Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Borges Coelho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DJEK
Resumo: Esta dissertação, intitulada ENTRE TEM AR, O ESPECTADOR DENTRO E FORA DO QUADRO é uma pesquisa no campo das Poéticas Visuais, na qual, a prática artística é tecida junto à investigação teórica. Um conjunto de obras desenhos, pinturas e instalações realizadas pelo autor entre os anos de 1999 a 2005 constituem objeto de proposições e estudo. O quadro e a superfície, mediando o encontro entre espectador e obra, são analisados através dos conceitos de planaridade, decorativo, colagem e montagem. Os procedimentos de absorção do espectador pela pintura nos séculos XVII e XVIII são estudados buscando revelar na arte contemporânea procedimentos equivalentes. Aborda-se, ainda, o encaminhamento dessa prática artística da superfície do quadro ao espaço real, onde o espaço da obra e o do espectador é um e o mesmo.
id UFMG_3bf8347317099f44aaafbe492b260058
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-76DJEK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetHelio Custodio FervenzaWanda de Paula TofaniRodrigo Borges Coelho2019-08-14T01:52:34Z2019-08-14T01:52:34Z2007-10-19http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DJEKEsta dissertação, intitulada ENTRE TEM AR, O ESPECTADOR DENTRO E FORA DO QUADRO é uma pesquisa no campo das Poéticas Visuais, na qual, a prática artística é tecida junto à investigação teórica. Um conjunto de obras desenhos, pinturas e instalações realizadas pelo autor entre os anos de 1999 a 2005 constituem objeto de proposições e estudo. O quadro e a superfície, mediando o encontro entre espectador e obra, são analisados através dos conceitos de planaridade, decorativo, colagem e montagem. Os procedimentos de absorção do espectador pela pintura nos séculos XVII e XVIII são estudados buscando revelar na arte contemporânea procedimentos equivalentes. Aborda-se, ainda, o encaminhamento dessa prática artística da superfície do quadro ao espaço real, onde o espaço da obra e o do espectador é um e o mesmo.This dissertation named (Coming, theres enough air) is a visual poetics research project in witch artistic practice a theory investigation intersect. A whole of works (drawings, paintings and installation art) executed by the artist between 1999 and 2005 constitutes the object of study. The painting and the surface, making possible the meeting between the viewer and the work, are analyzed through the concepts of flatness, decorative, collage, and assembly. Proceedings used to absord the viewer in XVII and XVIII centurys, are studied to revelate similar procedures in the contemporary art. The direction of this artistic practice from the surface of painting to the real space is approached, in a point of the view that puts the viewer and the work in the same place.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCoelho, Rodrigo Borges, 1974-Pintura Séc XVII-XVIII ApreciaçãoArtes plásticas 1999-2005 PesquisaEspaço (Arte)1999-2005 Pesquisa Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação EspaçoEntre tem ar: O espectador dentro e fora do quadroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrodrigo_borges_coelho.pdfapplication/pdf1695733https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DJEK/1/rodrigo_borges_coelho.pdf48fcc16ec03f6a75941e9c415f10c925MD51TEXTrodrigo_borges_coelho.pdf.txtrodrigo_borges_coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain127369https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DJEK/2/rodrigo_borges_coelho.pdf.txt4f7d095b17cd17ee459e8c523a5a2747MD521843/VPQZ-76DJEK2019-11-14 12:08:03.443oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-76DJEKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:08:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
title Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
spellingShingle Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
Rodrigo Borges Coelho
1999-2005 Pesquisa Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação Espaço
Coelho, Rodrigo Borges, 1974-
Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação
Artes plásticas 1999-2005 Pesquisa
Espaço (Arte)
title_short Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
title_full Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
title_fullStr Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
title_full_unstemmed Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
title_sort Entre tem ar: O espectador dentro e fora do quadro
author Rodrigo Borges Coelho
author_facet Rodrigo Borges Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Helio Custodio Fervenza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Borges Coelho
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Helio Custodio Fervenza
Wanda de Paula Tofani
dc.subject.por.fl_str_mv 1999-2005 Pesquisa Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação Espaço
topic 1999-2005 Pesquisa Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação Espaço
Coelho, Rodrigo Borges, 1974-
Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação
Artes plásticas 1999-2005 Pesquisa
Espaço (Arte)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Coelho, Rodrigo Borges, 1974-
Pintura Séc XVII-XVIII Apreciação
Artes plásticas 1999-2005 Pesquisa
Espaço (Arte)
description Esta dissertação, intitulada ENTRE TEM AR, O ESPECTADOR DENTRO E FORA DO QUADRO é uma pesquisa no campo das Poéticas Visuais, na qual, a prática artística é tecida junto à investigação teórica. Um conjunto de obras desenhos, pinturas e instalações realizadas pelo autor entre os anos de 1999 a 2005 constituem objeto de proposições e estudo. O quadro e a superfície, mediando o encontro entre espectador e obra, são analisados através dos conceitos de planaridade, decorativo, colagem e montagem. Os procedimentos de absorção do espectador pela pintura nos séculos XVII e XVIII são estudados buscando revelar na arte contemporânea procedimentos equivalentes. Aborda-se, ainda, o encaminhamento dessa prática artística da superfície do quadro ao espaço real, onde o espaço da obra e o do espectador é um e o mesmo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T01:52:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T01:52:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DJEK
url http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DJEK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DJEK/1/rodrigo_borges_coelho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DJEK/2/rodrigo_borges_coelho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 48fcc16ec03f6a75941e9c415f10c925
4f7d095b17cd17ee459e8c523a5a2747
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589491625033728