Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Ana Larissa Adorno Marciotto OliveiraLarissa Santos CiriacoClaudio Marcio do CarmoLivia Miranda de Lima Santos2019-08-14T00:36:28Z2019-08-14T00:36:28Z2017-09-29http://hdl.handle.net/1843/LETR-ATCELTEste trabalho teve como alvo analisar comparativamente duas versões de uma história narrativa bíblica na Língua Portuguesa. Para nossa análise, baseamo-nos nos estudos de Hopper (1979), Reinhart (1984), e Azevedo (1995) sobre os planos discursivos em narrativas. Com o objetivo de perceber a existência de diferenças significativas de seleção de sentenças de Figura e de Fundo narrativo ao comparar duas versões de uma mesma história narrada, seguimos três questionamentos geradores desta pesquisa. Questionou-se se duas versões de uma mesma narrativa preservariam a mesma quantidade de seleção de sentenças, unidades oracionais, de Figura e de Fundo, o que nossa análise demonstrou que proporcionalmente aconteceu. O segundo questionamento visava a averiguar se a seleção de Fundo narrativo entre as versões analisadas seria diferente, e este trabalho demonstrou que, numericamente, não houve diferença significativa entre as traduções. Além disso, uma das versões se apresentou com verbos muito mais diversificados em Tempo e Aspecto verbais do que a outra. Nossa pesquisa também atestou que as sentenças de uma narrativa tendem a ser estruturadas no Modo Realis. O último questionamento deste trabalho considerou se haveria diferença nos níveis de Fundidade, propostos por Silveira (1990), entre as sentenças de Fundo narrativo das duas versões trabalhadas. Novamente, as versões apresentaram diferenças ao ser analisadas. Os estudos deste trabalho comprovam que uma mesma narrativa pode vir a apresentar diferentes estruturações de Fundo narrativo. Também se constatou que a legibilidade textual de uma narrativa parece estar ligada à utilização mais frequente do modo verbal Realis e de sentenças de Fundo em níveis mais profundos, que estão mais voltados em auxiliar a compreensão do leitor sobre a história narrada. Finalmente, os resultados deste trabalho se apresentam em conformidade à Teoria Gestalt de que quanto mais conseguimos diferenciar os planos discursivos, mais conseguimos enxergar a imagem ou a história narrada.This work aimed to comparatively analyze two versions of a biblical narrative story in the Portuguese language. In our analysis, we based on the studies of Hopper (1979), Reinhart (1984), and Azevedo (1995) on Foregrounding and Backgrounding in narratives. In order to perceive the existence of significant differences in the selection of sentences from Narrative Foreground and Narrative Background while comparing two versions of the same narrated story, we followed three questions that inspired this research. It was questioned if two versions of the same narrative would preserve the same amount of sentence selection, clause units, Foreground and Background occurrences, which our analysis revealed that did occur. The second questioning was to determine if the selection of the narrative Backgrounding between the analyzed versions would also be different, and this work demonstrated that, numerically, there was not significative difference between both translations. In addition, one of the versions attested verbs much more diversified in Verb Tense and Aspect than the other. Our research also attested that the sentences of a narrative tend to be structured in Realis Mode. The last questioning of this work had to do with the presence or lack of difference in terms of the levels of Backgrounding, proposed by Silveira (1990) between the sentences of Narrative Background of the two versions accounted. Again, the versions presented differences when analyzed. The analysis of this work prove that the same narrative may encompass different structures of Narrative Background. It was also observed that the textual legibility of a narrative seems to be linked to a more frequent use of the verbal mode Realis and Background clauses in deeper levels, which focus on working as auxiliaries to the reader's comprehension of the story told. Lastly, the results of this paper are in compliance with Gestalt Theory - the more we are able to distinguish discursive plans, the more we observe the picture or story that is being narrated.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEquivalência (Linguística)Funcionalismo (Linguística)Narrativa na BíbliaTraduções Estudo e ensinoLíngua portuguesa Estudo e ensinoBibliaLíngua portuguesa Tempo verbalFigura e FundoTempoPlanos discursivosNarrativaAspecto e Modo verbalUnidades oracionaisPlanos discursivos em texto bíblico: o fundo narrativo nas versões Almeida Revista e Corrigida (ARC) e Nova Versão Internacional (NVI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_l_via_miranda_2017___vers_o_corrigida_final__1_.pdfapplication/pdf2596311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ATCELT/1/disserta__o_l_via_miranda_2017___vers_o_corrigida_final__1_.pdf3cfc714f9a7e5dc7895f3e71e1042552MD51TEXTdisserta__o_l_via_miranda_2017___vers_o_corrigida_final__1_.pdf.txtdisserta__o_l_via_miranda_2017___vers_o_corrigida_final__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain344145https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ATCELT/2/disserta__o_l_via_miranda_2017___vers_o_corrigida_final__1_.pdf.txt37788f5a9dea4de8935e42743289e146MD521843/LETR-ATCELT2019-11-14 16:20:55.03oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ATCELTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:20:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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