Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemilda Aparecida de Souza Lage
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNH
Resumo: Este estudo buscou analisar o processo de construção do currículo da educação infantil para as crianças de 3 a 5 anos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no município de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O objetivo é abordar como se deu o processo de construção desse currículo, uma vez que a escola foi inaugurada em 2008, mas não contava ainda com um currículo próprio. A proposta da pesquisa foi investigar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar nos processos de decisões e também como de fato ocorreu a construção do currículo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, relatos das pessoas que compõe a comunidade escolar e análise de documentos da escola. Percebeu-se que, com as mudanças na Legislação e a obrigatoriedade do atendimento à educação infantil, houve uma diversidade de ações por parte da escola com o intuito de atender a demanda de vagas no Bairro onde a escola está inserida. A autonomia e o apoio, no sentido de propiciar uma gestão mais democrática, dados à escola pela sua mantenedora imediata, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, bem como a assessoria do Professor Miguel Arroyo foram pontos importantes para que a escola avançasse na construção de seu currículo.
id UFMG_3ddcd46fd470b73b4f8d3f4c1d0e2100
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZHNNH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MGGestão democráticaEducação infantilAutonomiaEscolaCurriculosEscolas  Organização e administraçãoEducação pre-escolarEste estudo buscou analisar o processo de construção do currículo da educação infantil para as crianças de 3 a 5 anos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no município de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O objetivo é abordar como se deu o processo de construção desse currículo, uma vez que a escola foi inaugurada em 2008, mas não contava ainda com um currículo próprio. A proposta da pesquisa foi investigar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar nos processos de decisões e também como de fato ocorreu a construção do currículo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, relatos das pessoas que compõe a comunidade escolar e análise de documentos da escola. Percebeu-se que, com as mudanças na Legislação e a obrigatoriedade do atendimento à educação infantil, houve uma diversidade de ações por parte da escola com o intuito de atender a demanda de vagas no Bairro onde a escola está inserida. A autonomia e o apoio, no sentido de propiciar uma gestão mais democrática, dados à escola pela sua mantenedora imediata, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, bem como a assessoria do Professor Miguel Arroyo foram pontos importantes para que a escola avançasse na construção de seu currículo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRita Cristina Lima Lages e SilvaClemilda Aparecida de Souza Lage2019-08-13T07:27:43Z2019-08-13T07:27:43Z2013-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNHinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T00:57:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZHNNHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T00:57:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
title Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
spellingShingle Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
Clemilda Aparecida de Souza Lage
Gestão democrática
Educação infantil
Autonomia
Escola
Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
title_short Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
title_full Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
title_fullStr Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
title_full_unstemmed Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
title_sort Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
author Clemilda Aparecida de Souza Lage
author_facet Clemilda Aparecida de Souza Lage
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rita Cristina Lima Lages e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemilda Aparecida de Souza Lage
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Educação infantil
Autonomia
Escola
Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
topic Gestão democrática
Educação infantil
Autonomia
Escola
Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
description Este estudo buscou analisar o processo de construção do currículo da educação infantil para as crianças de 3 a 5 anos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no município de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O objetivo é abordar como se deu o processo de construção desse currículo, uma vez que a escola foi inaugurada em 2008, mas não contava ainda com um currículo próprio. A proposta da pesquisa foi investigar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar nos processos de decisões e também como de fato ocorreu a construção do currículo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, relatos das pessoas que compõe a comunidade escolar e análise de documentos da escola. Percebeu-se que, com as mudanças na Legislação e a obrigatoriedade do atendimento à educação infantil, houve uma diversidade de ações por parte da escola com o intuito de atender a demanda de vagas no Bairro onde a escola está inserida. A autonomia e o apoio, no sentido de propiciar uma gestão mais democrática, dados à escola pela sua mantenedora imediata, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, bem como a assessoria do Professor Miguel Arroyo foram pontos importantes para que a escola avançasse na construção de seu currículo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-17
2019-08-13T07:27:43Z
2019-08-13T07:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829853593239552