Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão. |
id |
CEDES-1_526c14c2ac3c23959ac6c64136da183c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302015000100117 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da UnifespExpansão do EnsinoDemocratizaçãoEnsino SuperiorEste artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015140518info:eu-repo/semantics/openAccessPerosa,Graziela SerroniCosta,Taline de Lima epor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100117Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
title |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
spellingShingle |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp Perosa,Graziela Serroni Expansão do Ensino Democratização Ensino Superior |
title_short |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
title_full |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
title_fullStr |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
title_full_unstemmed |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
title_sort |
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp |
author |
Perosa,Graziela Serroni |
author_facet |
Perosa,Graziela Serroni Costa,Taline de Lima e |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Taline de Lima e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perosa,Graziela Serroni Costa,Taline de Lima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expansão do Ensino Democratização Ensino Superior |
topic |
Expansão do Ensino Democratização Ensino Superior |
description |
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302015140518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.36 n.130 2015 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555892957184 |