Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_3b12ff1af7290bfbc4ea28c19b247598
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Emilia Caixeta de Castro LimaMaria das Graças de Paula2019-08-14T01:15:11Z2019-08-14T01:15:11Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQHEste trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidasUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura (Ensino de primeiro grau)EducaçãoCiência  Estudo e ensinoEnsino de ciências por investigaçãoInterpretaçãoCompreensãoAprendizagem significativaConstruindo consciênciasCompetênciasEstratégias de leituraEstratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maria_de_paula.pdfapplication/pdf586941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/1/monografia_maria_de_paula.pdf16ec47e4e341c72eef7f0441d0b3ea10MD51TEXTmonografia_maria_de_paula.pdf.txtmonografia_maria_de_paula.pdf.txtExtracted texttext/plain133484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/2/monografia_maria_de_paula.pdf.txt7be093a12686a7a2281ca099f5625fb0MD521843/BUBD-9AUJQH2019-11-14 17:11:24.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:11:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547317391785984