A formação de professores a distância no Sistema UAB: análise de duas experiências em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7GEA |
Resumo: | As políticas públicas para a formação de professores valorizam a educação a distância como estratégia capaz de atender à demanda de um País de dimensões continentais e com realidades diferenciadas. Nessa perspectiva, surge a Universidade Aberta do Brasil com o objetivo de oferecer cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa versa sobre limites e possibilidades do Sistema Universidade Aberta do Brasil para a formação de professores, considerando o papel exercido pelas formas de organização dos polos de apoio presencial de aprendizagem nos municípios e a organização das Universidades nesse processo. Discutiu-se a situação do Sistema Universidade Aberta do Brasil evidenciando a produção intelectual sobre a temática; as políticas de educação a distância, em geral, e desse Sistema, em particular, no interior dessas políticas; a delineação de como a política da Universidade Aberta do Brasil se materializa nas Instituições de Ensino Superior e nos municípios; a infraestrutura dos polos e a organização dos recursos humanos e materiais dos cursos.O estudo empírico foi realizado nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo estudados os polos de apoio presencial dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares, onde foram realizadas entrevistas com coordenadores de cursos, coordenadores de polo e tutores. Também foi aplicado um questionário para os alunos dos cursos estudados. A pesquisa teve caráter qualitativo, envolvendo estudo exploratório e comparativo que permitiu verificaras diferentes formas de implementação dessa política. Os resultados obtidos evidenciaram que a política da Universidade Aberta do Brasil norteia as Universidades e os polos de apoio presencial, enquanto cada instituição e cada polo desenvolvem sua própria forma de trabalho, de acordo com suas necessidades e possibilidades, sendo as Universidades as responsáveis pela organização da oferta e da execução dos cursos. Foram relatados como limites dessa formação e execução dos cursos a falta de encontros presenciais durante os cursos, o acúmulo de tarefas para o tutor quando comparado com o baixo valor da bolsa recebida e fraco acervo das bibliotecas diante da necessidade da formação superior dos professores. A pesquisa também evidenciou que o polo de apoio presencial é mais bem equipado e possui melhor estrutura se a gestão municipal se preocupa com o desenvolvimento do mesmo. Houve evidências de que esses cursos contribuem para mudanças de práticas laborais, melhoria dessas práticas, troca de experiências, acesso a novas possibilidades profissionais e de estudo, além da melhoria da escrita e da leitura dos alunos, que os levam a aprimorar o estudo independente. |
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Maria do Carmo de Lacerda PeixotoJuliana Cordeiro Soares Branco2019-08-13T15:45:34Z2019-08-13T15:45:34Z2014-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7GEAAs políticas públicas para a formação de professores valorizam a educação a distância como estratégia capaz de atender à demanda de um País de dimensões continentais e com realidades diferenciadas. Nessa perspectiva, surge a Universidade Aberta do Brasil com o objetivo de oferecer cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa versa sobre limites e possibilidades do Sistema Universidade Aberta do Brasil para a formação de professores, considerando o papel exercido pelas formas de organização dos polos de apoio presencial de aprendizagem nos municípios e a organização das Universidades nesse processo. Discutiu-se a situação do Sistema Universidade Aberta do Brasil evidenciando a produção intelectual sobre a temática; as políticas de educação a distância, em geral, e desse Sistema, em particular, no interior dessas políticas; a delineação de como a política da Universidade Aberta do Brasil se materializa nas Instituições de Ensino Superior e nos municípios; a infraestrutura dos polos e a organização dos recursos humanos e materiais dos cursos.O estudo empírico foi realizado nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo estudados os polos de apoio presencial dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares, onde foram realizadas entrevistas com coordenadores de cursos, coordenadores de polo e tutores. Também foi aplicado um questionário para os alunos dos cursos estudados. 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Houve evidências de que esses cursos contribuem para mudanças de práticas laborais, melhoria dessas práticas, troca de experiências, acesso a novas possibilidades profissionais e de estudo, além da melhoria da escrita e da leitura dos alunos, que os levam a aprimorar o estudo independente.Public policies concerning training for teachers appraise distance education as an strategy able to meet the educational demands of a country of such continental dimensions and diverse realities as Brazil. Under this perspective arises the Universidade Aberta do Brasil (Brazilian Open University) whose objective is to offer licentiates, initial training and continuing educational courses for teachers within the basic educational system. Thus, this research is about the limits and possibilities within the system UniversidadeAbertado Brasil regarding training for teachers, taking into account the role played by the organizational model of its face-to-face structures in the supporting poles in the participating cities as well as the organizing of the universities involved in this process. Moreover, it discusses the situation of the Open University System of Brazil highlighting its intellectual production on the theme; policies on distance education both in general, and in this specific system; the delineation of how the policies at the Open University of Brazil materializes in higher educational institutions; the infrastructure of the poles as well as its organizing of human resources and course materials. The empirical study was conducted in the undergraduate programs of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and the Federal University of Ouro Preto (UFOP), whose poles are the ones in the cities Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete and Governador Valadares, where interviews with course coordinators, and tutors were performed. A questionnaire was also administered to the students of the analyzed courses. The research was qualitative, and it involved both exploratory and comparative studies which allowed the verification of the different ways of implementing these policies. The results displayed that the Universidade Aberta do Brasils policies guide both the universities as well as the face-to-face supporting poles, nonetheless, each institution and each pole develop its own way of working according to their needs and possibilities, being the universities responsible for organizing the creation and implementation of courses. As a limitation of the creation and implementation of these training courses, it was reported the following problems: (1) there is a lack of face-to-face meetings during the courses, (2) there is an accumulation of tasks on the tutor when compared to the low payment and (3) there are low resources in its libraries. The research also showed that the face-to-face poles are better equipped and has better structure when the municipal management is involved with its development. There was evidence that such courses contribute to changing and improving the working practices, to the exchanging of experiences, and to providing access to new jobs and studying opportunities, in addition to improving the students reading and writing abilities, leading them to a more autonomous studying practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEnsino superior Professores Formação Ensino à distância Formação de professoresEducação a distânciaUniversidade aberta do BrasilA formação de professores a distância no Sistema UAB: análise de duas experiências em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdfapplication/pdf4280703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7GEA/1/tese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdf66fc4a71e49c58ab5af1fb4c8cf32a81MD51TEXTtese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdf.txttese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdf.txtExtracted texttext/plain511115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7GEA/2/tese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdf.txt5e04f62f3b5a5e4ca81086c454725cd0MD521843/BUOS-9N7GEA2019-11-14 14:01:22.561oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7GEARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:01:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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