Alocação dos alunos nas escolas: uma abordagem de algoritmos de pareamento para análise do efeito do cadastro escolar de Belo Horizonte na proficiência dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9B3JH2 |
Resumo: | O presente trabalho realiza um estudo sobre o sistema de cadastro escolar de Belo Horizonte, que completa, em 2013, 20 anos desde seu início. O sistema de cadastro é um procedimento de sugestão de matrículas para os alunos do ensino básico moradores de Belo Horizonte requisitantes de uma vaga nas escolas públicas municipais e estaduais da capital. Essa tese se propôs a investigar como o sistema de cadastro aloca os alunos nas escolas e quais os efeitos desta alocação sugerida no aprendizado dos alunos, medido pela proficiência do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB-MG), prova de língua portuguesa. Foram analisados alunos do 5º ano do ensino fundamental matriculados no ano de 2010. Para se alcançar esse objetivo, a tese empregou como marco teórico três principais referências da literatura: a literatura de casamentos de Becker (1991) que foi extrapolada para formação de pares entre alunos e escolas, a literatura de algoritmos de pareamento iniciada por Gale & Shapley (1962) e apresentada em detalhes por Roth & Sotomayor (1990), e a literatura sobre, eficácia escolar, school choice e efeito do território sobre o aprendizado. Com uso do PROEB, Censo Escolar e dados das escolas, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME/PBH) e Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG), estruturou-se um banco de dados georreferenciado de alunos e escolas e obteve-se a distância euclidiana de cada aluno para cada escola presente no banco. O banco final obteve 16.354 alunos e 296 escolas, com diversas informações características do aluno, da escola e do território. Dividido em bairros, grupos de bairros e regiões administrativas. Por meio do banco foi possível obter informações de mobilidade dos estudantes na cidade. Por meio dos algoritmos de pareamento, e com o uso dos parâmetros obtidos na análise exploratória, propôs-se novas alocações para os alunos. Verificou-se quais efeitos essas alocações podem acrescentar à proficiência média. Pelas simulações, os efeitos finais dão conta que o sistema de cadastro acrescentou 10 pontos de proficiência média para a prova de português. Outras simulações sugerem que é possível acrescentar, além dos 10 pontos anteriores, cerca de 9 pontos a mais à proficiência, caso se adote outros tipos de alocações que encurtem ainda mais as distâncias dos alunos até as escolas. |
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Eduardo Luiz Goncalves Rios NetoClodoveu Augusto Davis JuniorSimone WajnmanJose Francisco SoaresReynaldo FernandesDaniel MonteVictor Maia Senna Delgado2019-08-11T00:10:38Z2019-08-11T00:10:38Z2013-07-08http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9B3JH2O presente trabalho realiza um estudo sobre o sistema de cadastro escolar de Belo Horizonte, que completa, em 2013, 20 anos desde seu início. O sistema de cadastro é um procedimento de sugestão de matrículas para os alunos do ensino básico moradores de Belo Horizonte requisitantes de uma vaga nas escolas públicas municipais e estaduais da capital. Essa tese se propôs a investigar como o sistema de cadastro aloca os alunos nas escolas e quais os efeitos desta alocação sugerida no aprendizado dos alunos, medido pela proficiência do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB-MG), prova de língua portuguesa. Foram analisados alunos do 5º ano do ensino fundamental matriculados no ano de 2010. Para se alcançar esse objetivo, a tese empregou como marco teórico três principais referências da literatura: a literatura de casamentos de Becker (1991) que foi extrapolada para formação de pares entre alunos e escolas, a literatura de algoritmos de pareamento iniciada por Gale & Shapley (1962) e apresentada em detalhes por Roth & Sotomayor (1990), e a literatura sobre, eficácia escolar, school choice e efeito do território sobre o aprendizado. Com uso do PROEB, Censo Escolar e dados das escolas, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME/PBH) e Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG), estruturou-se um banco de dados georreferenciado de alunos e escolas e obteve-se a distância euclidiana de cada aluno para cada escola presente no banco. O banco final obteve 16.354 alunos e 296 escolas, com diversas informações características do aluno, da escola e do território. Dividido em bairros, grupos de bairros e regiões administrativas. Por meio do banco foi possível obter informações de mobilidade dos estudantes na cidade. Por meio dos algoritmos de pareamento, e com o uso dos parâmetros obtidos na análise exploratória, propôs-se novas alocações para os alunos. Verificou-se quais efeitos essas alocações podem acrescentar à proficiência média. Pelas simulações, os efeitos finais dão conta que o sistema de cadastro acrescentou 10 pontos de proficiência média para a prova de português. Outras simulações sugerem que é possível acrescentar, além dos 10 pontos anteriores, cerca de 9 pontos a mais à proficiência, caso se adote outros tipos de alocações que encurtem ainda mais as distâncias dos alunos até as escolas.This thesis conducts a study of the school registration system in Belo Horizonte, Brazil, this system completed, in 2013, 20 years since its inception. The system performs a registration procedure and suggests enrollment places for public elementary schools for students living in Belo Horizonte. This thesis aims to investigate how the registration system allocates students in schools and what effects this suggested allocation has on student learning, measured by their proficiency in PROEB-MG (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica), a Portuguese language test for students in the 5th year of the elementary education system, in the term of 2010. To achieve this goal, three main references in the literature were employed: the literature of marriages of Becker (1991), extended to pairing between students and schools, the matching algorithms literature initiated by Gale & Shapley (1962) and presented in detail by Roth & Sotomayor (1990), and the one of school effectiveness, school choice and effect of territory on learning. The data from PROEB, School Census and schools, provided by the Municipal Education (SME/ PBH) and the State Secretariat for Education (SEE/MG) was merged and structured into a georeferenced database of students and schools with Euclidean distance of each student to actual schools. The final database obtained 16,354 students and 296 schools, with several information characteristics of the student, school and location: city districts, groups of districts and administrative regions. This database allowed obtaining information on student mobility and building indicators for students changing districts and regions to study in different places of the capital. Matching algorithms and parameters obtained in the exploratory analysis set out new allocations for students. These effects could be added to the proposed allocations average proficiency. Simulations showed that the final proficiency effects could be increased by 10 points on the average. Other simulations suggest that that it is possible to aggregate more 9 points of proficiency if other types of allocations that further shorten the distances of students to schools are used.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Belo Horizonte (MG)DemografiaAlocação dos alunos nas escolas: uma abordagem de algoritmos de pareamento para análise do efeito do cadastro escolar de Belo Horizonte na proficiência dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_4.0.pdfapplication/pdf6483890https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9B3JH2/1/tese_4.0.pdf79437e7eb5ffd3a17936c0794e3a781cMD51TEXTtese_4.0.pdf.txttese_4.0.pdf.txtExtracted texttext/plain660319https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9B3JH2/2/tese_4.0.pdf.txtd0ec64b9ff8f89e112179201dfc7a9f5MD521843/AMSA-9B3JH22019-11-14 09:00:16.622oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9B3JH2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:00:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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