Expansão do ensino superior e diferenciação institucional: uma análise comparativa do efeito dos modelos clássicos e vocacionais sobre o status operacional de seus egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus Faleiros Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TNNHH
Resumo: O Ensino Superior no mundo, historicamente, notabilizou-se por sua associação com a formação de elites. Com pressões variadas para a abertura e democratização desse nível educacional, houve um fenômeno de expansão do setor no mundo. Contudo a massificação do ensino superior não escapou de uma estratificação no interior dos sistemas de educação terciária. Para atender as demandas de democratização e abertura, foram criadas alternativas, como a privatização e a diversificação, que foram o canal de acesso para as classes sociais mais baixas. Mantiveram-se certos privilégios no Ensino Superior Tradicional para determinados grupos sociais, o que se verificaria também no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Nesse sentido, procurou-se no presente trabalho analisar o prestígio ocupacional pelo tipo de formação que o indivíduo teve. Comparou-se a formação tradicional, voltada para a formação de elites, a cargo das universidades públicas no Brasil; e aquela dos sistemas de expansão: instituições privadas e tecnológicas, em relação ao seu impacto na posição ocupada posteriormente pelo indivíduo no mercado de trabalho. Os dados utilizados para a análise foram da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2007, que teve o suplemento de Educação Profissional.
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