Interespaços: paisagens e territórios em cenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena Augusta da Silva Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/58464
Resumo: Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015.
id UFMG_3d5406f4b073ef6c6ed50d8ba04fd6bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58464
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cássio Eduardo Viana Hissahttp://lattes.cnpq.br/4881571012899098Maria Elisa Rodrigues MoreiraJosé Geraldo PedrosaMônica Medeiros RibeiroDoralice Pereira Barroshttp://lattes.cnpq.br/2551207868683328Helena Augusta da Silva Gomes2023-09-05T17:21:03Z2023-09-05T17:21:03Z2023-06-22http://hdl.handle.net/1843/58464Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015.Image, space, gaze. These concept-words are so familiar and yet so dispersive to attempts to fit them into two-line explanations. Relating them, we can grope some of their expressions. Departing from some spatial spellings, manifested in landscapes and territories practiced, perceived and expressed in images, what animates this thesis is the idea that the contemporary documentary film can be, in addition to recording a dimension of space, a manifestation of it. It is also inspired by the idea of interspaces, made in the scene, that coexist with the filmic locations and as a new creation. Crossed by processes, practices and proposed and possible openings in the writing of each film, new instances are opened: landscapes and territories in scene. Such interspaces are studied in two essays. The first one deals with the territory and the scene in “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, by Morzaniel Iramari, filmed among Yanomami indigenous, between 2011 and 2012; the second one focuses on the study of the landscape and the scene of the documentary “O botão de pérola”, by Chilean filmmaker Patricio Guzmán, released in 2015.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASPaisagensGeografia humanaDocumentário (Cinema)Índios YanomamGuzmán, Patricio –InterespaçosPaisagemTerritórioOlharYanomamiGuzmánInterespaços: paisagens e territórios em cenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_final.pdfTese_final.pdfapplication/pdf2571373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/1/Tese_final.pdfe0db69bbcd0becd390de626439836796MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/584642023-09-05 14:21:03.498oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-05T17:21:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interespaços: paisagens e territórios em cenas
title Interespaços: paisagens e territórios em cenas
spellingShingle Interespaços: paisagens e territórios em cenas
Helena Augusta da Silva Gomes
Interespaços
Paisagem
Território
Olhar
Yanomami
Guzmán
Paisagens
Geografia humana
Documentário (Cinema)
Índios Yanomam
Guzmán, Patricio –
title_short Interespaços: paisagens e territórios em cenas
title_full Interespaços: paisagens e territórios em cenas
title_fullStr Interespaços: paisagens e territórios em cenas
title_full_unstemmed Interespaços: paisagens e territórios em cenas
title_sort Interespaços: paisagens e territórios em cenas
author Helena Augusta da Silva Gomes
author_facet Helena Augusta da Silva Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cássio Eduardo Viana Hissa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4881571012899098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elisa Rodrigues Moreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Geraldo Pedrosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Doralice Pereira Barros
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551207868683328
dc.contributor.author.fl_str_mv Helena Augusta da Silva Gomes
contributor_str_mv Cássio Eduardo Viana Hissa
Maria Elisa Rodrigues Moreira
José Geraldo Pedrosa
Mônica Medeiros Ribeiro
Doralice Pereira Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Interespaços
Paisagem
Território
Olhar
Yanomami
Guzmán
topic Interespaços
Paisagem
Território
Olhar
Yanomami
Guzmán
Paisagens
Geografia humana
Documentário (Cinema)
Índios Yanomam
Guzmán, Patricio –
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Paisagens
Geografia humana
Documentário (Cinema)
Índios Yanomam
Guzmán, Patricio –
description Imagem, espaço, olhar. São essas palavras-conceitos tão familiares e, no entanto, tão dispersivas às tentativas de enquadrá-los em explicações de duas linhas. Relacionando-os, podemos tatear algumas de suas expressões. Partindo de algumas grafias do espaço, manifestadas em paisagens e territórios praticados, percebidos e expressos em imagens, o que anima esta tese é a ideia de que o filme documentário contemporâneo pode ser, para além do registro de uma dimensão do espaço, uma manifestação dele. Também é inspirada pela ideia de interespaços, feitos em cena, coexistentes aos locais fílmicos e como uma nova criação, a partir deles. Atravessados por processos, práticas e aberturas propostas e possíveis na escritura de cada filme, novas instâncias são abertas: paisagens e territórios em cenas. Tais interespaços são estudados em dois ensaios. O primeiro versa sobre o território da cena na obra “Urihi Haromatipë – Curadores Da Terra-Floresta”, de Morzaniel Iramari, realizado entre indígenas Yanomami, em 2012; o segundo se volta para o estudo da paisagem em cena do documentário O botão de pérola, do chileno Patricio Guzmán, lançado no ano de 2015.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-05T17:21:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-05T17:21:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58464
url http://hdl.handle.net/1843/58464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/1/Tese_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58464/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0db69bbcd0becd390de626439836796
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589290133815296