Sobre o problema da identidade pessoal: David Hume e seus críticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VFHMK |
Resumo: | O problema da identidade pessoal é, talvez, o tópico mais polêmico da filosofia de David Hume (1711 1776). Três fatores contribuíram para fomentar tal polêmica: a inovação da explanação humeana ao definir a mente como um feixe de percepções que não possui identidade perfeita; a confissão, no Apêndice, de insatisfação com sua própria explicação e, finalmente, o abandono do problema nas obras posteriores. A literatura secundária aborda a questão da identidade pessoal procurando detectar a inconsistência na teoria, reconhecida por Hume, a fim de apontar a real natureza da insatisfação humeana. Esta dissertação segue um caminho diferente. Nosso objetivo é analisar a recepção da teoria humeana por dois filósofos contemporâneos a Hume: Thomas Reid (1710-1796) e James Beattie (1735-1803). Nesse sentido, nosso trabalho é prioritariamente histórico e procura reconstruir as críticas de Reid e Beattie à filosofia humeana. A escolha por estes autores é justificada pela importância de ambos para o contexto filosófico moderno. Representantes daquela que ficou conhecida como filosofia do senso comum, Reid e Beattie fizeram uma leitura da filosofia humeana sobretudo no Tratado da Natureza Humana que contribuiu para a difusão da imagem de um Hume radicalmente cético. Não por acaso, Hume lançou uma nota renegando o Tratado. Tal nota foi caracterizada pelo próprio autor como resposta completa ao Dr. Reid e àquele seu colega tolo e fanático, Beattie. Dessa forma, procuramos, no primeiro capítulo, analisar a explicação da identidade pessoal oferecida na seção 1.4.6 do Tratado e examinar a natureza da insatisfação de Hume retratação do Apêndice. No segundo capítulo, apresentamos a crítica empreendida pelos filósofos do senso comum à via das idéias, da qual a explicação humeana da identidade pessoal é um dos produtos, e mostramos a alternativa oferecida por Reid para tentar resolver os problemas da teoria de Hume. Finalmente, no terceiro capítulo, examinamos as críticas de Thomas Reid e James Beattie especificamente à noção humeana de identidade pessoal; críticas estas que, simultaneamente, promovem os princípios da filosofia do senso comum por eles proposta. |
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Livia Mara GuimaraesDanilo Marcondes de Souza FilhoJose Raimundo Maia NetoMatheus Batista dos Reis2019-08-10T22:39:47Z2019-08-10T22:39:47Z2010-02-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VFHMKO problema da identidade pessoal é, talvez, o tópico mais polêmico da filosofia de David Hume (1711 1776). Três fatores contribuíram para fomentar tal polêmica: a inovação da explanação humeana ao definir a mente como um feixe de percepções que não possui identidade perfeita; a confissão, no Apêndice, de insatisfação com sua própria explicação e, finalmente, o abandono do problema nas obras posteriores. A literatura secundária aborda a questão da identidade pessoal procurando detectar a inconsistência na teoria, reconhecida por Hume, a fim de apontar a real natureza da insatisfação humeana. Esta dissertação segue um caminho diferente. Nosso objetivo é analisar a recepção da teoria humeana por dois filósofos contemporâneos a Hume: Thomas Reid (1710-1796) e James Beattie (1735-1803). Nesse sentido, nosso trabalho é prioritariamente histórico e procura reconstruir as críticas de Reid e Beattie à filosofia humeana. A escolha por estes autores é justificada pela importância de ambos para o contexto filosófico moderno. Representantes daquela que ficou conhecida como filosofia do senso comum, Reid e Beattie fizeram uma leitura da filosofia humeana sobretudo no Tratado da Natureza Humana que contribuiu para a difusão da imagem de um Hume radicalmente cético. Não por acaso, Hume lançou uma nota renegando o Tratado. Tal nota foi caracterizada pelo próprio autor como resposta completa ao Dr. Reid e àquele seu colega tolo e fanático, Beattie. Dessa forma, procuramos, no primeiro capítulo, analisar a explicação da identidade pessoal oferecida na seção 1.4.6 do Tratado e examinar a natureza da insatisfação de Hume retratação do Apêndice. No segundo capítulo, apresentamos a crítica empreendida pelos filósofos do senso comum à via das idéias, da qual a explicação humeana da identidade pessoal é um dos produtos, e mostramos a alternativa oferecida por Reid para tentar resolver os problemas da teoria de Hume. Finalmente, no terceiro capítulo, examinamos as críticas de Thomas Reid e James Beattie especificamente à noção humeana de identidade pessoal; críticas estas que, simultaneamente, promovem os princípios da filosofia do senso comum por eles proposta.On the problem of personal identity: David Hume and his critics the problem of personal identity is, perhaps, the most polemic topic of David Hume's (1711-1776) philosophy. Three causes can be pointed: the innovation of Hume's explanation when he defines the mind as a bundle of perceptions that lacks perfect identity; the confession, in "Appendix", of dissatisfaction with his own explication and, finally, the fact that he abandons the problem in his posterior works. Scholars approaches personal identity problem by looking what is the inconsistency in the theory, acknowledged by Hume, in order to draw the real nature of his dissatisfaction. This dissertation follows a different path. Our aim is to analyze the reception of Hume's theory by two contemporarys philosophers of him: Thomas Reid (1710-1796) and James Beattie (1735-1803). Therefore, our research is primarily historical and tries to rebuild Beattie's and Reid's criticism of Hume's philosophy. Choosing these philosophers is justified for the importance of both to modern philosophical context. Representing the so-called common sense philosophy, Reid and Beattie's interpretation of Hume's philosophy - mainly in Treatise of Human Nature - contributed to a diffusion of Hume as a radical skeptic. That is why Hume releases a note denying the Treatise. Such note was characterized by Hume as "a compleat Answer to Dr. Reid and to that bigotted silly Fellow, Beattie. That said, we try, in the first chapter, to analyze personal identity explanation on Treatise's section 1.4.6 and to examine the nature of Hume's dissatisfaction confessed in the Appendix. In the second chapter, we present the common sense philosopher's criticism of the "way of ideas", from which Hume draws his personal identity theory and show the alternative offered by Reid in attempt to solve the problems of humean philosophy. Finally, in the third chapter, we examine Reid's and Beattie's criticism specifically on humean notion of personal identity; criticism which, simultaneously, promote the principles of their common sense philosophy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReid, Thomas, 1710-1796Senso comumHume, David, 1711-1776Beattie, James, 1735-1803FilosofiaCeticismoJames BeattieDavid HumeSenso comumIdentidade pessoalThomas ReidCeticismoSobre o problema da identidade pessoal: David Hume e seus críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmatheus_batista_dos_reis___sobre_o_problema_da_identidade_pe.pdfapplication/pdf719676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VFHMK/1/matheus_batista_dos_reis___sobre_o_problema_da_identidade_pe.pdff1b69f36b4fe89621cc2ddbd17bfd449MD51TEXTmatheus_batista_dos_reis___sobre_o_problema_da_identidade_pe.pdf.txtmatheus_batista_dos_reis___sobre_o_problema_da_identidade_pe.pdf.txtExtracted texttext/plain241375https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VFHMK/2/matheus_batista_dos_reis___sobre_o_problema_da_identidade_pe.pdf.txt4d9b9fd84377d00d6e17fb1b87851d08MD521843/BUOS-8VFHMK2019-11-14 10:08:24.713oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8VFHMKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:08:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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