Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH |
Resumo: | Este trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidas |
id |
UFMG_3b12ff1af7290bfbc4ea28c19b247598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Emilia Caixeta de Castro LimaMaria das Graças de Paula2019-08-14T01:15:11Z2019-08-14T01:15:11Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQHEste trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidasUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura (Ensino de primeiro grau)EducaçãoCiência Estudo e ensinoEnsino de ciências por investigaçãoInterpretaçãoCompreensãoAprendizagem significativaConstruindo consciênciasCompetênciasEstratégias de leituraEstratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maria_de_paula.pdfapplication/pdf586941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/1/monografia_maria_de_paula.pdf16ec47e4e341c72eef7f0441d0b3ea10MD51TEXTmonografia_maria_de_paula.pdf.txtmonografia_maria_de_paula.pdf.txtExtracted texttext/plain133484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/2/monografia_maria_de_paula.pdf.txt7be093a12686a7a2281ca099f5625fb0MD521843/BUBD-9AUJQH2019-11-14 17:11:24.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:11:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
title |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
spellingShingle |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa Maria das Graças de Paula Ensino de ciências por investigação Interpretação Compreensão Aprendizagem significativa Construindo consciências Competências Estratégias de leitura Leitura (Ensino de primeiro grau) Educação Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
title_full |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
title_fullStr |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
title_sort |
Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa |
author |
Maria das Graças de Paula |
author_facet |
Maria das Graças de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Emilia Caixeta de Castro Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria das Graças de Paula |
contributor_str_mv |
Maria Emilia Caixeta de Castro Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências por investigação Interpretação Compreensão Aprendizagem significativa Construindo consciências Competências Estratégias de leitura |
topic |
Ensino de ciências por investigação Interpretação Compreensão Aprendizagem significativa Construindo consciências Competências Estratégias de leitura Leitura (Ensino de primeiro grau) Educação Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura (Ensino de primeiro grau) Educação Ciência Estudo e ensino |
description |
Este trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidas |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T01:15:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T01:15:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/1/monografia_maria_de_paula.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/2/monografia_maria_de_paula.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16ec47e4e341c72eef7f0441d0b3ea10 7be093a12686a7a2281ca099f5625fb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589190339788800 |