Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48147 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é divulgar e compreender a obra de José Guerra Vicente (1906-1979), compositor luso-brasileiro, de grande importância para a música brasileira, principalmente para os violoncelistas, em razão de sua produção musical para o instrumento. Com obras nacionalistas e neoclassicistas, o compositor se tornou uma figura relevante na história da música brasileira, demonstrando em suas peças toda a sua brasilidade. A obra do autor escolhida para esta pesquisa foi o Concerto para Violoncelo e Orquestra (1966-67), que será estudada e analisada a partir de aspectos idiomáticos composicionais, técnicos e interpretativos, de forma a compreender a linguagem e a escrita de José Guerra Vicente para com o instrumento, contribuindo, assim, para a performance musical. Este trabalho é constituído de revisão bibliográfica, realizada a partir de estudos acadêmicos realizados sobre o compositor e sua obra; contextualização histórica e biográfica, que permitirá melhor compreensão das diversas influências na obra do compositor; análise formal e estrutural, realizada a partir dos conceitos de Jan LaRue (1992); análise técnica e interpretativa, baseada em conceitos técnicos violoncelísticos de autores da literatura do violoncelo, estudos acadêmicos sobre o instrumento, além de conhecimentos adquiridos em anos de estudo e, finalmente, performance do concerto em recital, que será a exibição de parte dos resultados obtidos na pesquisa, além da execução, pela primeira vez, da parte da redução para piano, editada em outubro de 2015 por Antônio Guerra Vicente. O método utilizado é a análise histórica e técnico-interpretativa, que visa fornecer aos violoncelistas suporte técnico para a performance, além de demonstrar os principais elementos utilizados pelo compositor para com o violoncelo na construção da obra. Os resultados obtidos em pesquisa foram as características composicionais e idiomáticas do instrumento e do compositor, demonstrando seu estilo e influencias, além das sugestões de performance para a execução da obra. |
id |
UFMG_3d63efa9bb0f40f1b4ef6e2c3042e903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48147 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Aleixo dos Reishttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800Elise PittengerEdson Queiroz de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1151699037652209Gláucia Aparecida Furtado de Araújo2022-12-16T15:23:32Z2022-12-16T15:23:32Z2016-08-30http://hdl.handle.net/1843/48147O objetivo deste trabalho é divulgar e compreender a obra de José Guerra Vicente (1906-1979), compositor luso-brasileiro, de grande importância para a música brasileira, principalmente para os violoncelistas, em razão de sua produção musical para o instrumento. Com obras nacionalistas e neoclassicistas, o compositor se tornou uma figura relevante na história da música brasileira, demonstrando em suas peças toda a sua brasilidade. A obra do autor escolhida para esta pesquisa foi o Concerto para Violoncelo e Orquestra (1966-67), que será estudada e analisada a partir de aspectos idiomáticos composicionais, técnicos e interpretativos, de forma a compreender a linguagem e a escrita de José Guerra Vicente para com o instrumento, contribuindo, assim, para a performance musical. Este trabalho é constituído de revisão bibliográfica, realizada a partir de estudos acadêmicos realizados sobre o compositor e sua obra; contextualização histórica e biográfica, que permitirá melhor compreensão das diversas influências na obra do compositor; análise formal e estrutural, realizada a partir dos conceitos de Jan LaRue (1992); análise técnica e interpretativa, baseada em conceitos técnicos violoncelísticos de autores da literatura do violoncelo, estudos acadêmicos sobre o instrumento, além de conhecimentos adquiridos em anos de estudo e, finalmente, performance do concerto em recital, que será a exibição de parte dos resultados obtidos na pesquisa, além da execução, pela primeira vez, da parte da redução para piano, editada em outubro de 2015 por Antônio Guerra Vicente. O método utilizado é a análise histórica e técnico-interpretativa, que visa fornecer aos violoncelistas suporte técnico para a performance, além de demonstrar os principais elementos utilizados pelo compositor para com o violoncelo na construção da obra. Os resultados obtidos em pesquisa foram as características composicionais e idiomáticas do instrumento e do compositor, demonstrando seu estilo e influencias, além das sugestões de performance para a execução da obra.The purposeof this studyis to promote and understand the work of José Guerra Vicente (1906- 1979), a Portuguese-Brazilian composer of great importance for Brazilian music, especially for cellists, due to his musical production for the instrument. With nationalist and neo-classical works, the composer became an important figure in the history of Brazilian music, demonstrating in his parts all his Brazilianism. The work chosen for this research was the Concerto for Cello and Orchestra (1966-67), whichwill be studied and analyzed in its idiomatic, compositional, technical and interpretativeaspects, in order to understand the language and writing of José Guerra Vicente and to inform the performance of this work.Thisstudyconsists of a literature review,based on academic studies about the composer and his work; historical and biographical context, which will allow a better understanding of the various influences on the composer; formal and structural analysis, performed according to the approach of Jan LaRue (1992); technical and interpretative analysis based on technical concepts from the literature about the cello, academic studies aboutthe instrument, as well as knowledge acquired through years of study; and finally,concert performance in recital, which will be the demonstration of the results obtained in the research, in addition to a firstperformance ofthe piano reductionpublished in October 2015 by Antonio Guerra Vicente. The method used is historical, technical and interpretativeanalysis. It aims to provide technical support for cellists’ performances, as well as to demonstrate the key elements used by the composer to structure the work. The results obtained in this research were the compositional and idiomatic characteristics of the instrument and of the composer, demonstratinghisstyle and influences, along with performance suggestions for the performanceof the work.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, José Guerra, 1907-1979Performance musicalMúsica - Análise, apreciaçãoMúsica para violonceloJosé Guerra VicenteConcertoViolonceloPerformanceNacionalismoConcerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALDissertação Furtado-José Guerra Vicente.pdfDissertação Furtado-José Guerra Vicente.pdfapplication/pdf19601023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Furtado-Jos%c3%a9%20Guerra%20Vicente.pdf272dbcf0a70eda132ce7969eb695ea94MD511843/481472022-12-16 12:23:33.239oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-16T15:23:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
title |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
spellingShingle |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa Gláucia Aparecida Furtado de Araújo José Guerra Vicente Concerto Violoncelo Performance Nacionalismo Vicente, José Guerra, 1907-1979 Performance musical Música - Análise, apreciação Música para violoncelo |
title_short |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
title_full |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
title_fullStr |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
title_full_unstemmed |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
title_sort |
Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa |
author |
Gláucia Aparecida Furtado de Araújo |
author_facet |
Gláucia Aparecida Furtado de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5317178599045800 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elise Pittenger |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Edson Queiroz de Andrade |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1151699037652209 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gláucia Aparecida Furtado de Araújo |
contributor_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis Elise Pittenger Edson Queiroz de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
José Guerra Vicente Concerto Violoncelo Performance Nacionalismo |
topic |
José Guerra Vicente Concerto Violoncelo Performance Nacionalismo Vicente, José Guerra, 1907-1979 Performance musical Música - Análise, apreciação Música para violoncelo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vicente, José Guerra, 1907-1979 Performance musical Música - Análise, apreciação Música para violoncelo |
description |
O objetivo deste trabalho é divulgar e compreender a obra de José Guerra Vicente (1906-1979), compositor luso-brasileiro, de grande importância para a música brasileira, principalmente para os violoncelistas, em razão de sua produção musical para o instrumento. Com obras nacionalistas e neoclassicistas, o compositor se tornou uma figura relevante na história da música brasileira, demonstrando em suas peças toda a sua brasilidade. A obra do autor escolhida para esta pesquisa foi o Concerto para Violoncelo e Orquestra (1966-67), que será estudada e analisada a partir de aspectos idiomáticos composicionais, técnicos e interpretativos, de forma a compreender a linguagem e a escrita de José Guerra Vicente para com o instrumento, contribuindo, assim, para a performance musical. Este trabalho é constituído de revisão bibliográfica, realizada a partir de estudos acadêmicos realizados sobre o compositor e sua obra; contextualização histórica e biográfica, que permitirá melhor compreensão das diversas influências na obra do compositor; análise formal e estrutural, realizada a partir dos conceitos de Jan LaRue (1992); análise técnica e interpretativa, baseada em conceitos técnicos violoncelísticos de autores da literatura do violoncelo, estudos acadêmicos sobre o instrumento, além de conhecimentos adquiridos em anos de estudo e, finalmente, performance do concerto em recital, que será a exibição de parte dos resultados obtidos na pesquisa, além da execução, pela primeira vez, da parte da redução para piano, editada em outubro de 2015 por Antônio Guerra Vicente. O método utilizado é a análise histórica e técnico-interpretativa, que visa fornecer aos violoncelistas suporte técnico para a performance, além de demonstrar os principais elementos utilizados pelo compositor para com o violoncelo na construção da obra. Os resultados obtidos em pesquisa foram as características composicionais e idiomáticas do instrumento e do compositor, demonstrando seu estilo e influencias, além das sugestões de performance para a execução da obra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-16T15:23:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-16T15:23:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48147 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48147/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Furtado-Jos%c3%a9%20Guerra%20Vicente.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 272dbcf0a70eda132ce7969eb695ea94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589149380313088 |