A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX |
Resumo: | A concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno. |
id |
UFMG_40f270f6c6340415a89bb98e43f444f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGXX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fabiana De Lucca MunaierThatiane MendesGraziela Gonçalves de Miranda2019-08-09T12:23:02Z2019-08-09T12:23:02Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXXA concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografiaArte Estudo e ensinoPercepção visualAprendizagemFotografiaApreciação visualEnsino de Artes VisuaisIdentidade culturalA apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdfapplication/pdf878845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/1/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf437832e36f49b2fe5e70dbbc511a716eMD51TEXTa_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txta_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txtExtracted texttext/plain60786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/2/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txta8b375a37f6ec2148edca1cbdbd36774MD521843/BUBD-A9LGXX2019-11-14 09:02:14.155oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGXXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:02:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
title |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
spellingShingle |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula Graziela Gonçalves de Miranda Aprendizagem Fotografia Apreciação visual Ensino de Artes Visuais Identidade cultural Fotografia Arte Estudo e ensino Percepção visual |
title_short |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
title_full |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
title_fullStr |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
title_sort |
A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
author |
Graziela Gonçalves de Miranda |
author_facet |
Graziela Gonçalves de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fabiana De Lucca Munaier |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thatiane Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graziela Gonçalves de Miranda |
contributor_str_mv |
Fabiana De Lucca Munaier Thatiane Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Fotografia Apreciação visual Ensino de Artes Visuais Identidade cultural |
topic |
Aprendizagem Fotografia Apreciação visual Ensino de Artes Visuais Identidade cultural Fotografia Arte Estudo e ensino Percepção visual |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografia Arte Estudo e ensino Percepção visual |
description |
A concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:23:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:23:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/1/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/2/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
437832e36f49b2fe5e70dbbc511a716e a8b375a37f6ec2148edca1cbdbd36774 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589306492649472 |