Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_3b4e208d44e50e2a233640ecf26da837
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZKKFT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leise Kelli de OliveiraRenata Lucia Magalhaes de OliveiraJorge Luiz dos Santos Júnior2019-08-14T20:45:11Z2019-08-14T20:45:11Z2015-07-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFTO Planejamento Agregado relaciona-se com o dimensionamento dos recursos produtivos, assim como número de colaboradores e quantidade de equipamentos que têm impacto na capacidade produtiva. A principal finalidade é garantir que as atividades do armazém sejam realizadas no tempo correto com os recursos disponíveis. Empresas do setor automobilístico estão sujeitas a sofrer efeitos negativos influenciados pela economia e outros tipos de especulações externas, tais como, instabilidade do mercado, economia frágil e baixos investimentos de investidores externos. Como resultado final, tem-se uma grande oscilação nos planos produtivos que geram um desequilíbrio entre a demanda prevista e plano realizado, resultando em uma rápida reação do setor de recursos humanos para adequar a mão de obra a demanda para que a mão de obra dimensionada pelo setor da engenharia esteja alinhada ao volume de trabalho do armazém. Foram realizadas modelagens com a ferramenta Solver do software Microsoft Excel afim de otimizar os sistemas de embalagens em função do tipo de mão de obra alocado, podendo ser: (i) mão de obra própria em horário normal, (ii) mão de obra própria em hora extra e (iii) mão de obra terceirizada. Foram discutidos os resultados e analisado a tipologia de mão de obra alocada nas atividades, além de sugestões para trabalhos futuros para que o estudo seja aprimorado e utilizado com maior eficácia e eficiência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialDimensionamento de recursosPlanejamento agregadoAnálise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdfapplication/pdf1236851https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/1/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdfc6c6aa9717f4a6ef1620f6a2a0644aa5MD51TEXTesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtesplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain82657https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKFT/2/esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf.txtcec85052c43716386d80b6aa65131026MD521843/BUBD-9ZKKFT2019-11-14 15:17:11.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZKKFTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:17:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547394863726592