História e memória de formação de professoras/es do Instituto de Educação do Pará, (1964-1985)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45762 |
Resumo: | O artigo aborda a formação de professoras/es, do Instituto de Educação do Pará – IEP (1964 a 1985). O caminho metodológico valeu-se de registros documentais e orais, pelos quais procurou-se compreender como alunas/os do IEP viveram a formação de professoras/es em tempo de ditadura. A histórias e memórias apontam as marcas da ditadura na educação paraense, apresentando compreensão distintas entre os períodos compreendidos entre 1964 e 1982 e de 1983 a 1985. No primeiro, a história de formação de professoras/es, apresenta aparente adesão e acomodação ao que era consignado ao projeto educacional brasileiro e no segundo, a resistência à ditadura começa a aparecer, ainda que perdurassem as acomodações e adesões. Conclui-se, é um período pouco estudado, no Pará, necessitando de mais investimentos para que essa escrita não seja vã. |
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História e memória de formação de professoras/es do Instituto de Educação do Pará, (1964-1985)Educação. Ditadura militar. Formação de ProfessorasFormação de ProfessoresO artigo aborda a formação de professoras/es, do Instituto de Educação do Pará – IEP (1964 a 1985). O caminho metodológico valeu-se de registros documentais e orais, pelos quais procurou-se compreender como alunas/os do IEP viveram a formação de professoras/es em tempo de ditadura. A histórias e memórias apontam as marcas da ditadura na educação paraense, apresentando compreensão distintas entre os períodos compreendidos entre 1964 e 1982 e de 1983 a 1985. No primeiro, a história de formação de professoras/es, apresenta aparente adesão e acomodação ao que era consignado ao projeto educacional brasileiro e no segundo, a resistência à ditadura começa a aparecer, ainda que perdurassem as acomodações e adesões. Conclui-se, é um período pouco estudado, no Pará, necessitando de mais investimentos para que essa escrita não seja vã.Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4576210.4025/tpe.v22i2.45762Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 163-1812237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45762/pdf_1https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45762/751375148089Aviz do Rosário, Maria JoséCunha, Célioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:33:23Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45762Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.750573Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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