O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGPW |
Resumo: | Como se desenvolvem as relações instauradas entre cineastas e sujeitos filmados em alguns documentários brasileiros recentes nos quais o espaço filmado é o da casa e seus arredores? Para apreender as variações dessas relações, recorremos à noção de hospitalidade, definida pela copresença do hóspede e do anfitrião em um espaço dominado por este e estranho àquele. A tese faz um uso heurístico da noção de hospitalidade para compreender os elementos em jogo na cena fílmica, partilhada por cineastas (como hóspedes/visitantes) e sujeitos filmados (tomados como anfitriões). A metodologia privilegiou a descrição das cenas em diferentes filmes, visando a realçar os elementos presentes na duração da tomada e na cena montada. Essa descrição levou em conta a disposição da mise-en-scène, a auto-mise-en-scène desenvolvida pelos personagens e também a organização da montagem. Para dar conta das variações da cena fílmica da hospitalidade, criamos cinco figuras: Acolhida, Amizade, Limiar, Recuo e Armadilha. |
id |
UFMG_3a163ae7e03a2197c467926762de5a9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3UGPW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cesar Geraldo GuimaraesHenri Pierre Arraes de Alencar GervaiseauAnna Karina Castanheira BartolomeuAndré Guimarães BrasilRoberta Oliveira VeigaDiego Baraldi de Lima2019-08-13T05:50:18Z2019-08-13T05:50:18Z2014-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGPWComo se desenvolvem as relações instauradas entre cineastas e sujeitos filmados em alguns documentários brasileiros recentes nos quais o espaço filmado é o da casa e seus arredores? Para apreender as variações dessas relações, recorremos à noção de hospitalidade, definida pela copresença do hóspede e do anfitrião em um espaço dominado por este e estranho àquele. A tese faz um uso heurístico da noção de hospitalidade para compreender os elementos em jogo na cena fílmica, partilhada por cineastas (como hóspedes/visitantes) e sujeitos filmados (tomados como anfitriões). A metodologia privilegiou a descrição das cenas em diferentes filmes, visando a realçar os elementos presentes na duração da tomada e na cena montada. Essa descrição levou em conta a disposição da mise-en-scène, a auto-mise-en-scène desenvolvida pelos personagens e também a organização da montagem. Para dar conta das variações da cena fílmica da hospitalidade, criamos cinco figuras: Acolhida, Amizade, Limiar, Recuo e Armadilha.How does the relationship between the filmmaker and the characters develop in some recent Brazilian documentaries in which the set is the house and its surroundings? To grasp the variations of those connections, we fall back on the idea of hospitality defined by the copresence of the guest and its host in a space familiar to the latter and strange to the former. The thesis makes heuristical use of the notion of hospitality to understand the elements presented in the filmic scene shared by filmmakers (as guests/visitors) and characters (taken as hosts). The methodology favored the description of scenes from different films, aiming to highlight the elements presented in the duration of the take and in the edited scene. This description took into consideration the arrange of the mise-en-scène, self-mise-en-scène developed by the characters and also the organization of the montage. To take in account the variance of the filmic scene of hospitality, we create five images: Fostering, Friendship, Threshold, Recoil and Trap.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema brasileiroDocumentário (Cinema)ComunicaçãoHospitalidadeCinema BrasileiroEspaço FílmicoHospitalidadeDocumentárioO cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdfapplication/pdf6477416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3UGPW/1/diego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf9d7c90a14a061df90c1b1e4326111f3fMD51TEXTdiego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf.txtdiego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf.txtExtracted texttext/plain526427https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3UGPW/2/diego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf.txtaacac96be83bf39ac7afbba853ff2a00MD521843/BUOS-B3UGPW2019-11-14 21:24:14.959oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3UGPWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:24:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
title |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
spellingShingle |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente Diego Baraldi de Lima Cinema Brasileiro Espaço Fílmico Hospitalidade Documentário Cinema brasileiro Documentário (Cinema) Comunicação Hospitalidade |
title_short |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
title_full |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
title_fullStr |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
title_full_unstemmed |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
title_sort |
O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente |
author |
Diego Baraldi de Lima |
author_facet |
Diego Baraldi de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cesar Geraldo Guimaraes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
André Guimarães Brasil |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Roberta Oliveira Veiga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego Baraldi de Lima |
contributor_str_mv |
Cesar Geraldo Guimaraes Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau Anna Karina Castanheira Bartolomeu André Guimarães Brasil Roberta Oliveira Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Brasileiro Espaço Fílmico Hospitalidade Documentário |
topic |
Cinema Brasileiro Espaço Fílmico Hospitalidade Documentário Cinema brasileiro Documentário (Cinema) Comunicação Hospitalidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema brasileiro Documentário (Cinema) Comunicação Hospitalidade |
description |
Como se desenvolvem as relações instauradas entre cineastas e sujeitos filmados em alguns documentários brasileiros recentes nos quais o espaço filmado é o da casa e seus arredores? Para apreender as variações dessas relações, recorremos à noção de hospitalidade, definida pela copresença do hóspede e do anfitrião em um espaço dominado por este e estranho àquele. A tese faz um uso heurístico da noção de hospitalidade para compreender os elementos em jogo na cena fílmica, partilhada por cineastas (como hóspedes/visitantes) e sujeitos filmados (tomados como anfitriões). A metodologia privilegiou a descrição das cenas em diferentes filmes, visando a realçar os elementos presentes na duração da tomada e na cena montada. Essa descrição levou em conta a disposição da mise-en-scène, a auto-mise-en-scène desenvolvida pelos personagens e também a organização da montagem. Para dar conta das variações da cena fílmica da hospitalidade, criamos cinco figuras: Acolhida, Amizade, Limiar, Recuo e Armadilha. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T05:50:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T05:50:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGPW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGPW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3UGPW/1/diego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3UGPW/2/diego_baraldi_de_lima._o_cineasta_na_casa_do_outro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d7c90a14a061df90c1b1e4326111f3f aacac96be83bf39ac7afbba853ff2a00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589381659820032 |