Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Roberto Abreu Corrêa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53261
Resumo: Propõe-se a realização da etnografia do espetáculo de dança contemporânea brancoemMim, criação da Companhia de Dança Palácio das Artes. A obra é baseada na proposta site-specific, onde o espaço influencia a criação artística. A análise dividiu-se em dois níveis: o primeiro tratou-se de uma interpretação do espetáculo através da Mitocrítica de Gilbert Durand, sendo que, o enfoque do segundo nível foi a sua Performance, em especial, a relação entre expressão e experiência, seguindo a teoria de Victor Turner. Assim, estrutura e prática são contempladas. O objetivo da pesquisa foi a realização da interpretação do espetáculo através das hermenêuticas dos dois autores, sendo que, a base sobre a qual a dissertação foi tecida foram as entrevistas dos artistas e do público.
id UFMG_3e3d187582c0e073c9315764225b233d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53261
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leonardo Hipólito Genaro Fígolihttp://lattes.cnpq.br/7055484984596497Arnaldo Leite de AlvarengaAna Lúcia Modestohttp://lattes.cnpq.br/9122045680065004Luis Roberto Abreu Corrêa2023-05-13T16:17:47Z2023-05-13T16:17:47Z2014-09-10http://hdl.handle.net/1843/53261Propõe-se a realização da etnografia do espetáculo de dança contemporânea brancoemMim, criação da Companhia de Dança Palácio das Artes. A obra é baseada na proposta site-specific, onde o espaço influencia a criação artística. A análise dividiu-se em dois níveis: o primeiro tratou-se de uma interpretação do espetáculo através da Mitocrítica de Gilbert Durand, sendo que, o enfoque do segundo nível foi a sua Performance, em especial, a relação entre expressão e experiência, seguindo a teoria de Victor Turner. Assim, estrutura e prática são contempladas. O objetivo da pesquisa foi a realização da interpretação do espetáculo através das hermenêuticas dos dois autores, sendo que, a base sobre a qual a dissertação foi tecida foram as entrevistas dos artistas e do público.It´s proposed the ethnography of the contemporary dance spectacle brancoemMim, creation of the Companhia de Dança Palácio das Artes. The work of art is based on site specific proposal, where space influence artistic creation. The analysis is divided into two levels: the first was treated to an interpretation of the spectacle through the Mitocrítica of Gilbert Durand, and the focus of the second level was its performance, in particular the relationship between expression and experience, following the theory of Victor Turner. Thus, structure and practice are contemplated. The objective of the research was the realization of the interpretation of the spectacle through the hermeneutics of the two authors, and the basis on which the thesis was woven were the interviews of the artists and the public.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologia - TesesHermenêutica - TesesPerformance (Arte) - TesesDança moderna - TesesHermenêuticaMitocríticaPerformanceExperiênciaSite-specificDança contemporâneaUm imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Luis Roberto Abreu Corrêa.pdfDissertação Luis Roberto Abreu Corrêa.pdfapplication/pdf5309811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Roberto%20Abreu%20Corr%c3%aaa.pdfd6c36bf32a812eecb342b9ec46af341eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/532612023-05-13 13:17:47.566oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-13T16:17:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
title Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
spellingShingle Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
Luis Roberto Abreu Corrêa
Hermenêutica
Mitocrítica
Performance
Experiência
Site-specific
Dança contemporânea
Antropologia - Teses
Hermenêutica - Teses
Performance (Arte) - Teses
Dança moderna - Teses
title_short Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
title_full Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
title_fullStr Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
title_full_unstemmed Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
title_sort Um imaginário memorial da humanidade : mitocrítica, performance e dança contemporânea
author Luis Roberto Abreu Corrêa
author_facet Luis Roberto Abreu Corrêa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardo Hipólito Genaro Fígoli
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7055484984596497
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Lúcia Modesto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9122045680065004
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis Roberto Abreu Corrêa
contributor_str_mv Leonardo Hipólito Genaro Fígoli
Arnaldo Leite de Alvarenga
Ana Lúcia Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica
Mitocrítica
Performance
Experiência
Site-specific
Dança contemporânea
topic Hermenêutica
Mitocrítica
Performance
Experiência
Site-specific
Dança contemporânea
Antropologia - Teses
Hermenêutica - Teses
Performance (Arte) - Teses
Dança moderna - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Antropologia - Teses
Hermenêutica - Teses
Performance (Arte) - Teses
Dança moderna - Teses
description Propõe-se a realização da etnografia do espetáculo de dança contemporânea brancoemMim, criação da Companhia de Dança Palácio das Artes. A obra é baseada na proposta site-specific, onde o espaço influencia a criação artística. A análise dividiu-se em dois níveis: o primeiro tratou-se de uma interpretação do espetáculo através da Mitocrítica de Gilbert Durand, sendo que, o enfoque do segundo nível foi a sua Performance, em especial, a relação entre expressão e experiência, seguindo a teoria de Victor Turner. Assim, estrutura e prática são contempladas. O objetivo da pesquisa foi a realização da interpretação do espetáculo através das hermenêuticas dos dois autores, sendo que, a base sobre a qual a dissertação foi tecida foram as entrevistas dos artistas e do público.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-13T16:17:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-13T16:17:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53261
url http://hdl.handle.net/1843/53261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Luis%20Roberto%20Abreu%20Corr%c3%aaa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53261/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d6c36bf32a812eecb342b9ec46af341e
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589396982661120