Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49984 https://orcid.org/0000-0003-3043-0354 |
Resumo: | Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade. |
id |
UFMG_3f8257be40d68335516ef51cdd8d2316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49984 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Amir Brito Cadôrhttp://lattes.cnpq.br/2113943674181774Maria Raquel da Silva StolfMarcelo KraiserFranz Ronney Manata Martinshttp://lattes.cnpq.br/6225314452166122Ulisses Moisés de Carvalho2023-02-14T12:06:55Z2023-02-14T12:06:55Z2022-10-31http://hdl.handle.net/1843/49984https://orcid.org/0000-0003-3043-0354Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade.his dissertation analyzes what is and how the sound materiality occurs in contemporary artistic practices from artworks and artists that use sound references as a raw material (plastic/conceptual) in their procedures and strategies. The research considers the possibilities of sound’s presence into the arts in its tactile and visual aspects. The investigation aims to show up how the sonorous element, used as shapeable resource in the field of visual arts, reveals its materiality in forms of art whose the image of sound can be attested by the observer. Several artworks were evaluated, from those don’t operate with the sound literally - or at least doesn’t working only through audition sense of hearing, but by means of tactiles and visual senses, that just suggesting the sound by an index sonorous’ concept - to those based on referential sound or the silence as materiality itself. Reinforced by distinct theories like the ideas about Matter and Memory by Henri Bergson; about the notion of Material Sound by Michel Chion and George Maciunas; about the simultaneous apprehension of a piece of art contained in Rosalind Krauss’s conception; alongside the Monika Wagner’s reflection on matter, as well the meaning of synecdoche to feel and interpret the materialization of sound in the artistic object. Such as outcome, an authorial artworks production was carried out along the course of this master, and a sound art exhibition was conceived, together of my master’s advisor, from the acceptions investigated in this research to consolidate and confirm the understanding of sound art as a medium which differs of another sound manifestation by your materiality.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESArte sonoraRegistros sonoros e as artesSom - Registro e reproduçãoArte e músicaArte sonoraMaterialidade sonoraPráticas artísticasSinédoqueSound artSound materialityArtistic practicesSynecdocheMaterialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparênciaMateriality of sound in artistic practices: between existence and appearanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfDissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfapplication/pdf5571689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/1/Dissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdfe1fad99036db6fe4da74440cffa368a0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/499842023-02-14 09:06:55.946oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-14T12:06:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Materiality of sound in artistic practices: between existence and appearance |
title |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
spellingShingle |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência Ulisses Moisés de Carvalho Arte sonora Materialidade sonora Práticas artísticas Sinédoque Sound art Sound materiality Artistic practices Synecdoche Arte sonora Registros sonoros e as artes Som - Registro e reprodução Arte e música |
title_short |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
title_full |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
title_fullStr |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
title_full_unstemmed |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
title_sort |
Materialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparência |
author |
Ulisses Moisés de Carvalho |
author_facet |
Ulisses Moisés de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amir Brito Cadôr |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2113943674181774 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Raquel da Silva Stolf |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo Kraiser |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Franz Ronney Manata Martins |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6225314452166122 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ulisses Moisés de Carvalho |
contributor_str_mv |
Amir Brito Cadôr Maria Raquel da Silva Stolf Marcelo Kraiser Franz Ronney Manata Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte sonora Materialidade sonora Práticas artísticas Sinédoque Sound art Sound materiality Artistic practices Synecdoche |
topic |
Arte sonora Materialidade sonora Práticas artísticas Sinédoque Sound art Sound materiality Artistic practices Synecdoche Arte sonora Registros sonoros e as artes Som - Registro e reprodução Arte e música |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte sonora Registros sonoros e as artes Som - Registro e reprodução Arte e música |
description |
Esta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T12:06:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-14T12:06:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49984 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3043-0354 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49984 https://orcid.org/0000-0003-3043-0354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/1/Dissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49984/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1fad99036db6fe4da74440cffa368a0 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589552800006144 |