A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFMG_36d8551cfd6b8299e7955a89ce0becde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Edna Afonso ReisIlka Afonso ReisAloisio Joaquim Freitas RibeiroSintia Gomes Candido Alves Costa2019-08-09T21:26:18Z2019-08-09T21:26:18Z2011-08-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBMEste artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaMatemática Estudo e ensinoEnsino fundamentalParâmetros curriculares nacionaisLivros didáticosEstatísticaEnsino fundamentalParâmetros curriculares de matemáticaA estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_estat.._1__final.pdfapplication/pdf234830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/1/tcc_estat.._1__final.pdfcf98e6b92485b51f9926b0ca6c2acd4eMD51TEXTtcc_estat.._1__final.pdf.txttcc_estat.._1__final.pdf.txtExtracted texttext/plain37517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/2/tcc_estat.._1__final.pdf.txtfb0dd429de0ad647e4a0b86a95f466abMD521843/BUBD-9DFHBM2019-11-14 11:40:18.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:40:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
title |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
spellingShingle |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores Sintia Gomes Candido Alves Costa Livros didáticos Estatística Ensino fundamental Parâmetros curriculares de matemática Estatística Matemática Estudo e ensino Ensino fundamental Parâmetros curriculares nacionais |
title_short |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
title_full |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
title_fullStr |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
title_full_unstemmed |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
title_sort |
A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
author |
Sintia Gomes Candido Alves Costa |
author_facet |
Sintia Gomes Candido Alves Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Edna Afonso Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ilka Afonso Reis |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sintia Gomes Candido Alves Costa |
contributor_str_mv |
Edna Afonso Reis Ilka Afonso Reis Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Estatística Ensino fundamental Parâmetros curriculares de matemática |
topic |
Livros didáticos Estatística Ensino fundamental Parâmetros curriculares de matemática Estatística Matemática Estudo e ensino Ensino fundamental Parâmetros curriculares nacionais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Estatística Matemática Estudo e ensino Ensino fundamental Parâmetros curriculares nacionais |
description |
Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:26:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:26:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/1/tcc_estat.._1__final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/2/tcc_estat.._1__final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf98e6b92485b51f9926b0ca6c2acd4e fb0dd429de0ad647e4a0b86a95f466ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589527210557440 |