Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Ballerini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7JAT
Resumo: Esta pesquisa propõe analisar a Fabricação Digital e suas mais recentes apropriações na Arquitetura e no Design. O objetivo da pesquisa consiste na busca de uma apropriação crítica do que tem se produzido nos laboratórios de Fabricação Digital, trazendo benefícios para a Arquitetura e áreas afins. Por meio de um reexame das potencialidades do aprender fazendo e da retomada da materialidade perdida nos processos convencionais de projeto, que são reproduzidos com o uso do computador, avançando para a alienação dos envolvidos do processo de projeto, essa Tese visa à autonomia e à emancipação. Procura um diálogo crítico com a vanguarda da arquitetura de fabricação digital, apresentando como hipótese uma proposta de apropriação de baixo para cima (bottom-up) passível de ser implementada no ensino e na prática da Arquitetura a partir de experiências de laboratórios híbridos, digitais e analógicos, compartilhados, democráticos e de fim social. Tendo em vista essa hipótese, busca-se aprofundar a pesquisa nos crescentes movimentos da década de 1980, Maker e Hackerspace, Do-It-Yourself (DIY), Do-It-Together (DIT). Desta forma, a pesquisa mostra duas vertentes de apropriação da Fabricação Digital, o Fabrication Laboratory (Fab Lab) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Architectural Association Visitig School (AAVS). Procura-se fazer uma abordagem crítica de ambas, elegendo o modelo Fab Lab como exemplo mais próximo do que se propõem como síntese: o uso de laboratórios de Fabricação Digital nas escolas de Arquitetura, como modelo de aprendizagem cooperativa, cocriativa e colaborativa, com capacidades abertas para sua democratização, por meio de políticas públicas aliadas ao pensamento e à pesquisa universitária. Para esta apropriação crítica, a Tese apresenta a tecnologia da Fabricação Digital dentro de seu contexto econômico, político e social, o qual remonta suas matrizes históricas à Revolução Industrial e ao modo de produção capitalista, chegando ao open source/código aberto que, a partir da década de 1980, abre as potencialidades de uso desta tecnologia, chegando até dias atuais com seu enorme potencial disruptivo em todos os campos de pesquisa e conhecimento.
id UFMG_386f86490e6379369f337475cf619873
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AY7JAT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose dos Santos Cabral FilhoAna Paula Baltazar dos SantosSandro Canavezzi de AbreuIsabel Amalia Medero RochaUnderléa Miotto BruscatoFlavia Ballerini2019-08-10T02:32:29Z2019-08-10T02:32:29Z2017-08-31http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7JATEsta pesquisa propõe analisar a Fabricação Digital e suas mais recentes apropriações na Arquitetura e no Design. O objetivo da pesquisa consiste na busca de uma apropriação crítica do que tem se produzido nos laboratórios de Fabricação Digital, trazendo benefícios para a Arquitetura e áreas afins. Por meio de um reexame das potencialidades do aprender fazendo e da retomada da materialidade perdida nos processos convencionais de projeto, que são reproduzidos com o uso do computador, avançando para a alienação dos envolvidos do processo de projeto, essa Tese visa à autonomia e à emancipação. Procura um diálogo crítico com a vanguarda da arquitetura de fabricação digital, apresentando como hipótese uma proposta de apropriação de baixo para cima (bottom-up) passível de ser implementada no ensino e na prática da Arquitetura a partir de experiências de laboratórios híbridos, digitais e analógicos, compartilhados, democráticos e de fim social. Tendo em vista essa hipótese, busca-se aprofundar a pesquisa nos crescentes movimentos da década de 1980, Maker e Hackerspace, Do-It-Yourself (DIY), Do-It-Together (DIT). Desta forma, a pesquisa mostra duas vertentes de apropriação da Fabricação Digital, o Fabrication Laboratory (Fab Lab) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Architectural Association Visitig School (AAVS). Procura-se fazer uma abordagem crítica de ambas, elegendo o modelo Fab Lab como exemplo mais próximo do que se propõem como síntese: o uso de laboratórios de Fabricação Digital nas escolas de Arquitetura, como modelo de aprendizagem cooperativa, cocriativa e colaborativa, com capacidades abertas para sua democratização, por meio de políticas públicas aliadas ao pensamento e à pesquisa universitária. Para esta apropriação crítica, a Tese apresenta a tecnologia da Fabricação Digital dentro de seu contexto econômico, político e social, o qual remonta suas matrizes históricas à Revolução Industrial e ao modo de produção capitalista, chegando ao open source/código aberto que, a partir da década de 1980, abre as potencialidades de uso desta tecnologia, chegando até dias atuais com seu enorme potencial disruptivo em todos os campos de pesquisa e conhecimento.This research proposes to analyze the Digital Fabrication as a process of design integrated to the processes of industrial production that has as a common means the digital codification and its most recent appropriations in architecture and design. The objective of the research is to search for a critical appropriation of what has been produced in the Digital Fabrication laboratories that may be able to bring benefits to the architecture and related areas, through a reexamination of the potentialities of learning through the resumption of materiality, that in the conventional processes of design, which are reproduced with the use of the computer, ends up being lost the materiality and moving towards the alienation of those involved in the design process, so this thesis aims at autonomy and emancipation. From there, we seek a critical dialogue with the vanguard of the digital manufacturing architecture, presenting as hypothesis a proposal of critical, shared and bottom-up appropriation that can be implemented in the teaching and practice of architecture - the from hybrid, digital and analog, shared, democratic and social endowment experiences. Based on this hypothesis, we seek to deepen our research into the growing movements of Maker and Hackerspace since the 1980s, which are a reinvention of Do-It-Yourself (DIY) movements, transformed into Do-It-Together (DIT). From this, the research shows two strands or models of appropriation of the Digital Fabrication as the Fabrication laboratory (Fab Lab) of the Massachusetts Institute of Technology (MIT) and the Architectural Association Visitig School (AAVS). It seeks to take a critical approach to both, choosing the Fab Lab model as an example that is closer to what we propose as a synthesis: the use of Digital Manufacturing laboratories in architecture schools, based on a learning model based on cooperation and knowledge sharing , both technical and political. The first objective is to mobilize cooperation between people through technology: learning to cooperate with one another. For this critical appropriation, the thesis presents the technology of the Digital Fabrication within its economic-political and social context, which traces its historical matrices to the Industrial Revolution and the capitalist mode of production, arriving at the open source that, from of the 1980s, opens up the potential of using this technology outside the factories, reaching until today with its enormous disruptive potential in all fields of research and knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura e tecnologiaFabricação digitalCooperação naAprendizagemprodução da arquiteturaTeoria do projeto em arquiteturaFabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflavia_ballerini_2017__1_.pdfapplication/pdf13364253https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AY7JAT/1/flavia_ballerini_2017__1_.pdf0484cab2f11e3e8cf084ccd8d76a5860MD51TEXTflavia_ballerini_2017__1_.pdf.txtflavia_ballerini_2017__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain534424https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AY7JAT/2/flavia_ballerini_2017__1_.pdf.txt6da8aa9b3884546c5924a1c6d20e70c8MD521843/MMMD-AY7JAT2019-11-14 03:09:11.985oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AY7JATRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:09:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
title Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
spellingShingle Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
Flavia Ballerini
Fabricação digital
Cooperação na
Aprendizagem
produção da arquitetura
Teoria do projeto em arquitetura
Arquitetura e tecnologia
title_short Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
title_full Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
title_fullStr Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
title_full_unstemmed Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
title_sort Fabricação digital: uma análise crítica - fortalecendo a cooperação por meio da fabricação digital
author Flavia Ballerini
author_facet Flavia Ballerini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula Baltazar dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandro Canavezzi de Abreu
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Isabel Amalia Medero Rocha
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Underléa Miotto Bruscato
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavia Ballerini
contributor_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
Ana Paula Baltazar dos Santos
Sandro Canavezzi de Abreu
Isabel Amalia Medero Rocha
Underléa Miotto Bruscato
dc.subject.por.fl_str_mv Fabricação digital
Cooperação na
Aprendizagem
produção da arquitetura
Teoria do projeto em arquitetura
topic Fabricação digital
Cooperação na
Aprendizagem
produção da arquitetura
Teoria do projeto em arquitetura
Arquitetura e tecnologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura e tecnologia
description Esta pesquisa propõe analisar a Fabricação Digital e suas mais recentes apropriações na Arquitetura e no Design. O objetivo da pesquisa consiste na busca de uma apropriação crítica do que tem se produzido nos laboratórios de Fabricação Digital, trazendo benefícios para a Arquitetura e áreas afins. Por meio de um reexame das potencialidades do aprender fazendo e da retomada da materialidade perdida nos processos convencionais de projeto, que são reproduzidos com o uso do computador, avançando para a alienação dos envolvidos do processo de projeto, essa Tese visa à autonomia e à emancipação. Procura um diálogo crítico com a vanguarda da arquitetura de fabricação digital, apresentando como hipótese uma proposta de apropriação de baixo para cima (bottom-up) passível de ser implementada no ensino e na prática da Arquitetura a partir de experiências de laboratórios híbridos, digitais e analógicos, compartilhados, democráticos e de fim social. Tendo em vista essa hipótese, busca-se aprofundar a pesquisa nos crescentes movimentos da década de 1980, Maker e Hackerspace, Do-It-Yourself (DIY), Do-It-Together (DIT). Desta forma, a pesquisa mostra duas vertentes de apropriação da Fabricação Digital, o Fabrication Laboratory (Fab Lab) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Architectural Association Visitig School (AAVS). Procura-se fazer uma abordagem crítica de ambas, elegendo o modelo Fab Lab como exemplo mais próximo do que se propõem como síntese: o uso de laboratórios de Fabricação Digital nas escolas de Arquitetura, como modelo de aprendizagem cooperativa, cocriativa e colaborativa, com capacidades abertas para sua democratização, por meio de políticas públicas aliadas ao pensamento e à pesquisa universitária. Para esta apropriação crítica, a Tese apresenta a tecnologia da Fabricação Digital dentro de seu contexto econômico, político e social, o qual remonta suas matrizes históricas à Revolução Industrial e ao modo de produção capitalista, chegando ao open source/código aberto que, a partir da década de 1980, abre as potencialidades de uso desta tecnologia, chegando até dias atuais com seu enorme potencial disruptivo em todos os campos de pesquisa e conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T02:32:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7JAT
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AY7JAT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AY7JAT/1/flavia_ballerini_2017__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AY7JAT/2/flavia_ballerini_2017__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0484cab2f11e3e8cf084ccd8d76a5860
6da8aa9b3884546c5924a1c6d20e70c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589352950857728