Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria das Graças de Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH
Resumo: Este trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidas
id UFMG_3b12ff1af7290bfbc4ea28c19b247598
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Emilia Caixeta de Castro LimaMaria das Graças de Paula2019-08-14T01:15:11Z2019-08-14T01:15:11Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQHEste trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidasUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura (Ensino de primeiro grau)EducaçãoCiência  Estudo e ensinoEnsino de ciências por investigaçãoInterpretaçãoCompreensãoAprendizagem significativaConstruindo consciênciasCompetênciasEstratégias de leituraEstratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maria_de_paula.pdfapplication/pdf586941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/1/monografia_maria_de_paula.pdf16ec47e4e341c72eef7f0441d0b3ea10MD51TEXTmonografia_maria_de_paula.pdf.txtmonografia_maria_de_paula.pdf.txtExtracted texttext/plain133484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/2/monografia_maria_de_paula.pdf.txt7be093a12686a7a2281ca099f5625fb0MD521843/BUBD-9AUJQH2019-11-14 17:11:24.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUJQHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:11:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
title Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
spellingShingle Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
Maria das Graças de Paula
Ensino de ciências por investigação
Interpretação
Compreensão
Aprendizagem significativa
Construindo consciências
Competências
Estratégias de leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Ciência  Estudo e ensino
title_short Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
title_full Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
title_fullStr Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
title_full_unstemmed Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
title_sort Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa
author Maria das Graças de Paula
author_facet Maria das Graças de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria das Graças de Paula
contributor_str_mv Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação
Interpretação
Compreensão
Aprendizagem significativa
Construindo consciências
Competências
Estratégias de leitura
topic Ensino de ciências por investigação
Interpretação
Compreensão
Aprendizagem significativa
Construindo consciências
Competências
Estratégias de leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Ciência  Estudo e ensino
description Este trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidas
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T01:15:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T01:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/1/monografia_maria_de_paula.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUJQH/2/monografia_maria_de_paula.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16ec47e4e341c72eef7f0441d0b3ea10
7be093a12686a7a2281ca099f5625fb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589190339788800