O Cariri e os processos de valorização da sua cultura popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBYGER |
Resumo: | Este trabalho analisa as estratégias e os discursos produzidos pelo Estado, centros culturais, academias e intelectuais, no sentido de identificar a região do Cariri cearense (especialmente as cidades de Crato e Juazeiro do Norte) como 'o espaço privilegiado das manifestações da cultura popular' no Ceará. A ideia de realizá-lo surgiu da necessidade de investigar os motivos que propiciaram o surgimento de um sentimento de valorização das manifestações populares dessas cidades por parte do Estado e de algumas instituições, a partir do ano 2003 período em que um grande número de pesquisadores, artistas, empresários, instituições financeiras e governos (estadual, municipal e federal), passaram a destinar uma atenção especial a esse segmento da cultura na região do Cariri. Para o seu desenvolvimento, o vasto campo das manifestações populares é delimitado e prioriza a arte popular como objeto de investigação que é compreendida aqui como os trabalhos artísticos realizados pelo povo no campo das artes plásticas. A pesquisa identifica, portanto, quais os processos desencadeadores da valorização do popular no Cariri, analisando as relações de poder submersas nos discursos, nas imagens e nas ações políticas engendradas para direcionar a forma de apreensão das manifestações culturais e reafirmar a importância delas em detrimento de outras expressões culturais, políticas e artísticas da Região. |
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Maria Regina Emery QuitesMagali Melleu SehnMagali Melleu SehnOtília Aparecida Silva Souza2019-08-12T14:42:24Z2019-08-12T14:42:24Z2017-08-04http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBYGEREste trabalho analisa as estratégias e os discursos produzidos pelo Estado, centros culturais, academias e intelectuais, no sentido de identificar a região do Cariri cearense (especialmente as cidades de Crato e Juazeiro do Norte) como 'o espaço privilegiado das manifestações da cultura popular' no Ceará. A ideia de realizá-lo surgiu da necessidade de investigar os motivos que propiciaram o surgimento de um sentimento de valorização das manifestações populares dessas cidades por parte do Estado e de algumas instituições, a partir do ano 2003 período em que um grande número de pesquisadores, artistas, empresários, instituições financeiras e governos (estadual, municipal e federal), passaram a destinar uma atenção especial a esse segmento da cultura na região do Cariri. Para o seu desenvolvimento, o vasto campo das manifestações populares é delimitado e prioriza a arte popular como objeto de investigação que é compreendida aqui como os trabalhos artísticos realizados pelo povo no campo das artes plásticas. A pesquisa identifica, portanto, quais os processos desencadeadores da valorização do popular no Cariri, analisando as relações de poder submersas nos discursos, nas imagens e nas ações políticas engendradas para direcionar a forma de apreensão das manifestações culturais e reafirmar a importância delas em detrimento de outras expressões culturais, políticas e artísticas da Região.This work analyzes the strategies and discourses produced by the State, cultural centers, academies and intellectuals, in order to identify the Cariri region of Ceará (especially the cities of Crato and Juazeiro do Norte) as 'the privileged space of manifestations of popular culture' in Ceara. The idea of realizing it arose from the need to investigate the reasons that gave rise to a feeling of appreciation of popular manifestations of these cities by the State and some institutions, from the year 2003 - a period in which a large number of researchers, artists, entrepreneurs, financial institutions and governments (state, municipal and federal), have now given special attention to this segment of culture in the Cariri region. For its development, the vast field of popular manifestations is delimited and prioritizes popular art as an object of investigation which is understood here as 'the artistic works performed by the people in the field of plastic arts'. The research identifies, therefore, which processes trigger the valorization of the popular in Cariri, analyzing the submerged power relations in the discourses, images and political actions engendered to direct the form of apprehension of the cultural manifestations and to reaffirm the importance of them to the detriment of other expressions - cultural, political and artistic of the Region.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte popular CearáCultura popular CearáArtes plásticas CearáCultura popularJuazeiro do NorteCariri cearenseCratoArtesArte popularO Cariri e os processos de valorização da sua cultura popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_cariri_e_os_processos_de_valoriza__o_de_sua_cultura_popular_1.pdfapplication/pdf3115520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BBYGER/1/o_cariri_e_os_processos_de_valoriza__o_de_sua_cultura_popular_1.pdf2d203af29ffdc3ca09a9450382b1bb66MD51TEXTo_cariri_e_os_processos_de_valoriza__o_de_sua_cultura_popular_1.pdf.txto_cariri_e_os_processos_de_valoriza__o_de_sua_cultura_popular_1.pdf.txtExtracted texttext/plain430992https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BBYGER/2/o_cariri_e_os_processos_de_valoriza__o_de_sua_cultura_popular_1.pdf.txt6527b15a85b8b288da5463a0ffb15d2cMD521843/LOMC-BBYGER2019-11-14 18:15:45.244oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BBYGERRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:15:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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