Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro Lúcio Maciel Junior
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hélder Ferreira Isayama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/70655
Resumo: Based on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter.
id UFMG_3e54625bdc72f7fc0d1ed0b7c872ff5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/70655
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebolBeyond 105 minutes: formation, learnings and sociabilities in an organized soccer crowdLazerfutebolCurrículos CulturaisPedagogias CulturaisLazerFutebolEsportes - torcedoresBased on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter.Orientado pelas teorias pós-crítica do currículo, esse estudo objetiva compreender as torcidas organizadas como espaços formativos, que atuam na constituição de sujeitos torcedores. Trabalhando com um grupo chamado Movimento 105 Minutos, focalizamos as pedagogias presentes nas interações de seus membros, tomando-as como integrantes de um currículo cultural. Para tanto, foram feitas uma pesquisa bibliográfica, observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Na produção dos dados, utilizamos a teoria do discurso de Michel Foucault. Como resultados, notamos um currículo que busca formar torcedores caracterizados pelo amor, apoio e fidelidade incondicional ao clube, aspectos manifestados tanto em falas, quanto em ações. Nesse sentido, os sujeitos adotam posturas ritualizadas, valendo-se de elementos materiais e simbólicos, a fim de formar uma identidade de grupo e transmitir seus modos de torcer.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICAUFMG2024-07-15T21:30:47Z2024-07-15T21:30:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.35699/2447-6218.2022.416861981-3171http://hdl.handle.net/1843/70655porLICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do LazerMauro Lúcio Maciel JuniorHélder Ferreira Isayamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-15T21:44:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-15T21:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
Beyond 105 minutes: formation, learnings and sociabilities in an organized soccer crowd
title Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
spellingShingle Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
Mauro Lúcio Maciel Junior
Lazer
futebol
Currículos Culturais
Pedagogias Culturais
Lazer
Futebol
Esportes - torcedores
title_short Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
title_full Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
title_fullStr Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
title_full_unstemmed Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
title_sort Além dos 105 minutos: aprendizados e sociabilidades em uma torcida organizada de futebol
author Mauro Lúcio Maciel Junior
author_facet Mauro Lúcio Maciel Junior
Hélder Ferreira Isayama
author_role author
author2 Hélder Ferreira Isayama
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro Lúcio Maciel Junior
Hélder Ferreira Isayama
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
futebol
Currículos Culturais
Pedagogias Culturais
Lazer
Futebol
Esportes - torcedores
topic Lazer
futebol
Currículos Culturais
Pedagogias Culturais
Lazer
Futebol
Esportes - torcedores
description Based on the post-critical perspective of curricular studies, this work aims to understand organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas as formative spaces. Directly working with a group called Movimento 105 Minutos, we focus on the pedagogies in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum. To do it, we combine bibliographical research, participant observations and semi-strutured interviews. To produce data, we approach concepts related to Michel Foucault ́s discourse theory. As results, we see a curriculum trying to form fans characterized by love, support and unconditional fidelity to the club, aspects manifested both in speeches and in actions. To approach these ideas, fans adopt a ritualized stance of supporting, using material and simbolic elements to form a group identity and share a mode of be a supporter.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-07-15T21:30:47Z
2024-07-15T21:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.35699/2447-6218.2022.41686
1981-3171
http://hdl.handle.net/1843/70655
identifier_str_mv 10.35699/2447-6218.2022.41686
1981-3171
url http://hdl.handle.net/1843/70655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248162244001792