa, que visa classificar as centralidades com base nos fluxos de viagens no espaço urbano. A aplicação mostrou que a proposta metodológica é viável e retornou importantes dados que podem subsidiar as políticas públicas de planejamento urbano e de transportes.
id UFMG_35ac52d72d334230ff47101896cd5266
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35570
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leandro Cardosohttp://lattes.cnpq.br/3050651179200249Carlos Fernando Ferreira LoboPaulo Fernando Braga CarvalhoDaniela Antunes LessaBárbara Abreu Matoshttp://lattes.cnpq.br/2206091273507064Luís Otávio Rocha Castilho2021-04-07T16:56:25Z2021-04-07T16:56:25Z2021-02-19http://hdl.handle.net/1843/35570https://orcid.org/0000-0003-0460-8294Os espaços urbanos mundiais viram seus territórios e usos serem alterados pela imposição da lógica de acumulação capitalista e pelo advento da indústria, quando as cidades passaram a concentrar cada vez mais equipamentos e serviços, atraindo massas populacionais e incrementando o tecido urbano. É neste contexto que os centros urbanos passam a exercer importantes papéis na conformação das cidades, na medida em que abrigam e concentram equipamentos e serviços, passando também a convergir os fluxos, estabelecendo simbolismos perante sua importância e valorizando seu solo. Porém, a partir do crescimento urbano, pautado no incremento populacional e, especialmente no caso brasileiro, na expansão territorial, os deslocamentos em direção aos centros passam a ser dificultados, pelas crescentes distâncias e volume de pessoas. Outro ponto a se observar é que, com a valorização dos solos dos centros e com o crescimento territorial urbano, algumas atividades se dirigem a porções territoriais até então vazias, onde há oferta de terrenos com custos inferiores. Assim, aponta-se para a fomentação e manutenção de policentros, desconcentrando os equipamentos, serviços e atividades em mais de um local/centro, com potencial para redução das distâncias e tempos de deslocamentos, contribuindo para a melhoria da vida urbana. A acessibilidade e mobilidade urbanas, então, passam a exercer importante papel na medida em que propiciam o acesso às centralidades, apresentando potencial para auxiliar o processo de alteração dos usos urbanos. Portanto, pensar na acessibilidade e na mobilidade urbana, também é pensar na estrutura territorial urbana. Logo, torna-se possível identificar a estrutura territorial a partir da conformação e da disposição dos fluxos de viagens no espaço urbano, sendo esta a principal proposta do presente trabalho. Esta pesquisa está estruturada para desenvolver e aplicar uma proposta metodológica com vistas à classificação de centralidades, a partir de dados secundários de pesquisas governamentais e adequados para a realidade das grandes cidades brasileiras. Neste sentido, a primeira etapa é voltada para identificação das centralidades a partir de dois grupos de dados: econômicos e de fluxos. Esta primeira etapa serve de base para a segunda etapa, que visa classificar as centralidades com base nos fluxos de viagens no espaço urbano. A aplicação mostrou que a proposta metodológica é viável e retornou importantes dados que podem subsidiar as políticas públicas de planejamento urbano e de transportes.The world's urban spaces have seen their territories and uses altered by the imposition of the logic of capitalist accumulation and the advent of industry, when cities began to concentrate more equipment and services, attracting masses of people and increasing the urban structure. In this context urban centers play an important role in the formation of cities, as they host and concentrate equipment and services, also converging the fluxes, establishing symbolisms of their importance and valuing their territory. However, as a result of urban growth, based on population growth and, especially in Brazil, on territorial expansion, displacement towards the centers becomes more difficult due to increasing distances and volume of people. Another point to be observed is that, with the valorization of the centers' terrains and with the urban territorial growth, some activities go to territorial portions until then empty, where there is an offer of terrains with lower costs. Thus, it is pointed to the fomentation and maintenance of poly centers, decentralizing the equipment, services and activities in more than one place/center, with potential to reduce distances and travel times, contributing to the improvement of urban life. Urban accessibility and mobility then play an important role as they provide access to centralities, presenting potential to support the process of changing urban uses. Therefore, thinking about accessibility and urban mobility is also thinking about the urban territorial structure. Therefore, it becomes possible to identify the territorial structure from the conformation and disposition of travel fluxes in urban space, being this the main proposal of the present study. This research is structured to develop and apply a methodological proposal for the classification of centralities, based on secondary data from government research and appropriate for the reality of large Brazilian cities. In this direction, the first stage is dedicated to the identification of the centralities from two groups of data: economic and fluxes. This first stage is used as a base for the second stage, which aims to classify the centralities based on travel fluxes in urban space. The application demonstrated that the methodological proposal is viable and returned important data that can support public policies on urban planning and transportation.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesPlanejamento urbanoTransportes - PlanejamentoCentros urbanosMobilidade urbanaCidades e vilasPlanejamento urbanoPlanejamento de transportesCentralidadesMobilidade urbanaCidadesCentralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação-LuísCastilho.pdfDissertação-LuísCastilho.pdfapplication/pdf38334864https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35570/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o-Lui%cc%81sCastilho.pdfe66a39eb257e596d8aaf7d62f92ce5d4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35570/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/355702021-04-07 13:56:25.169oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-04-07T16:56:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
title Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
spellingShingle Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
Luís Otávio Rocha Castilho
Planejamento urbano
Planejamento de transportes
Centralidades
Mobilidade urbana
Cidades
Transportes
Planejamento urbano
Transportes - Planejamento
Centros urbanos
Mobilidade urbana
Cidades e vilas
title_short Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
title_full Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
title_fullStr Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
title_full_unstemmed Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
title_sort Centralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MG
author Luís Otávio Rocha Castilho
author_facet Luís Otávio Rocha Castilho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3050651179200249
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carlos Fernando Ferreira Lobo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Fernando Braga Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Daniela Antunes Lessa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bárbara Abreu Matos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2206091273507064
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís Otávio Rocha Castilho
contributor_str_mv Leandro Cardoso
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Paulo Fernando Braga Carvalho
Daniela Antunes Lessa
Bárbara Abreu Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento urbano
Planejamento de transportes
Centralidades
Mobilidade urbana
Cidades
topic Planejamento urbano
Planejamento de transportes
Centralidades
Mobilidade urbana
Cidades
Transportes
Planejamento urbano
Transportes - Planejamento
Centros urbanos
Mobilidade urbana
Cidades e vilas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Planejamento urbano
Transportes - Planejamento
Centros urbanos
Mobilidade urbana
Cidades e vilas
description Os espaços urbanos mundiais viram seus territórios e usos serem alterados pela imposição da lógica de acumulação capitalista e pelo advento da indústria, quando as cidades passaram a concentrar cada vez mais equipamentos e serviços, atraindo massas populacionais e incrementando o tecido urbano. É neste contexto que os centros urbanos passam a exercer importantes papéis na conformação das cidades, na medida em que abrigam e concentram equipamentos e serviços, passando também a convergir os fluxos, estabelecendo simbolismos perante sua importância e valorizando seu solo. Porém, a partir do crescimento urbano, pautado no incremento populacional e, especialmente no caso brasileiro, na expansão territorial, os deslocamentos em direção aos centros passam a ser dificultados, pelas crescentes distâncias e volume de pessoas. Outro ponto a se observar é que, com a valorização dos solos dos centros e com o crescimento territorial urbano, algumas atividades se dirigem a porções territoriais até então vazias, onde há oferta de terrenos com custos inferiores. Assim, aponta-se para a fomentação e manutenção de policentros, desconcentrando os equipamentos, serviços e atividades em mais de um local/centro, com potencial para redução das distâncias e tempos de deslocamentos, contribuindo para a melhoria da vida urbana. A acessibilidade e mobilidade urbanas, então, passam a exercer importante papel na medida em que propiciam o acesso às centralidades, apresentando potencial para auxiliar o processo de alteração dos usos urbanos. Portanto, pensar na acessibilidade e na mobilidade urbana, também é pensar na estrutura territorial urbana. Logo, torna-se possível identificar a estrutura territorial a partir da conformação e da disposição dos fluxos de viagens no espaço urbano, sendo esta a principal proposta do presente trabalho. Esta pesquisa está estruturada para desenvolver e aplicar uma proposta metodológica com vistas à classificação de centralidades, a partir de dados secundários de pesquisas governamentais e adequados para a realidade das grandes cidades brasileiras. Neste sentido, a primeira etapa é voltada para identificação das centralidades a partir de dois grupos de dados: econômicos e de fluxos. Esta primeira etapa serve de base para a segunda etapa, que visa classificar as centralidades com base nos fluxos de viagens no espaço urbano. A aplicação mostrou que a proposta metodológica é viável e retornou importantes dados que podem subsidiar as políticas públicas de planejamento urbano e de transportes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T16:56:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-07T16:56:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35570
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0460-8294
url http://hdl.handle.net/1843/35570
https://orcid.org/0000-0003-0460-8294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35570/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o-Lui%cc%81sCastilho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35570/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e66a39eb257e596d8aaf7d62f92ce5d4
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589482227695616