Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana dos Santos Belga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6
Resumo: A hipercorreção ocorre quando o usuário da língua, seja falada ou escrita, produz formas incorretas do ponto de vista gramatical na tentativa de alcançar a norma-padrão. Em geral, esse fenômeno ocorre por analogia a regras já aprendidas e é recorrente com palavras que são alvo de correção, especialmente pela escola. Com base neste princípio, sob as perspectivas teóricas da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa teve o corpus constituído por amostragem não probabilística. O objetivo deste estudo foi descrever o fenômeno da hipercorreção na escrita de textos produzidos por alunos de graduação em Direito para que fosse possível identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno, conceituar a hipercorreção na escrita, verificar seus tipos mais recorrentes para, finalmente, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas. A análise dos dados, realizada com base nos princípios qualitativos, evidenciou que a hipercorreção na escrita acadêmica ocorre, principalmente, nos níveis ortográfico e estilístico e revelou a pouca familiaridade dos alunos com a escrita formal. Os resultados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo com a produção de textos, desde o ensino fundamental até o ensino superior, que possibilite que o aluno tome consciência do processo de escrita e apreenda efetivamente as regras ortográficas e gramaticais com vistas à melhor interação escrita no meio acadêmico, profissional e nas diferentes práticas sociais.
id UFMG_388d4833d1094fe4914b1f72b9b7b68d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B9LHU6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Daniela Mara Lima Oliveira GuimaraesAdriane Teresinha SartoriAnya Karina Campos d Almeida e PinhoJuliana dos Santos Belga2019-08-11T21:21:17Z2019-08-11T21:21:17Z2019-01-21http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6A hipercorreção ocorre quando o usuário da língua, seja falada ou escrita, produz formas incorretas do ponto de vista gramatical na tentativa de alcançar a norma-padrão. Em geral, esse fenômeno ocorre por analogia a regras já aprendidas e é recorrente com palavras que são alvo de correção, especialmente pela escola. Com base neste princípio, sob as perspectivas teóricas da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa teve o corpus constituído por amostragem não probabilística. O objetivo deste estudo foi descrever o fenômeno da hipercorreção na escrita de textos produzidos por alunos de graduação em Direito para que fosse possível identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno, conceituar a hipercorreção na escrita, verificar seus tipos mais recorrentes para, finalmente, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas. A análise dos dados, realizada com base nos princípios qualitativos, evidenciou que a hipercorreção na escrita acadêmica ocorre, principalmente, nos níveis ortográfico e estilístico e revelou a pouca familiaridade dos alunos com a escrita formal. Os resultados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo com a produção de textos, desde o ensino fundamental até o ensino superior, que possibilite que o aluno tome consciência do processo de escrita e apreenda efetivamente as regras ortográficas e gramaticais com vistas à melhor interação escrita no meio acadêmico, profissional e nas diferentes práticas sociais.Hypercorrection occurs when language users, whether in spoken or written language, produce incorrect word forms and expressions from the gramatical point of view with the intention of reaching the standard language. Generally, this phenomenon occurs by analogy to rules already learned and it is recurring with words that are subject to correction, especially by the school. Based on this principle, under the theoretical perspectives of Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics, this research had the corpus constituted by non-probabilistic sampling. The objective of this study was to describe the phenomenon of hypercorrection in the texts written by undergraduate students in Law so that it was possible to identify aspects that characterize this phenomenon, to conceptualize hypercorrection in writing, check your most recurring types, examine the factors that influence it and finally to reflect about possible pedagogical practices. The data analysis, carried out on the basis of qualitative principles, showed that hypercorrection in academic writing occurs mainly at the orthographic and stylistic levels and revealed the little familiarity of students with formal writing. The results point out to the need of continuous work with the text production, from elementary school to university education, that allows students to become aware of the writing process, to effectively learn the orthographic and grammatical rules, to improve written interaction in the academic environment, professional and in the several social practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguística aplicadaRedação acadêmicaVícios de linguagemSociolinguísticaProdução de textosLíngua portuguesa ErrosHipercorreçãoSociolinguística EducacionalProdução de textoSociolinguísticaEscrita acadêmicaHipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1982m.pdfapplication/pdf22712346https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B9LHU6/1/1982m.pdf95dd8d7a94622c1e4a749d5da0af5979MD51TEXT1982m.pdf.txt1982m.pdf.txtExtracted texttext/plain216035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B9LHU6/2/1982m.pdf.txt11cdad8d2e23ce79e8bb08e55fae40e3MD521843/LETR-B9LHU62019-11-14 07:17:02.354oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B9LHU6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:17:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
title Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
spellingShingle Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
Juliana dos Santos Belga
Hipercorreção
Sociolinguística Educacional
Produção de texto
Sociolinguística
Escrita acadêmica
Linguística aplicada
Redação acadêmica
Vícios de linguagem
Sociolinguística
Produção de textos
Língua portuguesa Erros
title_short Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
title_full Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
title_fullStr Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
title_full_unstemmed Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
title_sort Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
author Juliana dos Santos Belga
author_facet Juliana dos Santos Belga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriane Teresinha Sartori
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anya Karina Campos d Almeida e Pinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana dos Santos Belga
contributor_str_mv Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes
Adriane Teresinha Sartori
Anya Karina Campos d Almeida e Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Hipercorreção
Sociolinguística Educacional
Produção de texto
Sociolinguística
Escrita acadêmica
topic Hipercorreção
Sociolinguística Educacional
Produção de texto
Sociolinguística
Escrita acadêmica
Linguística aplicada
Redação acadêmica
Vícios de linguagem
Sociolinguística
Produção de textos
Língua portuguesa Erros
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Linguística aplicada
Redação acadêmica
Vícios de linguagem
Sociolinguística
Produção de textos
Língua portuguesa Erros
description A hipercorreção ocorre quando o usuário da língua, seja falada ou escrita, produz formas incorretas do ponto de vista gramatical na tentativa de alcançar a norma-padrão. Em geral, esse fenômeno ocorre por analogia a regras já aprendidas e é recorrente com palavras que são alvo de correção, especialmente pela escola. Com base neste princípio, sob as perspectivas teóricas da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa teve o corpus constituído por amostragem não probabilística. O objetivo deste estudo foi descrever o fenômeno da hipercorreção na escrita de textos produzidos por alunos de graduação em Direito para que fosse possível identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno, conceituar a hipercorreção na escrita, verificar seus tipos mais recorrentes para, finalmente, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas. A análise dos dados, realizada com base nos princípios qualitativos, evidenciou que a hipercorreção na escrita acadêmica ocorre, principalmente, nos níveis ortográfico e estilístico e revelou a pouca familiaridade dos alunos com a escrita formal. Os resultados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo com a produção de textos, desde o ensino fundamental até o ensino superior, que possibilite que o aluno tome consciência do processo de escrita e apreenda efetivamente as regras ortográficas e gramaticais com vistas à melhor interação escrita no meio acadêmico, profissional e nas diferentes práticas sociais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:21:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:21:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B9LHU6/1/1982m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B9LHU6/2/1982m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 95dd8d7a94622c1e4a749d5da0af5979
11cdad8d2e23ce79e8bb08e55fae40e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971231304056832