Habitus e práticas da dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/25754 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo consiste em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo objetivo foi investigar quais disposições e capitais influenciam adolescentes para a prática da dança na cidade de Toledo – PR. Para tanto se delimitou o campo da dança na referida cidade, identificando quais são as escolas especializadas, instituições de ensino, instituições filantrópicas, projetos sociais e grupos independentes que o constitui, bem como, verificou-se quais são as modalidades praticadas nos diferentes grupos e as faixas etárias que os mesmos atendem. A partir de um recorte específico procurou-se descrever os tipos de capitais que influenciam os agentes sociais para a prática da dança e para a escolha de diferentes modalidades, relatando os sentidos e significados que os dançarinos, como agentes sociais, atribuem à dança e discutindo o efeito da dança na incorporação de disposições e na formação do habitus dos indivíduos. Como referencial teórico-metodológico elegeu-se a teoria sociológica de Pierre Bourdieu enfatizando-se a utilização instrumental de alguns de seus conceitos tais como habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, capital simbólico e campo que se mostraram eficazes nesta análise sociológica. A amostra constituiu-se de sessenta e oito indivíduos entre doze e dezessete anos. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A investigação revelou que a constituição das disposições artísticas para a dança e a escolha das modalidades, observadas as diferenças entre os grupos, são influenciadas pelo capital cultural, em suas três formas (incorporado, institucionalizado e objetivado), mobilizado pela família, pela mídia, pela escola, pelas práticas culturais além da dança, pela frequentação de programas culturais e pelo consumo cultural. Revelou-se ainda a influência do capital econômico por meio de investimentos financeiros e do capital social pela companhia dos amigos e dos professores nos programas culturais e a influência dos mesmos na escolha da escola de dança e em alguns casos da modalidade praticada. A influência do capital simbólico ficou evidenciada pela distinção que os diferentes grupos representam aos seus praticantes. Os resultados apontaram que os agentes enfrentam algumas dificuldades para a manutenção da prática, porém, incorporam por meio da dança novas disposições que os levam a se organizar e mobilizar esforços, inclusive de seus familiares, para manterem-se como praticantes e como apreciadores. Em relação aos sentidos e significados que os agentes atribuem à dança, todos os entrevistados atrelam a sua prática ao prazer, ao considerar que o “gostar de dançar” está ligado à sua performance como dançarinos, apontando a atividade como forma de expressão artística e de expressão humana. Entretanto, também a consideram como modo de aquisição de conhecimentos, como expressão da sociedade e como atividade de lazer. |
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Silva, Silvana dos SantosMarchi Junior, Wanderley, 1964-Medeiros, Cristina Carta Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física2011-06-17T13:23:19Z2011-06-17T13:23:19Z2011-06-17http://hdl.handle.net/1884/25754Resumo: O presente estudo consiste em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo objetivo foi investigar quais disposições e capitais influenciam adolescentes para a prática da dança na cidade de Toledo – PR. Para tanto se delimitou o campo da dança na referida cidade, identificando quais são as escolas especializadas, instituições de ensino, instituições filantrópicas, projetos sociais e grupos independentes que o constitui, bem como, verificou-se quais são as modalidades praticadas nos diferentes grupos e as faixas etárias que os mesmos atendem. A partir de um recorte específico procurou-se descrever os tipos de capitais que influenciam os agentes sociais para a prática da dança e para a escolha de diferentes modalidades, relatando os sentidos e significados que os dançarinos, como agentes sociais, atribuem à dança e discutindo o efeito da dança na incorporação de disposições e na formação do habitus dos indivíduos. Como referencial teórico-metodológico elegeu-se a teoria sociológica de Pierre Bourdieu enfatizando-se a utilização instrumental de alguns de seus conceitos tais como habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, capital simbólico e campo que se mostraram eficazes nesta análise sociológica. A amostra constituiu-se de sessenta e oito indivíduos entre doze e dezessete anos. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A investigação revelou que a constituição das disposições artísticas para a dança e a escolha das modalidades, observadas as diferenças entre os grupos, são influenciadas pelo capital cultural, em suas três formas (incorporado, institucionalizado e objetivado), mobilizado pela família, pela mídia, pela escola, pelas práticas culturais além da dança, pela frequentação de programas culturais e pelo consumo cultural. Revelou-se ainda a influência do capital econômico por meio de investimentos financeiros e do capital social pela companhia dos amigos e dos professores nos programas culturais e a influência dos mesmos na escolha da escola de dança e em alguns casos da modalidade praticada. A influência do capital simbólico ficou evidenciada pela distinção que os diferentes grupos representam aos seus praticantes. Os resultados apontaram que os agentes enfrentam algumas dificuldades para a manutenção da prática, porém, incorporam por meio da dança novas disposições que os levam a se organizar e mobilizar esforços, inclusive de seus familiares, para manterem-se como praticantes e como apreciadores. Em relação aos sentidos e significados que os agentes atribuem à dança, todos os entrevistados atrelam a sua prática ao prazer, ao considerar que o “gostar de dançar” está ligado à sua performance como dançarinos, apontando a atividade como forma de expressão artística e de expressão humana. Entretanto, também a consideram como modo de aquisição de conhecimentos, como expressão da sociedade e como atividade de lazer.application/pdfTesesDança aerobicaHabitus e práticas da dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHABITUS E PRATICAS DA DANCA uma analise sociologica dos fato.pdfapplication/pdf2401877https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25754/1/HABITUS%20E%20PRATICAS%20DA%20DANCA%20uma%20analise%20sociologica%20dos%20fato.pdf4d1f2aa6c72d388ba101f7b3d09f4c20MD51open accessTEXTHABITUS E PRATICAS DA DANCA uma analise sociologica dos fato.pdf.txtHABITUS E PRATICAS DA DANCA uma analise sociologica dos fato.pdf.txtExtracted Texttext/plain302330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25754/2/HABITUS%20E%20PRATICAS%20DA%20DANCA%20uma%20analise%20sociologica%20dos%20fato.pdf.txtcb0069dd4d7fb807650f73a8e5d48cf5MD52open accessTHUMBNAILHABITUS E PRATICAS DA DANCA uma analise sociologica dos fato.pdf.jpgHABITUS E PRATICAS DA DANCA uma analise sociologica dos fato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1605https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25754/3/HABITUS%20E%20PRATICAS%20DA%20DANCA%20uma%20analise%20sociologica%20dos%20fato.pdf.jpgc4638041db62823062e4fd5a73fe5d21MD53open access1884/257542016-04-07 03:54:39.503open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25754Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T06:54:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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