O Ensino-Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) no Espaço Dentro-Fora da Lei de uma Unidade Socioeducativa para Adolescentes infratores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdeni da Silva Reis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8N7HPF
Resumo: Esta pesquisa investiga o modo como os sentidos são arrolados no ensino e na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) em uma Unidade Socioeducativa para menores em conflito com a LEI da cidade de Belo Horizonte, MG. Após cometer uma infração grave ou gravíssima, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o adolescente seja submetido às medidas socioeducativas que podem incluir a internação do menor. Durante o tempo de internação, os alunos devem ter acesso à mesma grade curricular das escolas regulares do estado de Minas Gerais. Deste modo, os adolescentes internos têm acesso a aulas de ILE, juntamente com as aulas de outras disciplinas curriculares do ensino fundamental e do médio. Descrevemos e analisamos quais e como são as ações dentro do (não) ensino e da (não) aprendizagem do ILE nesse espaço. O estudo explora a noção de memória relacionada à noção de espaço como ponto central para compreender como ILE é nomeado nesse contexto. A investigação objetiva, portanto, compreender como são estabelecidos e negociados, entre a professora e os alunos, o espaço institucional ou físico e o espaço discursivo na constituição do ensino e da aprendizagem do ILE. Dentre as gravações feitas em áudio na sala de aulas de inglês, analisamos uma aula apresentando uma detalhada descrição do modo como os participantes tomam a palavra, constituindo sua posição discursiva e revelando os diversos entrelaçamentos das relações. A partir da gravação em áudio e da transcrição da aula, foi estabelecido um minucioso mapa estrutural das tomadas de posição dos envolvidos. Os temas emergentes na análise da aula são confrontados com os diários e com as entrevistas coletados para a pesquisa. Utilizamos teorias do discurso como metodologia de análise, sendo que a formação do corpus e o tratamento dos fatos linguísticos estão ancorados nos princípios etnográficos de pesquisa. Mais especificamente, o estudo se constitui como uma perspectiva discursiva comprometida com a noção de subjetividade psicanalítica. A análise aponta a constituição de um espaço confuso advindo do entrelaçamento entre os significantes educacional e prisional, mas, também, do modo com que os participantes assumem ou não suas posições enunciativas nesse espaço discursivo. Além disso, constatamos que o espaço confuso é também delimitado por meio do efeito de suspensão, a partir do qual o momento presente do ensino e da aprendizagem do ILE mostra-se suspenso ou até mesmo estagnado através da incansável repetição de um dado conteúdo linguístico. O efeito de suspensão se dá também por meio de retomadas de discursos sobre o que acontece(u) aos alunos em outro lugar, em outro tempo jogado em cena pelo trabalho da memória que aí circula.
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Descrevemos e analisamos quais e como são as ações dentro do (não) ensino e da (não) aprendizagem do ILE nesse espaço. O estudo explora a noção de memória relacionada à noção de espaço como ponto central para compreender como ILE é nomeado nesse contexto. A investigação objetiva, portanto, compreender como são estabelecidos e negociados, entre a professora e os alunos, o espaço institucional ou físico e o espaço discursivo na constituição do ensino e da aprendizagem do ILE. Dentre as gravações feitas em áudio na sala de aulas de inglês, analisamos uma aula apresentando uma detalhada descrição do modo como os participantes tomam a palavra, constituindo sua posição discursiva e revelando os diversos entrelaçamentos das relações. A partir da gravação em áudio e da transcrição da aula, foi estabelecido um minucioso mapa estrutural das tomadas de posição dos envolvidos. Os temas emergentes na análise da aula são confrontados com os diários e com as entrevistas coletados para a pesquisa. Utilizamos teorias do discurso como metodologia de análise, sendo que a formação do corpus e o tratamento dos fatos linguísticos estão ancorados nos princípios etnográficos de pesquisa. Mais especificamente, o estudo se constitui como uma perspectiva discursiva comprometida com a noção de subjetividade psicanalítica. A análise aponta a constituição de um espaço confuso advindo do entrelaçamento entre os significantes educacional e prisional, mas, também, do modo com que os participantes assumem ou não suas posições enunciativas nesse espaço discursivo. Além disso, constatamos que o espaço confuso é também delimitado por meio do efeito de suspensão, a partir do qual o momento presente do ensino e da aprendizagem do ILE mostra-se suspenso ou até mesmo estagnado através da incansável repetição de um dado conteúdo linguístico. O efeito de suspensão se dá também por meio de retomadas de discursos sobre o que acontece(u) aos alunos em outro lugar, em outro tempo jogado em cena pelo trabalho da memória que aí circula.This research investigates the way students within a Juvenile Detention Center in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, experienced the teaching and learning of English as a Foreign Language (EFL). If a youth under 18 violates some of the Brazilian laws, the Statute of the Child and the Adolescent (ECA) establishes that he or she may be sent to a Juvenile Socio- Educational Center. In this center, the adolescents have regular junior and high school classes which are expected to consist of the regular curriculum taught in all the public schools of the state of Minas Gerais. Therefore, the English language is included as a mandatory subject to be taught at the Center. This study describes and analyzes the nature of the actions involved in the (non) teaching and (non) learning of EFL within this space. The investigation explores the notion of memory related to the notion of space as a central point to the understanding of the practice named as teaching-learning English in this context. It also shows how the institutional/physical space and the discursive space are established and negotiated by the teacher and students involved in this practice. In order to do so, one lesson is analyzed to show the way the participants take the word to build the physical and discursive space as their relationship in the teaching-learning of English. The lesson was audio-recorded and transcribed, additionally, and a structural map was designed. A triangulation of the data was developed by relating the themes found from the analysis of the lesson to the themes foundfrom the journals and interviews, also gathered during the data collection. The study is conducted by the French Discourse Analysis methodology which relies specifically on a psychoanalytical notion of subjectivity, and the corpus is composed of audio-recorded lessons, the students journal writings and interviews collected within ethnographic procedures. The analysis points to a constitution of a confused space formed by the way the educational and the incarcerated settings are confronted by the (participants) memory. It is also formed by the way the teacher and students assume or deny their discursive positions. Besides, it is noticed that the confused space is also established by the effect of suspension,from which the current moment of teaching and learning EFL seems to be in suspense or even stagnant by the repetition of some linguistic content. The effect of suspension is also constituted by the allusion to some events in the past and to external spaces that influence thespace where the participants are currently acting. Therefore, the way the participants build their discourse in this particular setting suggests the existence of a space in which the actions are suspended or dependent on what happens and/or has happened somewhere else brought tothe current moment by the work of memory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaPrisões BrasilAmbiente de sala de aulaAprendizagemCrianças socialmente desajustadas Brasil EducaçãoEducação do adolescenteDelinquência juvenil BrasilLíngua inglesa Métodos de ensinoMenores Educação BrasilLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosEducação e crimeAquisição da segunda linguagemMenores Estatuto legal, leis, etc BrasilEnsino-Aprendizagem de ILE Menores em Conflito com a LEI EspaçoDiscurso da Sala de Aula Memória Efeito de SuspensãoO Ensino-Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) no Espaço Dentro-Fora da Lei de uma Unidade Socioeducativa para Adolescentes infratoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1112d.pdfapplication/pdf3085960https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8N7HPF/1/1112d.pdf5f0663360e54dd33d1438efacc71b2dcMD51TEXT1112d.pdf.txt1112d.pdf.txtExtracted texttext/plain630919https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8N7HPF/2/1112d.pdf.txt82e433a943dd469d2db2f2a6b0506437MD521843/DAJR-8N7HPF2019-11-14 19:25:01.496oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-8N7HPFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:25:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Valdeni da Silva Reis
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Ambiente de sala de aula
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