Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Helena Silva de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KGU
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para as reflexões sobre a influência da literatura infantil, principalmente, os contos de fadas, na educação infantil. É fato que os contos são universalmente conhecidos e trabalhados, no entanto, alguns educadores os abordam como mero instrumento de entretenimento, revelando-se uma leitura a mais, enquanto outros poderão explorá-los de forma mais estratégica, como forma de aproximação de crianças arredias, como forma de questionamento, étnico-raciais, propondo discussões de maior alcance. Através de um estudo bibliográfico, este trabalho realiza um breve histórico dos contos de fadas e avalia suas potencialidades para o desenvolvimento infantil. Procuram-se articular as formulações de vários autores, dentre os quais Nelly Novaes Coelho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Regina Zilberman (1985), Fanny Abramovich (1993) e outros, que apontam benefícios e possibilidades da literatura infantil, da leitura e da contação de história para as crianças na formação de leitores e de seu desenvolvimento pessoal.
id UFMG_3866dd4b392fdb0723ca4304d5927d07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C2KGU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Roberto Alexandre do Carmo SaidMaria Helena Silva de Souza2019-08-13T00:21:10Z2019-08-13T00:21:10Z2012-11-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KGUEste trabalho pretende contribuir para as reflexões sobre a influência da literatura infantil, principalmente, os contos de fadas, na educação infantil. É fato que os contos são universalmente conhecidos e trabalhados, no entanto, alguns educadores os abordam como mero instrumento de entretenimento, revelando-se uma leitura a mais, enquanto outros poderão explorá-los de forma mais estratégica, como forma de aproximação de crianças arredias, como forma de questionamento, étnico-raciais, propondo discussões de maior alcance. Através de um estudo bibliográfico, este trabalho realiza um breve histórico dos contos de fadas e avalia suas potencialidades para o desenvolvimento infantil. Procuram-se articular as formulações de vários autores, dentre os quais Nelly Novaes Coelho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Regina Zilberman (1985), Fanny Abramovich (1993) e outros, que apontam benefícios e possibilidades da literatura infantil, da leitura e da contação de história para as crianças na formação de leitores e de seu desenvolvimento pessoal.El presente trabajo pretende ampliar las reflexiones hechas sobre la influencia de la literatura infantil, sobre todo en respecto a los cuentos de hadas en la educación infantil. Es un hecho que los cuentos de hadas son universalmente conocidos y trabajados. Sin embargo, algunos educadores los tratan como mero instrumento de entretenimiento, una lectura más, mientras otros podrán explotarlos como forma más estratégica, como un medio de aproximación para niños con problemas de relacionamiento, como forma de cuestionamiento, étnicos-raciales, proponiendo discusiones. A través de un estudio bibliográfico de diversos autores este trabajo se desarrolló haciendo un breve histórico de los cuentos de hadas y su debido valor para el desarrollo infantil. Varios autores señalan beneficios recurrentes de la literatura infantil, lectura y narración de cuentos para niños en la formación de jugadores y su desarrollo personal. Entre estos autores destacan Nelly Novaes Coelho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Regina Zilberman (1985), Fanny Abramovich (1993) y otros, que apuntan beneficios y posibilidades de la literatura infantil, de la lectura y de la contación de historia para los niños en la formación de lectores y de su desarrollo personal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura infanto-juvenil História e críticaLiteratura infantilCriançasRelações étnico-raciaisContos de fadasLiteratura infantil: conflitos sociais e simbólicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_helena.pdfapplication/pdf379152https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C2KGU/1/maria_helena.pdfa247b6177c116e9f8b38d0d1ed907a1bMD51TEXTmaria_helena.pdf.txtmaria_helena.pdf.txtExtracted texttext/plain73715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C2KGU/2/maria_helena.pdf.txt648a680691ee8ba2c2bd25fd1d66143aMD521843/BUOS-9C2KGU2019-11-14 20:29:35.897oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C2KGURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:29:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
title Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
spellingShingle Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
Maria Helena Silva de Souza
Literatura infantil
Crianças
Relações étnico-raciais
Contos de fadas
Literatura infanto-juvenil História e crítica
title_short Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
title_full Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
title_fullStr Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
title_full_unstemmed Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
title_sort Literatura infantil: conflitos sociais e simbólicos
author Maria Helena Silva de Souza
author_facet Maria Helena Silva de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roberto Alexandre do Carmo Said
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Helena Silva de Souza
contributor_str_mv Roberto Alexandre do Carmo Said
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Crianças
Relações étnico-raciais
Contos de fadas
topic Literatura infantil
Crianças
Relações étnico-raciais
Contos de fadas
Literatura infanto-juvenil História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil História e crítica
description Este trabalho pretende contribuir para as reflexões sobre a influência da literatura infantil, principalmente, os contos de fadas, na educação infantil. É fato que os contos são universalmente conhecidos e trabalhados, no entanto, alguns educadores os abordam como mero instrumento de entretenimento, revelando-se uma leitura a mais, enquanto outros poderão explorá-los de forma mais estratégica, como forma de aproximação de crianças arredias, como forma de questionamento, étnico-raciais, propondo discussões de maior alcance. Através de um estudo bibliográfico, este trabalho realiza um breve histórico dos contos de fadas e avalia suas potencialidades para o desenvolvimento infantil. Procuram-se articular as formulações de vários autores, dentre os quais Nelly Novaes Coelho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Regina Zilberman (1985), Fanny Abramovich (1993) e outros, que apontam benefícios e possibilidades da literatura infantil, da leitura e da contação de história para as crianças na formação de leitores e de seu desenvolvimento pessoal.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T00:21:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T00:21:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KGU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KGU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C2KGU/1/maria_helena.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C2KGU/2/maria_helena.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a247b6177c116e9f8b38d0d1ed907a1b
648a680691ee8ba2c2bd25fd1d66143a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589255127105536