O PPP como instrumento de representação da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenaide Gabriel Alvino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta.
id UFMG_3cbd922fde21f8c95e2441805fb15f8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNKDH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aline Gabriele PereiraHormindo Pereira de Souza JuniorZenaide Gabriel Alvino2019-08-12T04:32:08Z2019-08-12T04:32:08Z2011-12-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDHO objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoO PPP como instrumento de representação da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_zenaide_gabriel_alvino.pdfapplication/pdf204136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/1/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdfaf5505dc3d40b4577ac8210411d4a395MD51TEXTtcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txttcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txtExtracted texttext/plain61938https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/2/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txt5f50d135f7d6a43dc98baa2e71526c06MD521843/BUBD-9WNKDH2019-11-14 07:53:11.205oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNKDHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PPP como instrumento de representação da escola
title O PPP como instrumento de representação da escola
spellingShingle O PPP como instrumento de representação da escola
Zenaide Gabriel Alvino
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
title_short O PPP como instrumento de representação da escola
title_full O PPP como instrumento de representação da escola
title_fullStr O PPP como instrumento de representação da escola
title_full_unstemmed O PPP como instrumento de representação da escola
title_sort O PPP como instrumento de representação da escola
author Zenaide Gabriel Alvino
author_facet Zenaide Gabriel Alvino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenaide Gabriel Alvino
contributor_str_mv Aline Gabriele Pereira
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
topic Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
description O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dona Chiquinha, identificando-o como instrumento de representação da Escola, numa dimensão política e pedagógica, como ferramentas de gestão democrática e de planejamento inovador, voltado para o trabalho coletivo numa proposta descentralizada permitindo que sejam traçados, prospectivamente, objetivos, metas e ações, devidamente acompanhados e avaliados ao longo do processo de execução, somados à experiência e participação de todo o segmento, como também do embasamento teórico de diferentes autores que contribuíram de forma eficaz e significativa para o desdobramento das intenções expressas, na construção de uma identidade própria, que se espera ser coerente com princípios históricos, filosóficos, sociais e educativos nesta proposta.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:32:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNKDH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/1/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNKDH/2/tcc_zenaide_gabriel_alvino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af5505dc3d40b4577ac8210411d4a395
5f50d135f7d6a43dc98baa2e71526c06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589191527825408