O PPP como instrumento de representação da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta. |
id |
UFMG_3cbd922fde21f8c95e2441805fb15f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNKDH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Gabriele PereiraHormindo Pereira de Souza JuniorZenaide Gabriel Alvino2019-08-12T04:32:08Z2019-08-12T04:32:08Z2011-12-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDHO objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoO PPP como instrumento de representação da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_zenaide_gabriel_alvino.pdfapplication/pdf204136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/1/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdfaf5505dc3d40b4577ac8210411d4a395MD51TEXTtcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txttcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txtExtracted texttext/plain61938https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/2/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txt5f50d135f7d6a43dc98baa2e71526c06MD521843/BUBD-9WNKDH2019-11-14 07:53:11.205oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNKDHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O PPP como instrumento de representação da escola |
title |
O PPP como instrumento de representação da escola |
spellingShingle |
O PPP como instrumento de representação da escola Zenaide Gabriel Alvino Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
O PPP como instrumento de representação da escola |
title_full |
O PPP como instrumento de representação da escola |
title_fullStr |
O PPP como instrumento de representação da escola |
title_full_unstemmed |
O PPP como instrumento de representação da escola |
title_sort |
O PPP como instrumento de representação da escola |
author |
Zenaide Gabriel Alvino |
author_facet |
Zenaide Gabriel Alvino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zenaide Gabriel Alvino |
contributor_str_mv |
Aline Gabriele Pereira Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico |
topic |
Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T04:32:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T04:32:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/1/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/2/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af5505dc3d40b4577ac8210411d4a395 5f50d135f7d6a43dc98baa2e71526c06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589191527825408 |