Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perosa,Graziela Serroni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa,Taline de Lima e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117
Resumo: Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão.
id CEDES-1_526c14c2ac3c23959ac6c64136da183c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000100117
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da UnifespExpansão do EnsinoDemocratizaçãoEnsino SuperiorEste artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015140518info:eu-repo/semantics/openAccessPerosa,Graziela SerroniCosta,Taline de Lima epor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100117Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
title Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
spellingShingle Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
Perosa,Graziela Serroni
Expansão do Ensino
Democratização
Ensino Superior
title_short Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
title_full Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
title_fullStr Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
title_full_unstemmed Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
title_sort Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
author Perosa,Graziela Serroni
author_facet Perosa,Graziela Serroni
Costa,Taline de Lima e
author_role author
author2 Costa,Taline de Lima e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perosa,Graziela Serroni
Costa,Taline de Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão do Ensino
Democratização
Ensino Superior
topic Expansão do Ensino
Democratização
Ensino Superior
description Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015140518
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.130 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555892957184