A psicoeducação aplicada a um caso de adoção de uma adolescente com TEPT decorrente de abuso sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourdes Maria Molina Munoz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHHUL
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se a psicoeducação aplicada a uma mãe adotiva de uma adolescente com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), decorrente de abuso sexual, contribui para a saúde mental da vítima. Essa proposta foi baseada na seguinte hipótese: a educação favorece a saúde mental, a mãe adotiva não tinha nenhuma informação sobre as consequências psicológicas do abuso sexual e sobre o desenvolvimento decorrente do TEPT, então a psicoeducação poderia auxiliar no desenvolvimento e no tratamento da adolescente vítima de abuso sexual. Este estudo de caso foi realizado com a base teórica da Psicoterapia Cognitiva, utilizando como técnica a psicoeducação. O indivíduo atendido foi uma brasileira de 40 anos, negra e de classe social média, mãe adotiva há um ano de uma adolescente brasileira de 13 anos, negra e de classe social baixa. Os atendimentos foram realizados em um primeiro momento com ambas e depois com cada uma em horários separados. Durante o atendimento com a mãe adotiva, foi utilizada a técnica de psicoeducação individual, ou seja, deram-se todas as informações sobre o que é abuso sexual, como ocorre e quais suas consequências para o desenvolvimento psicológico humano. Também se explicou sobre o TEPT, quais os seus sintomas e como se manifesta no comportamento adolescente. A conclusão deste trabalho foi que ocorreu uma melhor compreensão da mãe adotiva sobre os comportamentos da adolescente, havendo uma melhora no relacionamento entre as duas, o que foi verificado a partir de entrevistas e observação em consultório realizadas com a mãe adotiva e a adolescente.
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