Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ellen Vieira Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPCS
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as Representações Sociais de Egressos da Licenciatura em Educação do Campo LeCampo/FaE/UFMG sobre o campo, cuja trajetória perpassa pelo contexto em que vivem, sobretudo no que diz respeito às formas e as condições de acesso à educação no contexto campesino. Considera-se que as representações sociais de campo extrapolam o conceito geográfico, tendo em vista que, o território da educação do campo tem-se constituído também pelo viés de território imaterial (simbólico, político e ideológico). Neste sentido, podemos afirmar que o território da Educação do Campo está em construção e disputa. Segundo Caldart (2008) os princípios que amparam a Educação do Campo são: protagonismo dos sujeitos do campo, escola de direito e projeto de campo e de sociedade. Neste contexto, os cursos de formação de professores do campo localizam-se na luta pela Educação do campo e são frutos da organização, da articulação e das demandas dos movimentos do campo frente ao desafio da escassez de professores com formação específica para atuarem nas escolas no campo. A análise dos dados foi categorizada e organizada a fim de compreender o movimento de reelaboração das representações sociais dos egressos sobre o campo, nas suas formas de pensar, sentir e agir e como eles estão se apropriando do conceito de campo como princípio da Educação do Campo
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