A importância da construção coletiva do PPP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiane Raquel Oliveira Assuncao
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFML
Resumo: Tendo a escola, obrigação de atender necessidades específicas da comunidade, na qual encontra-se inserida, necessita construir sua própria identidade, através do Projeto Político Pedagógico. Nessa construção, além do comprometimento, pautamos nos: princípios, finalidades, intenções e objetivo da educação brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que reconhece na escola o espaço educativo e, nos profissionais da educação competências que lhes dá a garantia de participar da elaboração deste. Partindo da autonomia, foi estimulada e assegurada a participação do gestor, professores, pais, alunos, funcionários e representantes da comunidade local para a discussão do trabalho pedagógico, para que a escola cumpra seu papel social. Foram diversos os desafios: reunir todos os segmentos; identificar e mostrar a diferença entre os desafios de natureza individual daqueles de natureza profissional. Nosso trabalho foi baseado no principio de que lidamos com problemas de diversas naturezas, que devem ser discutidos por todos. Registramos ações, identificamos desafios e agrupamosos em: pedagógicos, administrativos, financeiros, jurídicos e, em coletivos e individuais; mediamos conflitos. Primando pela qualidade, empenhamos na organização curricular; valorização profissional; criamos estratégias para diminuir repetência e evasão: Plano de Interpretação Pedagógica, recuperação paralela, avaliações diagnosticas, uso de estratégias diferenciadas.
id UFMG_578f00526d2314676ced3476863faea4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCFML
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Grazielle Mariano Batista MaiaHormindo Pereira de Souza JuniorFabiane Raquel Oliveira Assuncao2019-08-10T16:20:49Z2019-08-10T16:20:49Z2011-01-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFMLTendo a escola, obrigação de atender necessidades específicas da comunidade, na qual encontra-se inserida, necessita construir sua própria identidade, através do Projeto Político Pedagógico. Nessa construção, além do comprometimento, pautamos nos: princípios, finalidades, intenções e objetivo da educação brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que reconhece na escola o espaço educativo e, nos profissionais da educação competências que lhes dá a garantia de participar da elaboração deste. Partindo da autonomia, foi estimulada e assegurada a participação do gestor, professores, pais, alunos, funcionários e representantes da comunidade local para a discussão do trabalho pedagógico, para que a escola cumpra seu papel social. Foram diversos os desafios: reunir todos os segmentos; identificar e mostrar a diferença entre os desafios de natureza individual daqueles de natureza profissional. Nosso trabalho foi baseado no principio de que lidamos com problemas de diversas naturezas, que devem ser discutidos por todos. Registramos ações, identificamos desafios e agrupamosos em: pedagógicos, administrativos, financeiros, jurídicos e, em coletivos e individuais; mediamos conflitos. Primando pela qualidade, empenhamos na organização curricular; valorização profissional; criamos estratégias para diminuir repetência e evasão: Plano de Interpretação Pedagógica, recuperação paralela, avaliações diagnosticas, uso de estratégias diferenciadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas  Organizacao e administracaoGestão democráticaGestão democráticaProjeto Político-PedagógicoConstrução coletivaA importância da construção coletiva do PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdfapplication/pdf243503https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/1/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf8dcb729f03a5dfe52ff592323f7d1232MD51TEXTtcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txttcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txtExtracted texttext/plain92074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/2/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txt095add5792dc2468011bc3f5d2c59b97MD521843/BUBD-9FCFML2019-11-14 03:20:34.582oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCFMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:20:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da construção coletiva do PPP
title A importância da construção coletiva do PPP
spellingShingle A importância da construção coletiva do PPP
Fabiane Raquel Oliveira Assuncao
Gestão democrática
Projeto Político-Pedagógico
Construção coletiva
Educação
Escolas  Organizacao e administracao
Gestão democrática
title_short A importância da construção coletiva do PPP
title_full A importância da construção coletiva do PPP
title_fullStr A importância da construção coletiva do PPP
title_full_unstemmed A importância da construção coletiva do PPP
title_sort A importância da construção coletiva do PPP
author Fabiane Raquel Oliveira Assuncao
author_facet Fabiane Raquel Oliveira Assuncao
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grazielle Mariano Batista Maia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiane Raquel Oliveira Assuncao
contributor_str_mv Grazielle Mariano Batista Maia
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Projeto Político-Pedagógico
Construção coletiva
topic Gestão democrática
Projeto Político-Pedagógico
Construção coletiva
Educação
Escolas  Organizacao e administracao
Gestão democrática
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas  Organizacao e administracao
Gestão democrática
description Tendo a escola, obrigação de atender necessidades específicas da comunidade, na qual encontra-se inserida, necessita construir sua própria identidade, através do Projeto Político Pedagógico. Nessa construção, além do comprometimento, pautamos nos: princípios, finalidades, intenções e objetivo da educação brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que reconhece na escola o espaço educativo e, nos profissionais da educação competências que lhes dá a garantia de participar da elaboração deste. Partindo da autonomia, foi estimulada e assegurada a participação do gestor, professores, pais, alunos, funcionários e representantes da comunidade local para a discussão do trabalho pedagógico, para que a escola cumpra seu papel social. Foram diversos os desafios: reunir todos os segmentos; identificar e mostrar a diferença entre os desafios de natureza individual daqueles de natureza profissional. Nosso trabalho foi baseado no principio de que lidamos com problemas de diversas naturezas, que devem ser discutidos por todos. Registramos ações, identificamos desafios e agrupamosos em: pedagógicos, administrativos, financeiros, jurídicos e, em coletivos e individuais; mediamos conflitos. Primando pela qualidade, empenhamos na organização curricular; valorização profissional; criamos estratégias para diminuir repetência e evasão: Plano de Interpretação Pedagógica, recuperação paralela, avaliações diagnosticas, uso de estratégias diferenciadas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T16:20:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T16:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFML
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFML
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/1/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/2/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dcb729f03a5dfe52ff592323f7d1232
095add5792dc2468011bc3f5d2c59b97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589210423164928