O ensino médio no Brasil e em Minas Gerais (1996 2016): nova configuração da velha dualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Campos Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQKJP
Resumo: Esta dissertação buscou apreender o sentido das alterações implementadas e/ou propostas no Ensino Médio no Brasil e no estado de Minas Gerais, dentre os anos de 1996 e 2016. E, também, analisar o potencial da atual reforma, aprovada pela Lei n.° 13.415/2017, para induzir mudanças de forma, conteúdo e finalidade do Ensino Médio brasileiro. A pesquisa foi organizada em três etapas, sendo: revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de dados. A revisão bibliográfica buscou estabelecer um embasamento teórico para compreensão do contexto macroeconômico e das políticas e reformas direcionadas ao Ensino Médio, implementadas desde o final da década de 1990, em especial para discutir questões relacionadas ao financiamento, à gestão, ao currículo, à avaliação e ao trabalho docente. A pesquisa documental foi realizada a fim de caracterizar e analisar as alterações promovidas ou propostas na organização, no currículo e na estrutura do Ensino Médio, tanto em nível nacional quanto em Minas Gerais. Abrangeu portarias, resoluções, leis, decretos e demais documentos que afetam o Ensino Médio. A análise documental possibilitou identificar e compreender o sentido das reformas empreendidas no Ensino Médio brasileiro dentro do recorte temporal anunciado. Pode-se afirmar que as políticas educacionais empreendidas no Brasil no período estudado tiveram como centralidade a avaliação. Tal processo foi aprofundado e intensificado, principalmente a partir de 2009, resultando em mudanças significativas no currículo, nas formas de avaliação, na gestão escolar, no trabalho docente, na política salarial, na carreira docente, no planejamento e no trabalho coletivo, entre outras. Constatou-se que, no período estudado, o ProEMI, criado no ano de 2009, constituiu-se como a ponta de lança das ações que buscam reformar o Ensino Médio brasileiro. A partir dele, observa-se a continuidade e o aprofundamento de políticas que visam alterar o papel do Ensino Médio brasileiro, o que se busca consumar com a Lei n.º 13.415/2017, que, em última instância, retrocede ao modelo curricular adotado no período da Ditadura Militar, que preconiza a dualidade estrutural do ensino e nega aos estudantes o seu aprimoramento como ser humano ético e o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e do seu pensamento crítico. Contudo, o alcance desse objetivo inscrito no texto da norma dependerá das respostas dos sujeitos individuais e coletivos na prática social.
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A revisão bibliográfica buscou estabelecer um embasamento teórico para compreensão do contexto macroeconômico e das políticas e reformas direcionadas ao Ensino Médio, implementadas desde o final da década de 1990, em especial para discutir questões relacionadas ao financiamento, à gestão, ao currículo, à avaliação e ao trabalho docente. A pesquisa documental foi realizada a fim de caracterizar e analisar as alterações promovidas ou propostas na organização, no currículo e na estrutura do Ensino Médio, tanto em nível nacional quanto em Minas Gerais. Abrangeu portarias, resoluções, leis, decretos e demais documentos que afetam o Ensino Médio. A análise documental possibilitou identificar e compreender o sentido das reformas empreendidas no Ensino Médio brasileiro dentro do recorte temporal anunciado. Pode-se afirmar que as políticas educacionais empreendidas no Brasil no período estudado tiveram como centralidade a avaliação. Tal processo foi aprofundado e intensificado, principalmente a partir de 2009, resultando em mudanças significativas no currículo, nas formas de avaliação, na gestão escolar, no trabalho docente, na política salarial, na carreira docente, no planejamento e no trabalho coletivo, entre outras. Constatou-se que, no período estudado, o ProEMI, criado no ano de 2009, constituiu-se como a ponta de lança das ações que buscam reformar o Ensino Médio brasileiro. A partir dele, observa-se a continuidade e o aprofundamento de políticas que visam alterar o papel do Ensino Médio brasileiro, o que se busca consumar com a Lei n.º 13.415/2017, que, em última instância, retrocede ao modelo curricular adotado no período da Ditadura Militar, que preconiza a dualidade estrutural do ensino e nega aos estudantes o seu aprimoramento como ser humano ético e o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e do seu pensamento crítico. Contudo, o alcance desse objetivo inscrito no texto da norma dependerá das respostas dos sujeitos individuais e coletivos na prática social.This dissertation aimed to capture the sense of the amendments implemented and/or proposals in high school in Brazil and in the State of Minas Gerais, between years of 1996 and 2016. And, also, to analyze the potential of the current reform, approved by law No 13415/2017, to induce changes in form, content and purpose of the high school. The research was organized in three steps: literature review, documentary research and data analysis. The review sought to establish a theoretical basis for understanding the macroeconomic context and policies and reforms directed towards high school, implemented since the end of the Decade of 1990, in particular to, discuss issues related to financing, management, curriculum, evaluation and teaching work. The documentary research was performed, in order to, characterize and analyze the changes promoted or proposed in the Organization, in the curriculum and structure, both at the national level and in State of Minas Gerais. Covered Ordinances, resolutions, laws, decrees, and other documents that affect high school. The documentary analysis made it possible to identify and understand the direction of the reforms undertaken in the Brazilian high school within the timeframe announced. Can be seen that educational policies undertaken in Brazil in the period studied were centrality in evaluation process. Such process has deepened and intensified, mainly from 2009, resulting in significant changes in the curriculum, in the forms of evaluation on school management, at work, on wage policy, in teaching career, in planning and in the collective work, among others. It was noted that, in the period studied, the ProEMI, created in the year 2009, as the spearhead of the actions that seek to reform the Brazilian high school. From it, the continuity and deepening of policies that aim to change the role of Brazilian high school, what is sought to consummate with the law No. 13415/2017, that ultimately kicks to the curricular model adopted in the period of the military dictatorship, which ensure the education and structural duality denies students the enhancement as a human being your ethics and your autonomy intellectual development and your critical thinking. However, the scope of that goal entered the text of the standard will depend on the responses of individual and collective subjects in social practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacional Minas GeraisPolitica e educação Minas GeraisCurrículos AvaliaçãoEducação Financiamento Minas GeraisInvestimentos na educaçãoAvaliação educacionalReforma do ensino Minas GeraisEducaçãoEnsino médio Minas GeraisPolíticas públicas Educação Minas GeraisEducação e EstadoEducação FinanciamentoMinas Gerais EducaçãoEducação Políticas públicasEnsino médioEnsino MédioLei nº 13415/2017Reforma educacionalDualidade estruturalProEMIPolíticas públicas para a educaçãoO ensino médio no Brasil e em Minas Gerais (1996 2016): nova configuração da velha dualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_ensino_m_dio_no_brasil_e_em_minas_gerais__1996_2016__nova_configura__o_da__velha_dualidade_final_2.pdfapplication/pdf1987498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQKJP/1/o_ensino_m_dio_no_brasil_e_em_minas_gerais__1996_2016__nova_configura__o_da__velha_dualidade_final_2.pdfeb5d3ba70bf8a41a58b1cda3709c8889MD51TEXTo_ensino_m_dio_no_brasil_e_em_minas_gerais__1996_2016__nova_configura__o_da__velha_dualidade_final_2.pdf.txto_ensino_m_dio_no_brasil_e_em_minas_gerais__1996_2016__nova_configura__o_da__velha_dualidade_final_2.pdf.txtExtracted texttext/plain390862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQKJP/2/o_ensino_m_dio_no_brasil_e_em_minas_gerais__1996_2016__nova_configura__o_da__velha_dualidade_final_2.pdf.txtc0ea1a83a47ae6522b87b75b2f4d4c20MD521843/BUOS-AQQKJP2019-11-14 15:04:22.292oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQKJPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:04:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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