Cooperação universidade/empresa na pos-graduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na industria mineira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Celeste Lobo de Vasconcelos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69UQ4S
Resumo: A inovação tecnológica tem sido um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos. A experiência tem mostrado que as empresas mais inovadoras são aquelas que demonstram maior competência para administrar novos conhecimentos incorporando-os aos seus produtos e serviços. Os potenciais parceiros das empresas no desenvolvimento de tecnologia são os institutos de pesquisa, as universidades, os fornecedores e clientes e as outras empresas. Esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de avaliar a cooperação entre universidades e empresas para capacitar recursos humanos na pós-graduação. A avaliação focalizou a cooperação como instrumento de fortalecimento da capacidade de aprendizagem e de inovação das empresas, considerando as contribuições mais recentes sobre a natureza do conhecimento, da inovação, da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Foi analisado o comportamento das empresas participantes do Programa Mineiro de Cooperação Universidade/Empresa para verificar como as empresas estão investindo na inovação e na aprendizagem que são fatores essenciais ao desenvolvimento e à competitividade. Para efeito de análise alguns dos resultados foram agrupados nas três etapas características do processo de gestão do conhecimento, que são: a criação, o compartilhamento e o registro do conhecimento. Alguns indicadores foram comparados aos do Programa CIFRE francês que tem os mesmos objetivos do Programa Mineiro. Pôde-se concluir que o Programa tem contribuído para a superação da fragilidade tecnológica e da ausência de cooperação no sistema de inovação brasileiro pois aumenta a conectividade entre os diversos agentes do sistema de C&T, induz a cooperação como forma de expandir e acelerar o processo de aprendizado conjunto, estimula o setor privado a reforçar as atividades nas áreas de educação, ciência e tecnologia e amplia a participação do estado de Minas Gerais nesses processos. O aumento do investimento na formação de recursos humanos está de acordo com a dinâmica da Sociedade do Conhecimento que requer uma educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo acompanhar as mudanças tecnológicas e, sobretudo, inovar.
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A avaliação focalizou a cooperação como instrumento de fortalecimento da capacidade de aprendizagem e de inovação das empresas, considerando as contribuições mais recentes sobre a natureza do conhecimento, da inovação, da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Foi analisado o comportamento das empresas participantes do Programa Mineiro de Cooperação Universidade/Empresa para verificar como as empresas estão investindo na inovação e na aprendizagem que são fatores essenciais ao desenvolvimento e à competitividade. Para efeito de análise alguns dos resultados foram agrupados nas três etapas características do processo de gestão do conhecimento, que são: a criação, o compartilhamento e o registro do conhecimento. Alguns indicadores foram comparados aos do Programa CIFRE francês que tem os mesmos objetivos do Programa Mineiro. Pôde-se concluir que o Programa tem contribuído para a superação da fragilidade tecnológica e da ausência de cooperação no sistema de inovação brasileiro pois aumenta a conectividade entre os diversos agentes do sistema de C&T, induz a cooperação como forma de expandir e acelerar o processo de aprendizado conjunto, estimula o setor privado a reforçar as atividades nas áreas de educação, ciência e tecnologia e amplia a participação do estado de Minas Gerais nesses processos. O aumento do investimento na formação de recursos humanos está de acordo com a dinâmica da Sociedade do Conhecimento que requer uma educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo acompanhar as mudanças tecnológicas e, sobretudo, inovar.The technological innovation has been one of the principal agents of economical and social changes in the developed countries. The experience has been showing that the most innovative companies are those that demonstrate larger competence to manage and incorporate new knowledge in their products and services. The potential partners of the companies in the technology development are the research institutes, the universities, the suppliers and customers and the other companies. This research was developed with the purpose of evaluating the cooperation between universities and companies to improve the human resources at post-graduation level. The evaluation focalized the cooperation as an instrument to enhance the learning capacity and the innovation in the companies, taking in consideration the most recent contributions on the nature of knowledge, innovation, knowledge management and organizational learning. The behavior of the companies participating in the University/Enterprise Cooperation Program of Minas Gerais was analyzed to verify how these companies are investing in innovation and learning as essential factors for their development and competitiveness. For evaluation purpose some of the results were grouped together in three characteristic stages of the process of knowledge management, that are: the creation, sharing and registration of knowledge. Some indicators were compared to the French CIFRE Program that has the same objectives of the Minas Gerais Program. It could be concluded that this Program has been contributing to overcome the technological fragility and the absence of cooperation in the Brazilian innovation system because it increases the inter-connectivity among the several agents of the Science & Technology system, it induces the cooperation as a way to expand and to accelerate the process of joint learning, stimulates the private sector to strengthen the activities in the education, science and technology areas, and it enlarges the participation of Minas Gerais state in these processes. The increase of the investment in the formation of human resources is in agreement with the dynamics of the Knowledge Society that requests a continuous learning along the life, that allows to the individual to follow the technological changes and, above all, to innovate.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade e industria  Minas GeraisInovações tecnologicasAprendizagem industrialGestão do conhecimentoInovação tecnológicaGestão de conhecimentoCiência da informaçãoAprendizagem industrialCooperação universidade/empresa na pos-graduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na industria mineirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutorado___maria_celeste_reis_lobo_de_vasconcelos.pdfapplication/pdf5585045https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69UQ4S/1/doutorado___maria_celeste_reis_lobo_de_vasconcelos.pdfa8e58d1bb89ac431e1b3db388b3bae9eMD51TEXTdoutorado___maria_celeste_reis_lobo_de_vasconcelos.pdf.txtdoutorado___maria_celeste_reis_lobo_de_vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain473962https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69UQ4S/2/doutorado___maria_celeste_reis_lobo_de_vasconcelos.pdf.txt186bcbf4cd6722ecbfe5281d8c1ebab7MD521843/LHLS-69UQ4S2019-11-15 03:27:12.308oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69UQ4SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T06:27:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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