Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pâmela Cadima Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H
Resumo: A Psicologia Histórico-Cultural está associada fundamentalmente aos nomes L. S. Vygostky (1896-1934), A. N. Leontiev (1903-1977) e Luria (1902-1977), autores que ofereceram importantes contribuições nas áreas da Linguística, Psicologia, Pedagogia e Neurologia. As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas. A pesquisa aqui proposta é de cunho teórico-analítico e conceitual, abordando os principais pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Neuropsicologia Luriana. Este trabalho tece correlações e análises que possibilitam o desvelamento das contribuições que a perspectiva teórica aqui abordada ofereceu para a prática clínica em neuropsicologia, principalmente no que tange à concepção de métodos de diagnóstico. Este estudo analisa, portanto, as principais contribuições da escola de Luria aos estudos de desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico, tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural, abordagem criativa e abrangente que ainda estimula o desenvolvimento da neuropsicologia na Rússia e em todo o mundo.
id UFMG_3e49884f0456d1214670cbb66015776a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICBB-BDAU5H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ramon Moreira CosenzaAntonio JaegerRenato Tocantins SampaioPâmela Cadima Coelho2019-08-13T10:35:23Z2019-08-13T10:35:23Z2018-04-13http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5HA Psicologia Histórico-Cultural está associada fundamentalmente aos nomes L. S. Vygostky (1896-1934), A. N. Leontiev (1903-1977) e Luria (1902-1977), autores que ofereceram importantes contribuições nas áreas da Linguística, Psicologia, Pedagogia e Neurologia. As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas. A pesquisa aqui proposta é de cunho teórico-analítico e conceitual, abordando os principais pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Neuropsicologia Luriana. Este trabalho tece correlações e análises que possibilitam o desvelamento das contribuições que a perspectiva teórica aqui abordada ofereceu para a prática clínica em neuropsicologia, principalmente no que tange à concepção de métodos de diagnóstico. Este estudo analisa, portanto, as principais contribuições da escola de Luria aos estudos de desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico, tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural, abordagem criativa e abrangente que ainda estimula o desenvolvimento da neuropsicologia na Rússia e em todo o mundo.The Historical-Cultural Psychology is associated mainly to the names L. S. Vygostky (1896-1934), A. Leontiev (1903-1977) and Luria (1902-1977), authors who offered important contributions in the areas of Linguistics, Psychology, Pedagogy and Neurology. The main scientific achievements of A.R. Luria are in the broad area of neuropsychology, with important contributions to the study of brain damage in adults. His studies on perception and memory loss are known around the world, being a reference for many neurolinguists. The research proposed here is theoretical-analytical and conceptual, addressing the main assumptions of Historical-Cultural Psychology and Lurian Neuropsychology. This work has correlations and analyzes that make it possible to unveil the contributions that the theoretical perspective presented here offered to the clinical practice in neuropsychology, especially regarding the conception of diagnostic methods. This study therefore analyzes the main contributions of the Luria School to the development of neuropsychological diagnosis, based on the theoretical-methodological assumptions based on Historical-Cultural Psychology, a creative and comprehensive approach that still stimulates the development of neuropsychology in Russia and around the world.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasNeuropsicologiaDiagnósticoLuriaContribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdfapplication/pdf896888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BDAU5H/1/tcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdfafe34bc79892e7d323e72b6a8acb8f37MD51TEXTtcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf.txttcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf.txtExtracted texttext/plain135873https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BDAU5H/2/tcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf.txt1bcc81e0a3313e4d4b41f7555f7648d8MD521843/ICBB-BDAU5H2019-11-14 22:39:12.123oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICBB-BDAU5HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:39:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
title Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
spellingShingle Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
Pâmela Cadima Coelho
Neuropsicologia
Diagnóstico
Luria
Neurociências
title_short Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
title_full Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
title_fullStr Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
title_full_unstemmed Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
title_sort Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
author Pâmela Cadima Coelho
author_facet Pâmela Cadima Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramon Moreira Cosenza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Jaeger
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renato Tocantins Sampaio
dc.contributor.author.fl_str_mv Pâmela Cadima Coelho
contributor_str_mv Ramon Moreira Cosenza
Antonio Jaeger
Renato Tocantins Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Diagnóstico
Luria
topic Neuropsicologia
Diagnóstico
Luria
Neurociências
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Neurociências
description A Psicologia Histórico-Cultural está associada fundamentalmente aos nomes L. S. Vygostky (1896-1934), A. N. Leontiev (1903-1977) e Luria (1902-1977), autores que ofereceram importantes contribuições nas áreas da Linguística, Psicologia, Pedagogia e Neurologia. As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas. A pesquisa aqui proposta é de cunho teórico-analítico e conceitual, abordando os principais pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Neuropsicologia Luriana. Este trabalho tece correlações e análises que possibilitam o desvelamento das contribuições que a perspectiva teórica aqui abordada ofereceu para a prática clínica em neuropsicologia, principalmente no que tange à concepção de métodos de diagnóstico. Este estudo analisa, portanto, as principais contribuições da escola de Luria aos estudos de desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico, tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural, abordagem criativa e abrangente que ainda estimula o desenvolvimento da neuropsicologia na Rússia e em todo o mundo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H
url http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BDAU5H/1/tcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BDAU5H/2/tcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv afe34bc79892e7d323e72b6a8acb8f37
1bcc81e0a3313e4d4b41f7555f7648d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970947121086464