Representações sociais sobre o campo de professores egressos do curso de licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiane Dias Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32700
Resumo: Nesta pesquisa teve-se como propósito estudar as Representações Sociais sobre o campo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMG. Essas implicações foram compreendidas na trajetória de vida de cada um dos sujeitos, perpassando pelo contexto em que vivem e no que diz respeito à atuação nas escolas do campo. Considera-se que as Representações Sociais sobre o campo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, implicam diretamente na atuação dos professores. Nota-se que o sujeito pode ter uma identidade camponesa construída historicamente na luta, a partir da ação construída no seu ambiente, para além do espaço físico denominado território, desde que suas representações sociais estejam entrelaçadas com a realidade/vivência, construída a partir das relações individuais e coletivas. Diante deste quadro, buscou-se identificar as Representações Sociais sobre o campo de egressos que estão na docência. A abordagem metodológica dessa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, para tanto foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas cinco entrevistas narrativas, a fim de compreender as implicações das Representações Sociais sobre o campo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMG. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi necessário construir um roteiro metodológico organizado em três etapas, sendo eles: revisão bibliográfica, levantamento de dados e análise dos dados. As análises apontam que os professores egressos do curso têm um olhar para os estudantes a partir da realidade vivenciada pelo estudante e a realidade da qual a escola está inserida, além de apresentarem um anseio dos professores em fazer um trabalho diferenciado. Porém se percebe que os professores que atuam sozinhos em uma escola, sentem dificuldade em realizar trabalhos voltados para o contexto da Educação do Campo. As Representações Sociais desses professores mostram que o modo no qual eles estão inseridos no campo (lugar que se vive, que se produz e que se constitui como sujeito) implica diretamente na forma de ver e compreender seus estudantes além de influenciá-los na execução de suas aulas, levando a terem uma preocupação em trabalhar com os mesmos sobre a realidade que eles vivem, seus territórios, suas identidades.
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Nota-se que o sujeito pode ter uma identidade camponesa construída historicamente na luta, a partir da ação construída no seu ambiente, para além do espaço físico denominado território, desde que suas representações sociais estejam entrelaçadas com a realidade/vivência, construída a partir das relações individuais e coletivas. Diante deste quadro, buscou-se identificar as Representações Sociais sobre o campo de egressos que estão na docência. A abordagem metodológica dessa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, para tanto foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas cinco entrevistas narrativas, a fim de compreender as implicações das Representações Sociais sobre o campo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMG. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi necessário construir um roteiro metodológico organizado em três etapas, sendo eles: revisão bibliográfica, levantamento de dados e análise dos dados. As análises apontam que os professores egressos do curso têm um olhar para os estudantes a partir da realidade vivenciada pelo estudante e a realidade da qual a escola está inserida, além de apresentarem um anseio dos professores em fazer um trabalho diferenciado. Porém se percebe que os professores que atuam sozinhos em uma escola, sentem dificuldade em realizar trabalhos voltados para o contexto da Educação do Campo. As Representações Sociais desses professores mostram que o modo no qual eles estão inseridos no campo (lugar que se vive, que se produz e que se constitui como sujeito) implica diretamente na forma de ver e compreender seus estudantes além de influenciá-los na execução de suas aulas, levando a terem uma preocupação em trabalhar com os mesmos sobre a realidade que eles vivem, seus territórios, suas identidades.The purpose of this research was to study the Social Representations about the field of teachers who graduated from the FAE-UFMG Field Education Course. These implications were understood in the life trajectory of each one of the subjects, going through the context in which they live and with regard to the performance in the rural schools. It is considered that the Social Representations on the field of teachers graduates of the course of Degree in Education of the Field, imply directly in the action of the teachers. It is noted that the subject can have a peasant identity built historically in the struggle, from the action built in its environment, beyond the physical space called territory, as long as its social representations are intertwined with reality / experience, constructed from the individual and collective relationships. In view of this situation, we sought to identify the Social Representations about the field of graduates who are teaching. The methodological approach of this research used a qualitative approach, for which both semi-structured questionnaires were applied and five narrative interviews were carried out in order to understand the implications of the Social Representations on the field of teachers graduating from the FAE-UFMG Field Degree course. For the development of this research, it was necessary to construct a methodological roadmap organized in three stages: bibliographic review, data collection and data analysis. The analyzes indicate that the teachers who are graduates of the course have a look at the students based on the reality experienced by the student and the reality of which the school is inserted, besides presenting a desire of the teachers to do a differentiated work. However, it can be seen that teachers who work alone in a school, find it difficult to carry out work focused on the context of Field Education. The Social Representations of these teachers show that the way in which they are inserted in the field (place that is lived, that takes place and that constitutes itself as subject) implies directly in the way of seeing and understanding its students besides influencing them in the execution of their classes, leading to a concern to work with them on the reality that they live, their territories, their identities.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ruralRepresentações sociaisIdentidade socialProfessores -- Aspectos sociaisEducação do CampoRepresentações SociaisIdentidadeTerritórioEgressoRepresentações sociais sobre o campo de professores egressos do curso de licenciatura em Educação do Campo FAE-UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação -Naiane Dias Nunes - Impresão (1).pdfDissertação -Naiane Dias Nunes - Impresão (1).pdfapplication/pdf1418342https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32700/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Naiane%20Dias%20Nunes%20-%20Impres%c3%a3o%20%281%29.pdfee8bdc31f66e59e145b586eebadce76aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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