Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulisses Moisés de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49984
https://orcid.org/0000-0003-3043-0354
Resumo: Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade.
id UFMG_3f8257be40d68335516ef51cdd8d2316
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49984
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Amir Brito Cadôrhttp://lattes.cnpq.br/2113943674181774Maria Raquel da Silva StolfMarcelo KraiserFranz Ronney Manata Martinshttp://lattes.cnpq.br/6225314452166122Ulisses Moisés de Carvalho2023-02-14T12:06:55Z2023-02-14T12:06:55Z2022-10-31http://hdl.handle.net/1843/49984https://orcid.org/0000-0003-3043-0354Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade.his dissertation analyzes what is and how the sound materiality occurs in contemporary artistic practices from artworks and artists that use sound references as a raw material (plastic/conceptual) in their procedures and strategies. The research considers the possibilities of sound’s presence into the arts in its tactile and visual aspects. The investigation aims to show up how the sonorous element, used as shapeable resource in the field of visual arts, reveals its materiality in forms of art whose the image of sound can be attested by the observer. Several artworks were evaluated, from those don’t operate with the sound literally - or at least doesn’t working only through audition sense of hearing, but by means of tactiles and visual senses, that just suggesting the sound by an index sonorous’ concept - to those based on referential sound or the silence as materiality itself. Reinforced by distinct theories like the ideas about Matter and Memory by Henri Bergson; about the notion of Material Sound by Michel Chion and George Maciunas; about the simultaneous apprehension of a piece of art contained in Rosalind Krauss’s conception; alongside the Monika Wagner’s reflection on matter, as well the meaning of synecdoche to feel and interpret the materialization of sound in the artistic object. Such as outcome, an authorial artworks production was carried out along the course of this master, and a sound art exhibition was conceived, together of my master’s advisor, from the acceptions investigated in this research to consolidate and confirm the understanding of sound art as a medium which differs of another sound manifestation by your materiality.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESArte sonoraRegistros sonoros e as artesSom - Registro e reproduçãoArte e músicaArte sonoraMaterialidade sonoraPráticas artísticasSinédoqueSound artSound materialityArtistic practicesSynecdocheMaterialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparênciaMateriality of sound in artistic practices: between existence and appearanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfDissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfapplication/pdf5571689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/1/Dissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfe1fad99036db6fe4da74440cffa368a0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/499842023-02-14 09:06:55.946oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-14T12:06:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Materiality of sound in artistic practices: between existence and appearance
title Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
spellingShingle Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
Ulisses Moisés de Carvalho
Arte sonora
Materialidade sonora
Práticas artísticas
Sinédoque
Sound art
Sound materiality
Artistic practices
Synecdoche
Arte sonora
Registros sonoros e as artes
Som - Registro e reprodução
Arte e música
title_short Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
title_full Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
title_fullStr Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
title_full_unstemmed Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
title_sort Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
author Ulisses Moisés de Carvalho
author_facet Ulisses Moisés de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amir Brito Cadôr
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2113943674181774
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Raquel da Silva Stolf
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Kraiser
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Franz Ronney Manata Martins
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6225314452166122
dc.contributor.author.fl_str_mv Ulisses Moisés de Carvalho
contributor_str_mv Amir Brito Cadôr
Maria Raquel da Silva Stolf
Marcelo Kraiser
Franz Ronney Manata Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Arte sonora
Materialidade sonora
Práticas artísticas
Sinédoque
Sound art
Sound materiality
Artistic practices
Synecdoche
topic Arte sonora
Materialidade sonora
Práticas artísticas
Sinédoque
Sound art
Sound materiality
Artistic practices
Synecdoche
Arte sonora
Registros sonoros e as artes
Som - Registro e reprodução
Arte e música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte sonora
Registros sonoros e as artes
Som - Registro e reprodução
Arte e música
description Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T12:06:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-14T12:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49984
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3043-0354
url http://hdl.handle.net/1843/49984
https://orcid.org/0000-0003-3043-0354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/1/Dissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1fad99036db6fe4da74440cffa368a0
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677048439111680