Variação linguística presente na produção textual escrita de alunos da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilmair Hubner França Januário
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2LFY
Resumo: A presente monografia faz uma conceituação teórica seguida de análise das variações linguísticas presentes em textos de um determinado espaço geográfico em uma determinada camada social: alunos da Escola Estadual Hermínia Ribeiro de Souza localizada no município de Lajinha - MG.O convívio do aluno da zona rural com membros mais velhos da família, e que estão mais isolados numa determinada comunidade, e até mesmo excluídos das novas tecnologias, determinam e influenciam a comunicação, ocorrendo diferenças no nível léxico, morfológico, semântico, sintático, fonético e estilístico, que acabam por definir os padrões linguísticos utilizados por estes alunos. Alguns passam por uma tensão quando são colocados para se expressar verbalmente em determinados locais em que predomina a linguagem padrão, passam por conflitos, temendo serem criticados. Muitos até consideram que seus pais são burros, que sua comunidade é pobre culturalmente e que eles são incapazes de aprender o dialeto-padrão.Daí a necessidade de realizar este estudo, visto tratar da variação lingüística em sala de aula, onde existem alunos do meio rural é bastante complexa, pois envolve questões de identidade, estigma, discriminação, preconceito, norma, prestígio social entre outros. Abordar este tema é uma contribuição à escola que melhor poderá trabalhar com os alunos evitando cometer erros que muitas vezes provocam evasão escolar.A Pesquisa visa esclarecer que as diferenças na escrita dos alunos da zona rural estão ligadas ao fenômeno da variação linguística, e a escola pode se apropriar do que a sociolinguística propõe, reconhecendo a comunicação dos alunos da zona rural como diferente não como deficiente.Adotamos como referencial teórico os postulados da Sociolinguística, principalmente, os defendidos por Bortoni-Ricardo, Bagno e Cagliari. A metodologia utilizada neste trabalho foram pesquisas bibliográficas, apresentação de textos produzidos por alunos da zona rural e análise da variação lingüística na dimensão geográfica, nos níveis lexical, sintático, morfológico e fonético. Assim foi possível confirmar a variação lingüística na produção escrita de alunos da zona rural da Escola Estadual Hermínia Ribeiro de Souza do município de Lajinha MG.
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