Interespaços: paisagens e territórios em cenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/58464 |
Resumo: | Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015. |
id |
UFMG_3d5406f4b073ef6c6ed50d8ba04fd6bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/58464 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cássio Eduardo Viana Hissahttp://lattes.cnpq.br/4881571012899098Maria Elisa Rodrigues MoreiraJosé Geraldo PedrosaMônica Medeiros RibeiroDoralice Pereira Barroshttp://lattes.cnpq.br/2551207868683328Helena Augusta da Silva Gomes2023-09-05T17:21:03Z2023-09-05T17:21:03Z2023-06-22http://hdl.handle.net/1843/58464Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015.Image, space, gaze. These concept-words are so familiar and yet so dispersive to attempts to fit them into two-line explanations. Relating them, we can grope some of their expressions. Departing from some spatial spellings, manifested in landscapes and territories practiced, perceived and expressed in images, what animates this thesis is the idea that the contemporary documentary film can be, in addition to recording a dimension of space, a manifestation of it. It is also inspired by the idea of interspaces, made in the scene, that coexist with the filmic locations and as a new creation. Crossed by processes, practices and proposed and possible openings in the writing of each film, new instances are opened: landscapes and territories in scene. Such interspaces are studied in two essays. The first one deals with the territory and the scene in “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, by Morzaniel Iramari, filmed among Yanomami indigenous, between 2011 and 2012; the second one focuses on the study of the landscape and the scene of the documentary “O botão de pérola”, by Chilean filmmaker Patricio Guzmán, released in 2015.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASPaisagensGeografia humanaDocumentário (Cinema)Índios YanomamGuzmán, Patricio –InterespaçosPaisagemTerritórioOlharYanomamiGuzmánInterespaços: paisagens e territórios em cenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_final.pdfTese_final.pdfapplication/pdf2571373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/1/Tese_final.pdfe0db69bbcd0becd390de626439836796MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/584642023-09-05 14:21:03.498oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-05T17:21:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
title |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
spellingShingle |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas Helena Augusta da Silva Gomes Interespaços Paisagem Território Olhar Yanomami Guzmán Paisagens Geografia humana Documentário (Cinema) Índios Yanomam Guzmán, Patricio – |
title_short |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
title_full |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
title_fullStr |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
title_full_unstemmed |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
title_sort |
Interespaços: paisagens e territórios em cenas |
author |
Helena Augusta da Silva Gomes |
author_facet |
Helena Augusta da Silva Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cássio Eduardo Viana Hissa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4881571012899098 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elisa Rodrigues Moreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
José Geraldo Pedrosa |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mônica Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Doralice Pereira Barros |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2551207868683328 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helena Augusta da Silva Gomes |
contributor_str_mv |
Cássio Eduardo Viana Hissa Maria Elisa Rodrigues Moreira José Geraldo Pedrosa Mônica Medeiros Ribeiro Doralice Pereira Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interespaços Paisagem Território Olhar Yanomami Guzmán |
topic |
Interespaços Paisagem Território Olhar Yanomami Guzmán Paisagens Geografia humana Documentário (Cinema) Índios Yanomam Guzmán, Patricio – |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Paisagens Geografia humana Documentário (Cinema) Índios Yanomam Guzmán, Patricio – |
description |
Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-05T17:21:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-05T17:21:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/58464 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/58464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/1/Tese_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0db69bbcd0becd390de626439836796 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589290133815296 |