Efeitos da educação em saúde na aprendizagem, mudança de atitude e desenvolvimento cognitivo de crianças de área endêmica para helmintoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline da Silva Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8H2FSS
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de dois métodos de Educação em Saúde sobre a aprendizagem, a mudança de atitude e o desenvolvimento cognitivo de crianças sadias e infectadas, previamente tratadas para helmintoses. Trata-se de um estudo quase experimental com configuração longitudinal (duração de oito meses) de base quantitativa. Foi desenvolvido na cidade de Maranhão, Minas Gerais, Brasil, área rural, endêmica para helmintoses intestinais. Participaram do estudo 98 crianças de ambos os sexos, distribuídas aleatoriamente em três grupos: o grupo submetido à Pedagogia Não Diretiva (PND), pautado na filosofia de John Dewey; o grupo Pedagogia Diretiva (PD), pautada no modelo tradicional de ensino, e o grupo Controle. Para a coleta de dados foram aplicados, antes e após a intervenção educativa, um questionário estruturado, um semiestruturado e os testes psicológicos Raven, Wisc-III e DFH III, visando avaliar a aprendizagem, mudança de atitude e desenvolvimento cognitivo das crianças, respectivamente. Antes de iniciar o estudo, as crianças foram submetidas ao exame parasitológico de fezes para diagnóstico de infecção e, em caso positivo, foram tratadas, iniciando o estudo ovonegativas. Para a comparação intragrupos dos resultados referentes aos questionários e testes psicológicos, os dados foram analisados pela comparação das porcentagens médias do pré-teste e do pós-teste (Paired-Samples T Teste); para a comparação do desempenho intergrupos, foi utilizado o teste ANOVA e de Tukey. Para a comparação entre o grupo de infectados e sadios no Tempo 1 e dentro dos grupos Educação (crianças dos grupos PND e PD) e Controle, foi utilizado o teste Mann Whitney. No que se refere aos conhecimentos gerais sobre helmintoses, os três grupos apresentaram avanço estatisticamente significativo. No entanto, apesar de maior ganho proporcional do grupo PND, não houve diferença estatisticamente significativa entre o desempenho desses grupos (p>0,005). Com relação aos conhecimentos específicos sobre cada helmintose, os resultados mostraram avanço significativo e igualmente importante nos grupos PND e PD (p: 0,001 e p: 0, 001, respectivamente). Os resultados do questionário semiestruturado mostraram que não houve mudança de atitude após a intervenção educativa. Quanto aos testes psicológicos, os resultados mostraram pequenos avanços em termos de desenvolvimento cognitivo, porém, sem significância estatística que remeta à mudança de nível classificatório de cognição. Conclui-se que, embora a educação tenha sido eficiente para promover aprendizagem com relação às helmintoses, não houve tempo suficiente para resultar em desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. No que diz respeito à relação entre aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e infecção, verificou-se que as crianças infectadas que receberam educação (grupo Educação) apresentaram melhora na aprendizagem quando comparadas ao grupo Controle. O fato dos dois métodos educativos terem produzido efeitos igualmente importantes em termos de aprendizagem, pode ser explicado em primeiro lugar, em função do tempo-espaço fluidos da Pedagogia Não Diretiva serem incompatíveis com a necessidade que a Educação em Saúde coloca de consolidação de conhecimentos e atitudes. Em segundo lugar, pela intervenção pautada na Pedagogia Não Diretiva ter se configurado na prática como uma pedagogia mais centrada nas atividades que no conhecimento. O estudo aponta para a necessidade de se buscar, na Educação em Saúde, a superação da antinomia existente entre os métodos.
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Para a coleta de dados foram aplicados, antes e após a intervenção educativa, um questionário estruturado, um semiestruturado e os testes psicológicos Raven, Wisc-III e DFH III, visando avaliar a aprendizagem, mudança de atitude e desenvolvimento cognitivo das crianças, respectivamente. Antes de iniciar o estudo, as crianças foram submetidas ao exame parasitológico de fezes para diagnóstico de infecção e, em caso positivo, foram tratadas, iniciando o estudo ovonegativas. Para a comparação intragrupos dos resultados referentes aos questionários e testes psicológicos, os dados foram analisados pela comparação das porcentagens médias do pré-teste e do pós-teste (Paired-Samples T Teste); para a comparação do desempenho intergrupos, foi utilizado o teste ANOVA e de Tukey. Para a comparação entre o grupo de infectados e sadios no Tempo 1 e dentro dos grupos Educação (crianças dos grupos PND e PD) e Controle, foi utilizado o teste Mann Whitney. No que se refere aos conhecimentos gerais sobre helmintoses, os três grupos apresentaram avanço estatisticamente significativo. No entanto, apesar de maior ganho proporcional do grupo PND, não houve diferença estatisticamente significativa entre o desempenho desses grupos (p>0,005). Com relação aos conhecimentos específicos sobre cada helmintose, os resultados mostraram avanço significativo e igualmente importante nos grupos PND e PD (p: 0,001 e p: 0, 001, respectivamente). Os resultados do questionário semiestruturado mostraram que não houve mudança de atitude após a intervenção educativa. Quanto aos testes psicológicos, os resultados mostraram pequenos avanços em termos de desenvolvimento cognitivo, porém, sem significância estatística que remeta à mudança de nível classificatório de cognição. Conclui-se que, embora a educação tenha sido eficiente para promover aprendizagem com relação às helmintoses, não houve tempo suficiente para resultar em desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. No que diz respeito à relação entre aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e infecção, verificou-se que as crianças infectadas que receberam educação (grupo Educação) apresentaram melhora na aprendizagem quando comparadas ao grupo Controle. O fato dos dois métodos educativos terem produzido efeitos igualmente importantes em termos de aprendizagem, pode ser explicado em primeiro lugar, em função do tempo-espaço fluidos da Pedagogia Não Diretiva serem incompatíveis com a necessidade que a Educação em Saúde coloca de consolidação de conhecimentos e atitudes. Em segundo lugar, pela intervenção pautada na Pedagogia Não Diretiva ter se configurado na prática como uma pedagogia mais centrada nas atividades que no conhecimento. O estudo aponta para a necessidade de se buscar, na Educação em Saúde, a superação da antinomia existente entre os métodos.This study aimed to evaluate the effects of two methods of Health Education in learning, attitude change and cognitive development of healthy and infected children, previously treated for helminths. This is a longitudinal quasi-experimental study (lasting eight months), conducted in a rural area of NE Minas Gerais state, Brazil, where helminth infection is endemic. Ninety-eight children of both genders participated in this study and were randomly distributed in three groups: the first group received Non-Directive Pedagogy (NDP), based on the works of John Dewey; the second group received Directive Pedagogy (DP), based on traditional educational methods; and the third group (Control group) received activities unrelated to Pedagogy. For the Non-Directive Pedagogy group (NDP) and the Directive Pedagogy group (DP), themes such as helminth infections and transmission, hygiene, health-care and the environment were approached. Three methods were used to collect data pre- and post- intervention: (1) a structured questionnaire, (2) a semi-structured questionnaire, and (3) a cognitive test battery, including the Raven, Wisc-III and DFH III psychological tests. These tests were applied before and after the educational intervention took place to evaluate changes in learning, attitude, and the cognitive development of children, respectively. Before starting the study, children were tested for helminth infection through a parasites exam and, if results came positive, they were treated, and an egg-negative study was then initiated. For intragroup comparison, of results concerning questionnaires and psychological tests, data was analyzed by comparing the mean percentage before and after the tests (Paired-Samples T Test); to compare intergroup performance, ANOVA and Turkey Tests were utilized. For a comparison between the healthy group and the infected group in pre-intervention, and within the Education group (children from NDP and DP Groups) and the Control group, the Mann Whitney test was used. In relation to the general knowledge on helminthiasis, the three groups presented statistically significant development. However, despite the higher proportional gain of the NDP group, there was no statistically relevant difference between the advances of those groups (p > 0.005). Concerning specific knowledge of each helminth, the results showed equally significant advances in the NDP and DP groups (p: 0.001 and p: 0.001, respectively). The results obtained from the semi-structured questionnaire showed that there was no change in health attitude following the educational intervention. In relation to the psychological tests, results showed small improvements in cognitive development; however, they were statistically insignificant in as much as allowing changes in the classification level of cognition of the test subjects. Therefore, even though educational intervention was efficient in promoting learning in regard to helminthiasis, there was not enough time to attain improvement in the cognitive function of the subjects. As for the relation among learning, cognitive development and infection, it was verified that infected children who were subjected to educational methods (Education group) showed some improvement if compared to the ones in the Control group. The fact that two educational methods have produced equally important results regarding learning can be explained considering that the fluid time-space of DP is incompatible with the need to consolidate knowledge and attitude, indicated in health education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFezes/parasitologiaHumanosFemininoEnfermagemAprendizagemMasculinoHelmintíaseEducação em SaúdeQuestionáriosCogniçãoTestes PsicológicosCriançaDesenvolvimento CognitivoHelmintosesAprendizagemEducação em SaúdeEscolaresEfeitos da educação em saúde na aprendizagem, mudança de atitude e desenvolvimento cognitivo de crianças de área endêmica para helmintosesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaline_da_silva_miranda.pdfapplication/pdf6111732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8H2FSS/1/aline_da_silva_miranda.pdfdd2f85cf35426020bbe0121efac45617MD51TEXTaline_da_silva_miranda.pdf.txtaline_da_silva_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain220635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8H2FSS/2/aline_da_silva_miranda.pdf.txt6da265176b8b6b2ba0e46a594ee6c007MD521843/GCPA-8H2FSS2019-11-14 10:59:49.484oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8H2FSSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:59:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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