O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.881 http://hdl.handle.net/1843/57413 https://orcid.org/0000-0003-2860-2137 |
Resumo: | Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação. |
id |
UFMG_3abd3c61506700036c23d8a1d6586d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/57413 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-03T16:40:01Z2023-08-03T16:40:01Z2019-12-31322283316https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.8810103-4316http://hdl.handle.net/1843/57413https://orcid.org/0000-0003-2860-2137Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação.When she shows up in the Iliad, Helen is not any more erotically involved with Paris, accepting to lay down with him just because Aphrodite had obliged her to do so. If, on the one hand, Helen’s behavior seems to call into question the erotic dimension of her relation with Paris, on the other the poet will state in Iliad 24, 30 that it was the ‘feminine randiness’ (makhlosýnē) thrown upon her by Aphrodite that created her union with Paris, causing so many deaths as a consequence. Since the word makhlosýnē isn’t used nowhere else in the Homeric poems, some ancient commentators considered the possibility of athetizing the passage, because it would introduce in the poem an understanding of the erotic relation incompatible to the Iliad as a whole. Nevertheless, the explanation of this term in a scholion to the passage based on a reference to the Hesiodic fragment 132 M-W (= fr. 81 Most) adds new elements to its interpretation.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASClassica - Revista Brasileira De Estudos ClássicosLetrasLiteraturaEscritores gregosErotismoMakhlosýnēErotismoIlíadaHesíodoAfroditeO erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadoresHelen's erotism in the Iliad: Dionysos, the homeric perspective and the commentators' tasteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/881Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57413/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO erotismo de Helena na Ilíada_ Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores.pdfO erotismo de Helena na Ilíada_ Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores.pdfapplication/pdf733731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57413/2/O%20erotismo%20de%20Helena%20na%20Il%c3%adada_%20Dioniso%2c%20a%20perspectiva%20hom%c3%a9rica%20e%20o%20gosto%20dos%20comentadores.pdfb8dcb0a0c4487594da60ed62eeb1a2e8MD521843/574132023-08-03 13:40:01.296oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-03T16:40:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Helen's erotism in the Iliad: Dionysos, the homeric perspective and the commentators' taste |
title |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
spellingShingle |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes Makhlosýnē Erotismo Ilíada Hesíodo Afrodite Letras Literatura Escritores gregos Erotismo |
title_short |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
title_full |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
title_fullStr |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
title_full_unstemmed |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
title_sort |
O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores |
author |
Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
author_facet |
Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Makhlosýnē Erotismo Ilíada Hesíodo Afrodite |
topic |
Makhlosýnē Erotismo Ilíada Hesíodo Afrodite Letras Literatura Escritores gregos Erotismo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Letras Literatura Escritores gregos Erotismo |
description |
Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T16:40:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-03T16:40:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/57413 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.881 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4316 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2860-2137 |
url |
https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.881 http://hdl.handle.net/1843/57413 https://orcid.org/0000-0003-2860-2137 |
identifier_str_mv |
0103-4316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57413/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57413/2/O%20erotismo%20de%20Helena%20na%20Il%c3%adada_%20Dioniso%2c%20a%20perspectiva%20hom%c3%a9rica%20e%20o%20gosto%20dos%20comentadores.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 b8dcb0a0c4487594da60ed62eeb1a2e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589141463564288 |