Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/70655 |
Resumo: | Based on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter. |
id |
UFMG_3e54625bdc72f7fc0d1ed0b7c872ff5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/70655 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebolBeyond 105 minutes: formation, learnings and sociabilities in an organized soccer crowdLazerfutebolCurrículos CulturaisPedagogias CulturaisLazerFutebolEsportes - torcedoresBased on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter.Orientado pelas teorias pós-crítica do currículo, esse estudo objetiva compreender as torcidas organizadas como espaços formativos, que atuam na constituição de sujeitos torcedores. Trabalhando com um grupo chamado Movimento 105 Minutos, focalizamos as pedagogias presentes nas interações de seus membros, tomando-as como integrantes de um currículo cultural. Para tanto, foram feitas uma pesquisa bibliográfica, observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Na produção dos dados, utilizamos a teoria do discurso de Michel Foucault. Como resultados, notamos um currículo que busca formar torcedores caracterizados pelo amor, apoio e fidelidade incondicional ao clube, aspectos manifestados tanto em falas, quanto em ações. Nesse sentido, os sujeitos adotam posturas ritualizadas, valendo-se de elementos materiais e simbólicos, a fim de formar uma identidade de grupo e transmitir seus modos de torcer.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICAUFMG2024-07-15T21:30:47Z2024-07-15T21:30:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.35699/2447-6218.2022.416861981-3171http://hdl.handle.net/1843/70655porLICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do LazerMauro Lúcio Maciel JuniorHélder Ferreira Isayamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-15T21:44:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-15T21:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol Beyond 105 minutes: formation, learnings and sociabilities in an organized soccer crowd |
title |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
spellingShingle |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol Mauro Lúcio Maciel Junior Lazer futebol Currículos Culturais Pedagogias Culturais Lazer Futebol Esportes - torcedores |
title_short |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
title_full |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
title_fullStr |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
title_full_unstemmed |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
title_sort |
Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol |
author |
Mauro Lúcio Maciel Junior |
author_facet |
Mauro Lúcio Maciel Junior Hélder Ferreira Isayama |
author_role |
author |
author2 |
Hélder Ferreira Isayama |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauro Lúcio Maciel Junior Hélder Ferreira Isayama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazer futebol Currículos Culturais Pedagogias Culturais Lazer Futebol Esportes - torcedores |
topic |
Lazer futebol Currículos Culturais Pedagogias Culturais Lazer Futebol Esportes - torcedores |
description |
Based on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-07-15T21:30:47Z 2024-07-15T21:30:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.35699/2447-6218.2022.41686 1981-3171 http://hdl.handle.net/1843/70655 |
identifier_str_mv |
10.35699/2447-6218.2022.41686 1981-3171 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/70655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248162244001792 |