id |
UFMG_36d8551cfd6b8299e7955a89ce0becde
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBM
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Edna Afonso ReisIlka Afonso ReisAloisio Joaquim Freitas RibeiroSintia Gomes Candido Alves Costa2019-08-09T21:26:18Z2019-08-09T21:26:18Z2011-08-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBMEste artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaMatemática Estudo e ensinoEnsino fundamentalParâmetros curriculares nacionaisLivros didáticosEstatísticaEnsino fundamentalParâmetros curriculares de matemáticaA estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_estat.._1__final.pdfapplication/pdf234830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/1/tcc_estat.._1__final.pdfcf98e6b92485b51f9926b0ca6c2acd4eMD51TEXTtcc_estat.._1__final.pdf.txttcc_estat.._1__final.pdf.txtExtracted texttext/plain37517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/2/tcc_estat.._1__final.pdf.txtfb0dd429de0ad647e4a0b86a95f466abMD521843/BUBD-9DFHBM2019-11-14 11:40:18.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:40:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813548259051831296
|