Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Luiz dos Santos Júnior
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFT
Resumo: O Planejamento Agregado relaciona-se com o dimensionamento dos recursos produtivos, assim como número de colaboradores e quantidade de equipamentos que têm impacto na capacidade produtiva. A principal finalidade é garantir que as atividades do armazém sejam realizadas no tempo correto com os recursos disponíveis. Empresas do setor automobilístico estão sujeitas a sofrer efeitos negativos influenciados pela economia e outros tipos de especulações externas, tais como, instabilidade do mercado, economia frágil e baixos investimentos de investidores externos. Como resultado final, tem-se uma grande oscilação nos planos produtivos que geram um desequilíbrio entre a demanda prevista e plano realizado, resultando em uma rápida reação do setor de recursos humanos para adequar a mão de obra a demanda para que a mão de obra dimensionada pelo setor da engenharia esteja alinhada ao volume de trabalho do armazém. Foram realizadas modelagens com a ferramenta Solver do software Microsoft Excel afim de otimizar os sistemas de embalagens em função do tipo de mão de obra alocado, podendo ser: (i) mão de obra própria em horário normal, (ii) mão de obra própria em hora extra e (iii) mão de obra terceirizada. Foram discutidos os resultados e analisado a tipologia de mão de obra alocada nas atividades, além de sugestões para trabalhos futuros para que o estudo seja aprimorado e utilizado com maior eficácia e eficiência.
id UFMG_3b4e208d44e50e2a233640ecf26da837
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZKKFT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leise Kelli de OliveiraRenata Lucia Magalhaes de OliveiraJorge Luiz dos Santos Júnior2019-08-14T20:45:11Z2019-08-14T20:45:11Z2015-07-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFTO Planejamento Agregado relaciona-se com o dimensionamento dos recursos produtivos, assim como número de colaboradores e quantidade de equipamentos que têm impacto na capacidade produtiva. A principal finalidade é garantir que as atividades do armazém sejam realizadas no tempo correto com os recursos disponíveis. Empresas do setor automobilístico estão sujeitas a sofrer efeitos negativos influenciados pela economia e outros tipos de especulações externas, tais como, instabilidade do mercado, economia frágil e baixos investimentos de investidores externos. Como resultado final, tem-se uma grande oscilação nos planos produtivos que geram um desequilíbrio entre a demanda prevista e plano realizado, resultando em uma rápida reação do setor de recursos humanos para adequar a mão de obra a demanda para que a mão de obra dimensionada pelo setor da engenharia esteja alinhada ao volume de trabalho do armazém. Foram realizadas modelagens com a ferramenta Solver do software Microsoft Excel afim de otimizar os sistemas de embalagens em função do tipo de mão de obra alocado, podendo ser: (i) mão de obra própria em horário normal, (ii) mão de obra própria em hora extra e (iii) mão de obra terceirizada. Foram discutidos os resultados e analisado a tipologia de mão de obra alocada nas atividades, além de sugestões para trabalhos futuros para que o estudo seja aprimorado e utilizado com maior eficácia e eficiência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialDimensionamento de recursosPlanejamento agregadoAnálise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdfapplication/pdf1236851https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/1/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdfc6c6aa9717f4a6ef1620f6a2a0644aa5MD51TEXTesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain82657https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/2/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtcec85052c43716386d80b6aa65131026MD521843/BUBD-9ZKKFT2019-11-14 15:17:11.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZKKFTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:17:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
title Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
spellingShingle Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
Jorge Luiz dos Santos Júnior
Dimensionamento de recursos
Planejamento agregado
Logística empresarial
title_short Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
title_full Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
title_fullStr Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
title_sort Análise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de caso
author Jorge Luiz dos Santos Júnior
author_facet Jorge Luiz dos Santos Júnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Luiz dos Santos Júnior
contributor_str_mv Leise Kelli de Oliveira
Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensionamento de recursos
Planejamento agregado
topic Dimensionamento de recursos
Planejamento agregado
Logística empresarial
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Logística empresarial
description O Planejamento Agregado relaciona-se com o dimensionamento dos recursos produtivos, assim como número de colaboradores e quantidade de equipamentos que têm impacto na capacidade produtiva. A principal finalidade é garantir que as atividades do armazém sejam realizadas no tempo correto com os recursos disponíveis. Empresas do setor automobilístico estão sujeitas a sofrer efeitos negativos influenciados pela economia e outros tipos de especulações externas, tais como, instabilidade do mercado, economia frágil e baixos investimentos de investidores externos. Como resultado final, tem-se uma grande oscilação nos planos produtivos que geram um desequilíbrio entre a demanda prevista e plano realizado, resultando em uma rápida reação do setor de recursos humanos para adequar a mão de obra a demanda para que a mão de obra dimensionada pelo setor da engenharia esteja alinhada ao volume de trabalho do armazém. Foram realizadas modelagens com a ferramenta Solver do software Microsoft Excel afim de otimizar os sistemas de embalagens em função do tipo de mão de obra alocado, podendo ser: (i) mão de obra própria em horário normal, (ii) mão de obra própria em hora extra e (iii) mão de obra terceirizada. Foram discutidos os resultados e analisado a tipologia de mão de obra alocada nas atividades, além de sugestões para trabalhos futuros para que o estudo seja aprimorado e utilizado com maior eficácia e eficiência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:45:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:45:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/1/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/2/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6c6aa9717f4a6ef1620f6a2a0644aa5
cec85052c43716386d80b6aa65131026
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589217583890432