Tempo e processo na história e no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UK4Y |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o nexo existente entre tempo e processo na história, com o seu ensino. Para tanto, tomamos como objetos os modelos da periodização, os livros didáticos e as legislações que dizem respeito à regulamentação das edições dos mesmos. Em uma primeira parte, analisamos os modelos de periodização nas concepções teológica, positivista e materilaista históricas. As primeiras utlizam aspectos subjetivos para periodização e , a última, aspectos objetivos. Após estes estudos procuramos mostrar a vinculação existente entre a sociedade e o ensino de história. Isto faze parte da segunda metade do trabalho. Estabelecemos, então, um breve histórico do ensino de história, fazendo um corte cronológico nos anos 30. Neste hist´roico, procuramos mostrar a tentativa do esctado em impor à sociedade uma visão de história. Verificamos isto através das reformas Francisco Campos (1931) e Capanema (1942) e , durante o Regime Militar decorrente do Golpe de 1964, a tentativa de implantação dos Estuods Sociais que descaracterizaria a História e a Geografia.A sociedade civil, reagiu a isto, através das associações profissionais:Associação Nacional dos Professores Universitários de história (ANPUH) e da Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB), e do movimento estudantil. Tendo como mediação a periodização, fizemos dois pequenos estudos em livros didáticos, sendo selecionados os seguintes:História do Brasil, do professor Borges Herminda (1959) e da professora maria januária, também versando sobre História do Brasil para o 1º grau. Após estes breves estudos, concluimos que ambos não deixam clara a metodologia utilizada, apresentam uma periodização baseada na superestrutura, como relação aos movimentos populares, eles não os contextualizam nas formações sociais, nas quais estão inseridos e apresentam uma visão de uma história morta. A nossa pretensão com este trabalho é de orientar aos professores de 1º grau quanto a escolha de livros para a adoção. |
id |
UFMG_38313676bb98f32de1f542dd7dcc47fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86UK4Y |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucilia Regina de Souza MachadoCynthia Greive VeigaNilcea Moraleida BernardesWellington de Oliveira2019-08-11T00:19:54Z2019-08-11T00:19:54Z1990-06-27http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UK4YO presente trabalho tem como objetivo analisar o nexo existente entre tempo e processo na história, com o seu ensino. Para tanto, tomamos como objetos os modelos da periodização, os livros didáticos e as legislações que dizem respeito à regulamentação das edições dos mesmos. Em uma primeira parte, analisamos os modelos de periodização nas concepções teológica, positivista e materilaista históricas. As primeiras utlizam aspectos subjetivos para periodização e , a última, aspectos objetivos. Após estes estudos procuramos mostrar a vinculação existente entre a sociedade e o ensino de história. Isto faze parte da segunda metade do trabalho. Estabelecemos, então, um breve histórico do ensino de história, fazendo um corte cronológico nos anos 30. Neste hist´roico, procuramos mostrar a tentativa do esctado em impor à sociedade uma visão de história. Verificamos isto através das reformas Francisco Campos (1931) e Capanema (1942) e , durante o Regime Militar decorrente do Golpe de 1964, a tentativa de implantação dos Estuods Sociais que descaracterizaria a História e a Geografia.A sociedade civil, reagiu a isto, através das associações profissionais:Associação Nacional dos Professores Universitários de história (ANPUH) e da Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB), e do movimento estudantil. Tendo como mediação a periodização, fizemos dois pequenos estudos em livros didáticos, sendo selecionados os seguintes:História do Brasil, do professor Borges Herminda (1959) e da professora maria januária, também versando sobre História do Brasil para o 1º grau. Após estes breves estudos, concluimos que ambos não deixam clara a metodologia utilizada, apresentam uma periodização baseada na superestrutura, como relação aos movimentos populares, eles não os contextualizam nas formações sociais, nas quais estão inseridos e apresentam uma visão de uma história morta. A nossa pretensão com este trabalho é de orientar aos professores de 1º grau quanto a escolha de livros para a adoção.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistoria EnsinoEducaçãoEnsino HistoriaEnsino de históriaTempo e processo na história e no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000146.pdfapplication/pdf20964662https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86UK4Y/1/1000000146.pdf2a1c1cb4161aca539c6dd972a650e600MD51TEXT1000000146.pdf.txt1000000146.pdf.txtExtracted texttext/plain244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86UK4Y/2/1000000146.pdf.txt8207b53f05e397351a102ec107ed6640MD521843/FAEC-86UK4Y2019-11-14 10:54:18.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86UK4YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
title |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
spellingShingle |
Tempo e processo na história e no ensino de história Wellington de Oliveira Ensino de história Historia Ensino Educação Ensino Historia |
title_short |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
title_full |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
title_fullStr |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
title_sort |
Tempo e processo na história e no ensino de história |
author |
Wellington de Oliveira |
author_facet |
Wellington de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucilia Regina de Souza Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cynthia Greive Veiga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nilcea Moraleida Bernardes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wellington de Oliveira |
contributor_str_mv |
Lucilia Regina de Souza Machado Cynthia Greive Veiga Nilcea Moraleida Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história |
topic |
Ensino de história Historia Ensino Educação Ensino Historia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Historia Ensino Educação Ensino Historia |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o nexo existente entre tempo e processo na história, com o seu ensino. Para tanto, tomamos como objetos os modelos da periodização, os livros didáticos e as legislações que dizem respeito à regulamentação das edições dos mesmos. Em uma primeira parte, analisamos os modelos de periodização nas concepções teológica, positivista e materilaista históricas. As primeiras utlizam aspectos subjetivos para periodização e , a última, aspectos objetivos. Após estes estudos procuramos mostrar a vinculação existente entre a sociedade e o ensino de história. Isto faze parte da segunda metade do trabalho. Estabelecemos, então, um breve histórico do ensino de história, fazendo um corte cronológico nos anos 30. Neste hist´roico, procuramos mostrar a tentativa do esctado em impor à sociedade uma visão de história. Verificamos isto através das reformas Francisco Campos (1931) e Capanema (1942) e , durante o Regime Militar decorrente do Golpe de 1964, a tentativa de implantação dos Estuods Sociais que descaracterizaria a História e a Geografia.A sociedade civil, reagiu a isto, através das associações profissionais:Associação Nacional dos Professores Universitários de história (ANPUH) e da Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB), e do movimento estudantil. Tendo como mediação a periodização, fizemos dois pequenos estudos em livros didáticos, sendo selecionados os seguintes:História do Brasil, do professor Borges Herminda (1959) e da professora maria januária, também versando sobre História do Brasil para o 1º grau. Após estes breves estudos, concluimos que ambos não deixam clara a metodologia utilizada, apresentam uma periodização baseada na superestrutura, como relação aos movimentos populares, eles não os contextualizam nas formações sociais, nas quais estão inseridos e apresentam uma visão de uma história morta. A nossa pretensão com este trabalho é de orientar aos professores de 1º grau quanto a escolha de livros para a adoção. |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T00:19:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T00:19:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UK4Y |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UK4Y |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86UK4Y/1/1000000146.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86UK4Y/2/1000000146.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a1c1cb4161aca539c6dd972a650e600 8207b53f05e397351a102ec107ed6640 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589200513073152 |