A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graziela Gonçalves de Miranda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX
Resumo: A concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno.
id UFMG_40f270f6c6340415a89bb98e43f444f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGXX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabiana De Lucca MunaierThatiane MendesGraziela Gonçalves de Miranda2019-08-09T12:23:02Z2019-08-09T12:23:02Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXXA concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografiaArte Estudo e ensinoPercepção visualAprendizagemFotografiaApreciação visualEnsino de Artes VisuaisIdentidade culturalA apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdfapplication/pdf878845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/1/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf437832e36f49b2fe5e70dbbc511a716eMD51TEXTa_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txta_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txtExtracted texttext/plain60786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/2/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txta8b375a37f6ec2148edca1cbdbd36774MD521843/BUBD-A9LGXX2019-11-14 09:02:14.155oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGXXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:02:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
title A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
spellingShingle A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
Graziela Gonçalves de Miranda
Aprendizagem
Fotografia
Apreciação visual
Ensino de Artes Visuais
Identidade cultural
Fotografia
Arte Estudo e ensino
Percepção visual
title_short A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
title_full A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
title_fullStr A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
title_full_unstemmed A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
title_sort A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula
author Graziela Gonçalves de Miranda
author_facet Graziela Gonçalves de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thatiane Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Graziela Gonçalves de Miranda
contributor_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
Thatiane Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Fotografia
Apreciação visual
Ensino de Artes Visuais
Identidade cultural
topic Aprendizagem
Fotografia
Apreciação visual
Ensino de Artes Visuais
Identidade cultural
Fotografia
Arte Estudo e ensino
Percepção visual
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fotografia
Arte Estudo e ensino
Percepção visual
description A concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:23:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/1/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGXX/2/a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 437832e36f49b2fe5e70dbbc511a716e
a8b375a37f6ec2148edca1cbdbd36774
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589306492649472