Rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do curso de Letras da UFMG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A77LMS |
Resumo: | A licenciatura em inglês está inserida em um contexto de desvalorização relativa dos títulos escolares e desprestígio da carreira docente. Além disso, a língua inglesa como componente curricular nas escolas regulares tende a não ser valorizada. Entretanto, o diploma de licenciatura em inglês possui a especificidade de atestar o domínio de um idioma, algo que representa alto valor distintivo no mercado de bens simbólicos. Assim, o que esperar desse título se, por um lado, ele atesta um conhecimento valorizado e, por outro, forma o profissional para atuar em um campo no qual o ensino de idiomas é desvalorizado, que é o campo escolar? Partindo dessa questão, este trabalho investigou os rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa para egressos do curso de Letras da UFMG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas etapas: na primeira, foram entrevistados onze diretores e coordenadores de escolas públicas, escolas particulares e cursos de idiomas de Belo Horizonte, com o intuito de traçar um cenário aproximado do principal campo de trabalho dos egressos. Na segunda, foram entrevistados doze egressos da licenciatura em inglês do curso de Letras da UFMG para investigar os impactos culturais, sociais e econômicos do diploma em suas vidas. Por meio da análise de suas histórias familiares, escolares e profissionais, foram identificados três grupos com rendimentos distintos do diploma: para um grupo, o diploma expressa a realização de um gosto pessoal; para outro, significa uma ascensão social; para um terceiro grupo, representa uma frustração. Os resultados sugerem que os rendimentos do diploma estão relacionados ao perfil social e escolar dos egressos, à trajetória dos alunos dentro do curso de Letras, às suas ambições pessoais e profissionais e ao valor distintivo representado pelo domínio de uma língua estrangeira e pela aquisição de um capital cultural de caráter internacional. |
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Maria Jose Braga VianaClaudio Marques Martins NogueiraMaria do Carmo de Lacerda PeixotoVera Lucia M de Oliveira e PaivaÉcio Antônio PortesLuciano Campos da SilvaDébora Fernandes de Miranda2019-08-12T10:36:19Z2019-08-12T10:36:19Z2015-06-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A77LMSA licenciatura em inglês está inserida em um contexto de desvalorização relativa dos títulos escolares e desprestígio da carreira docente. Além disso, a língua inglesa como componente curricular nas escolas regulares tende a não ser valorizada. Entretanto, o diploma de licenciatura em inglês possui a especificidade de atestar o domínio de um idioma, algo que representa alto valor distintivo no mercado de bens simbólicos. Assim, o que esperar desse título se, por um lado, ele atesta um conhecimento valorizado e, por outro, forma o profissional para atuar em um campo no qual o ensino de idiomas é desvalorizado, que é o campo escolar? Partindo dessa questão, este trabalho investigou os rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa para egressos do curso de Letras da UFMG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas etapas: na primeira, foram entrevistados onze diretores e coordenadores de escolas públicas, escolas particulares e cursos de idiomas de Belo Horizonte, com o intuito de traçar um cenário aproximado do principal campo de trabalho dos egressos. Na segunda, foram entrevistados doze egressos da licenciatura em inglês do curso de Letras da UFMG para investigar os impactos culturais, sociais e econômicos do diploma em suas vidas. Por meio da análise de suas histórias familiares, escolares e profissionais, foram identificados três grupos com rendimentos distintos do diploma: para um grupo, o diploma expressa a realização de um gosto pessoal; para outro, significa uma ascensão social; para um terceiro grupo, representa uma frustração. Os resultados sugerem que os rendimentos do diploma estão relacionados ao perfil social e escolar dos egressos, à trajetória dos alunos dentro do curso de Letras, às suas ambições pessoais e profissionais e ao valor distintivo representado pelo domínio de uma língua estrangeira e pela aquisição de um capital cultural de caráter internacional.The bachelor´s degree in English teaching is part of a context of relative devaluation of school titles and discredit of the teaching career. Besides, the English language as a school subject tends to be undervalued in regular schools. However, the major in English has the characteristic of certifying the mastery of a language, something that represents high distinctive value in the market of symbolic goods. Therefore, what can one expect from a BA in English if, on the one hand, it certifies valuable knowledge, but, on the other hand, it prepares professionals to work in a field where language teaching seems to be devalued, which is the school field? To address this question, this thesis investigated the material and symbolic returns on the bachelor´s degree in English teaching for former students of the Faculty of Letters of UFMG. To do so, the research was conducted in two stages: in the first one, we interviewed eleven directors and coordinators of public schools, private schools, and language institutes in Belo Horizonte, with the aim of drawing an approximate scenario of the main labor field of the students. In the second part, we interviewed twelve former students of the English major program of the Faculty of Letters of UFMG to investigate the social, cultural and economic impacts of the diploma on their lives. Through the analysis of their family, school, and professional backgrounds, we identified three groups with distinct returns on the diploma: to one group, the diploma expresses the fulfillment of a preference; to another group, it means upward social mobility; to a third group, it represents frustration. The results suggest that the returns on the diploma relate to the social and school profile of the individuals, their trajectories in the course, their personal and professional goals, and to the distinctive value represented by the mastery of a foreign language and the acquisition of cultural capital of an international character.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas GeraisEducaçãoEnsino superiorLicenciaturaProfessores de inglêsLíngua inglesa Estudo e ensinoRendimentos do diplomaLicenciaturaEgressosLíngua inglesaRendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do curso de Letras da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdebora_fernandes_de_miranda___tese_corrigida.pdfapplication/pdf1052357https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A77LMS/1/debora_fernandes_de_miranda___tese_corrigida.pdf067d5de460e52d4ede1b6abf8e12d13cMD51TEXTdebora_fernandes_de_miranda___tese_corrigida.pdf.txtdebora_fernandes_de_miranda___tese_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain603337https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A77LMS/2/debora_fernandes_de_miranda___tese_corrigida.pdf.txta02063d67de9821ccc0a49bcf137bb17MD521843/BUBD-A77LMS2019-11-14 17:34:03.934oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A77LMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:34:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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