O Cariri e os processos de valorização da sua cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otília Aparecida Silva Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBYGER
Resumo: Este trabalho analisa as estratégias e os discursos produzidos pelo Estado, centros culturais, academias e intelectuais, no sentido de identificar a região do Cariri cearense (especialmente as cidades de Crato e Juazeiro do Norte) como 'o espaço privilegiado das manifestações da cultura popular' no Ceará. A ideia de realizá-lo surgiu da necessidade de investigar os motivos que propiciaram o surgimento de um sentimento de valorização das manifestações populares dessas cidades por parte do Estado e de algumas instituições, a partir do ano 2003 período em que um grande número de pesquisadores, artistas, empresários, instituições financeiras e governos (estadual, municipal e federal), passaram a destinar uma atenção especial a esse segmento da cultura na região do Cariri. Para o seu desenvolvimento, o vasto campo das manifestações populares é delimitado e prioriza a arte popular como objeto de investigação que é compreendida aqui como os trabalhos artísticos realizados pelo povo no campo das artes plásticas. A pesquisa identifica, portanto, quais os processos desencadeadores da valorização do popular no Cariri, analisando as relações de poder submersas nos discursos, nas imagens e nas ações políticas engendradas para direcionar a forma de apreensão das manifestações culturais e reafirmar a importância delas em detrimento de outras expressões culturais, políticas e artísticas da Região.
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