Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurilane Mesquita Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5X
Resumo: Essa pesquisa analisa a configuração histórica da disciplina Filosofia da Educação, no curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), entre os anos de 1968 a 1985. Investiga o processo de desenvolvimento da disciplina a partir de seus programas de ensino e das reformas legais e institucionais vinculadas à história dessa Faculdade e àscircunstâncias sociais e políticas da época. A fundamentação teórica e metodológica articula-se à teoria crítica do currículo de Ivor Goodson e à historiografia política de Rodrigo Patto Sá Motta, além de dialogar com as pesquisas recentemente desenvolvidas no campo da História das Disciplinas. As fontes documentais utilizadas foram programas de ensino, estruturas curriculares, documentos legais e institucionais, em sua maioria, disponíveis no Centro de Pesquisa, Memória eDocumentação (CEDOC/FaE/UFMG). A análise dos parâmetros legais e dos conteúdos programáticos da disciplina possibilitou perceber que sua história se caracteriza, durante as décadas de 60 e 70, principalmente, pela recorrência em suas abordagens conceituais. Houve mudanças tênues, mais influenciadas pelas propostas de reestruturação curricular da década de 80.
id UFMG_3f9d567ea0b892cfa2531c7dbbf7edda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADUM5X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcus Aurelio Taborda de OliveiraLuciano Mendes de Faria FilhoCleide Maria Maciel de MeloAurilane Mesquita Freitas2019-08-12T02:03:27Z2019-08-12T02:03:27Z2016-06-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5XEssa pesquisa analisa a configuração histórica da disciplina Filosofia da Educação, no curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), entre os anos de 1968 a 1985. Investiga o processo de desenvolvimento da disciplina a partir de seus programas de ensino e das reformas legais e institucionais vinculadas à história dessa Faculdade e àscircunstâncias sociais e políticas da época. A fundamentação teórica e metodológica articula-se à teoria crítica do currículo de Ivor Goodson e à historiografia política de Rodrigo Patto Sá Motta, além de dialogar com as pesquisas recentemente desenvolvidas no campo da História das Disciplinas. As fontes documentais utilizadas foram programas de ensino, estruturas curriculares, documentos legais e institucionais, em sua maioria, disponíveis no Centro de Pesquisa, Memória eDocumentação (CEDOC/FaE/UFMG). A análise dos parâmetros legais e dos conteúdos programáticos da disciplina possibilitou perceber que sua história se caracteriza, durante as décadas de 60 e 70, principalmente, pela recorrência em suas abordagens conceituais. Houve mudanças tênues, mais influenciadas pelas propostas de reestruturação curricular da década de 80.This research analyzes the historical setting of Philosophy of Education discipline in the training course of the Faculty of Education of the Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) between the years of 1968 to 1985. It investigates the discipline development process from its educational programs and legal and institutional reforms linked to the history of this institution and the social and political circumstances of the time. The theoretical and methodological foundation articulatesthe critical theory of Ivor Goodson curriculum and the Rodrigo Patto Sá Motta political historiography, besides dialogue with the newly developed research In:the field of history of the Disciplines. The documentary sources used were educational programs, curriculum structures, legal and institutional documents, mostly, available at the Research Center, Memory and Documentation (CEDOC/FaE/UFMG). The analysis of the legal parameters of the program and the course content madepossible to realize that its history is characterized, during the decades of 60 and 70, mainly, by recurrence in their conceptual approaches. There were subtle changes, more influenced by the proposals of curricular restructuring of the 80s.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação HistoriaProfessores Formação HistóriaEducação FilosofiaDitadura e ditadoresFormação deEducaçãoProfessoresHistória da DisciplinaDitadura MilitarFilosofia da EducaçãoFilosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfilsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdfapplication/pdf21047290https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUM5X/1/filsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdfb13afef8cd9113b0346b2c6b1d054603MD51TEXTfilsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdf.txtfilsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdf.txtExtracted texttext/plain403076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUM5X/2/filsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdf.txtd4dcf6ac4d080fe42b28b54974cbc603MD521843/BUBD-ADUM5X2019-11-14 11:53:36.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADUM5XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:53:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
title Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
spellingShingle Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
Aurilane Mesquita Freitas
Formação de
Educação
Professores
História da Disciplina
Ditadura Militar
Filosofia da Educação
Educação Historia
Professores Formação História
Educação Filosofia
Ditadura e ditadores
title_short Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
title_full Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
title_fullStr Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
title_full_unstemmed Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
title_sort Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985]
author Aurilane Mesquita Freitas
author_facet Aurilane Mesquita Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cleide Maria Maciel de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurilane Mesquita Freitas
contributor_str_mv Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Luciano Mendes de Faria Filho
Cleide Maria Maciel de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de
Educação
Professores
História da Disciplina
Ditadura Militar
Filosofia da Educação
topic Formação de
Educação
Professores
História da Disciplina
Ditadura Militar
Filosofia da Educação
Educação Historia
Professores Formação História
Educação Filosofia
Ditadura e ditadores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Historia
Professores Formação História
Educação Filosofia
Ditadura e ditadores
description Essa pesquisa analisa a configuração histórica da disciplina Filosofia da Educação, no curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), entre os anos de 1968 a 1985. Investiga o processo de desenvolvimento da disciplina a partir de seus programas de ensino e das reformas legais e institucionais vinculadas à história dessa Faculdade e àscircunstâncias sociais e políticas da época. A fundamentação teórica e metodológica articula-se à teoria crítica do currículo de Ivor Goodson e à historiografia política de Rodrigo Patto Sá Motta, além de dialogar com as pesquisas recentemente desenvolvidas no campo da História das Disciplinas. As fontes documentais utilizadas foram programas de ensino, estruturas curriculares, documentos legais e institucionais, em sua maioria, disponíveis no Centro de Pesquisa, Memória eDocumentação (CEDOC/FaE/UFMG). A análise dos parâmetros legais e dos conteúdos programáticos da disciplina possibilitou perceber que sua história se caracteriza, durante as décadas de 60 e 70, principalmente, pela recorrência em suas abordagens conceituais. Houve mudanças tênues, mais influenciadas pelas propostas de reestruturação curricular da década de 80.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:03:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5X
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUM5X/1/filsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUM5X/2/filsofia_da_educa__o_uma_hist_ria_da_disc.na_fae_ufmg__1968_85_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b13afef8cd9113b0346b2c6b1d054603
d4dcf6ac4d080fe42b28b54974cbc603
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589556611579904