A psicoeducação aplicada a um caso de adoção de uma adolescente com TEPT decorrente de abuso sexual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHHUL |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo verificar se a psicoeducação aplicada a uma mãe adotiva de uma adolescente com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), decorrente de abuso sexual, contribui para a saúde mental da vítima. Essa proposta foi baseada na seguinte hipótese: a educação favorece a saúde mental, a mãe adotiva não tinha nenhuma informação sobre as consequências psicológicas do abuso sexual e sobre o desenvolvimento decorrente do TEPT, então a psicoeducação poderia auxiliar no desenvolvimento e no tratamento da adolescente vítima de abuso sexual. Este estudo de caso foi realizado com a base teórica da Psicoterapia Cognitiva, utilizando como técnica a psicoeducação. O indivíduo atendido foi uma brasileira de 40 anos, negra e de classe social média, mãe adotiva há um ano de uma adolescente brasileira de 13 anos, negra e de classe social baixa. Os atendimentos foram realizados em um primeiro momento com ambas e depois com cada uma em horários separados. Durante o atendimento com a mãe adotiva, foi utilizada a técnica de psicoeducação individual, ou seja, deram-se todas as informações sobre o que é abuso sexual, como ocorre e quais suas consequências para o desenvolvimento psicológico humano. Também se explicou sobre o TEPT, quais os seus sintomas e como se manifesta no comportamento adolescente. A conclusão deste trabalho foi que ocorreu uma melhor compreensão da mãe adotiva sobre os comportamentos da adolescente, havendo uma melhora no relacionamento entre as duas, o que foi verificado a partir de entrevistas e observação em consultório realizadas com a mãe adotiva e a adolescente. |
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Rute Maria Velasquez SantosLourdes Maria Molina Munoz2019-08-10T09:07:17Z2019-08-10T09:07:17Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHHULO presente trabalho tem como objetivo verificar se a psicoeducação aplicada a uma mãe adotiva de uma adolescente com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), decorrente de abuso sexual, contribui para a saúde mental da vítima. Essa proposta foi baseada na seguinte hipótese: a educação favorece a saúde mental, a mãe adotiva não tinha nenhuma informação sobre as consequências psicológicas do abuso sexual e sobre o desenvolvimento decorrente do TEPT, então a psicoeducação poderia auxiliar no desenvolvimento e no tratamento da adolescente vítima de abuso sexual. Este estudo de caso foi realizado com a base teórica da Psicoterapia Cognitiva, utilizando como técnica a psicoeducação. O indivíduo atendido foi uma brasileira de 40 anos, negra e de classe social média, mãe adotiva há um ano de uma adolescente brasileira de 13 anos, negra e de classe social baixa. Os atendimentos foram realizados em um primeiro momento com ambas e depois com cada uma em horários separados. Durante o atendimento com a mãe adotiva, foi utilizada a técnica de psicoeducação individual, ou seja, deram-se todas as informações sobre o que é abuso sexual, como ocorre e quais suas consequências para o desenvolvimento psicológico humano. Também se explicou sobre o TEPT, quais os seus sintomas e como se manifesta no comportamento adolescente. A conclusão deste trabalho foi que ocorreu uma melhor compreensão da mãe adotiva sobre os comportamentos da adolescente, havendo uma melhora no relacionamento entre as duas, o que foi verificado a partir de entrevistas e observação em consultório realizadas com a mãe adotiva e a adolescente.This study aims to verify whether psycho education applied for a Foster mother of a teenager with post-traumatic stress disorder (PTSD), decurrently of sexual abuse, the treatment contributed to improve the mental health of the victim. This proposal was based on the assumption that the foster mother had no information on the consequences of sexual abuse and on the development of PTSD. Acquiring the knowledge on this could help on the treatment of the teenager victim of abuse. The treatment was performed at first time with both and then each other on a separate schedule. The work was done based on the cognitive psychotherapy theory as the used method, using the specific study of this case. The person (female individual) was a 40 years old, Black, middle class, Brazilian Adoptive (Foster) mother of a 13 years old Brazilian teenager lower class. During the working period with the Foster mom, psycho education was performed, which means all gather information was given about sexual abuse, why it happens and what are the consequences for it. It was also explained about PTSD, what the symptoms are and how it is manifested itself. The conclusion of this work was a better understanding for the Foster mom related to this phenomenon, having a better relationship between the two. (Foster mom and abused teenager).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTerapia cognitivo-comportamentalPsicoterapia cognitivaTranstorno de Estresse pós-traumáticoPsicoeducaçãoAbuso sexualA psicoeducação aplicada a um caso de adoção de uma adolescente com TEPT decorrente de abuso sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlourdes_monografia_final___final.pdfapplication/pdf281539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHHUL/1/lourdes_monografia_final___final.pdfe584abcf8049ac71bfb7f5f5487664cfMD51TEXTlourdes_monografia_final___final.pdf.txtlourdes_monografia_final___final.pdf.txtExtracted texttext/plain58106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHHUL/2/lourdes_monografia_final___final.pdf.txtfc00eeb8d2c79c6e1d73917a89b4dfaaMD521843/BUBD-9EHHUL2019-11-14 06:29:53.969oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EHHULRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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